Gameficação nos processos de ensino aprendizagem: uma revisão bibliográfica / Gamification in teaching-learning processes for medical students: a bibliographic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Ana Cristina B Kraemer
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vargas, Paula de Vasconcellos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/47017
Resumo: A Gamificação refere-se a uma experiência de aprendizado divertida (playful) não sendo propriamente um jogo, mas o processo para realizar atividades na forma de jogo. Experiências em educação com adultos têm demonstrado que permite o desenvolvimento de competências específicas.  O objetivo foi identificar como esta ferramenta de ensino pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades na aprendizagem experiencial em estudantes de medicina, suas vantagens e dificuldades. Uma revisão sistemática realizada no período de outubro a novembro de 2021 nas bases de dados da Scielo, BVS e Google Acadêmico, usando filtro para artigos de revisões sistemáticas e metanálises a partir de 2017. Os critérios de elegibilidade foram estudos com abordagem de revisões sistemáticas e metanálsies que falassem da gameficação em disciplinas da área médica e na educação médica da graduação. Inicialmente foram encontrados 85 estudos, tendo sido considerados 4 estudos para esta revisão sistemática.Os estudos analisados são unânimes em afirmar que as atividades realizadas na web como jogos ou games tem aceitação positiva por parte dos estudantes e permite desenvolver aprendizagens cognitivas e habilidades motoras. Ressaltam que a maior parte das atividades são realizadas individualmente, como meio de aprendizagem e método avaliativo, sendo considerada a ferramenta de ensino complementar ao ensino tradicional. Esta revisão sistemática sugere a necessidade de estudos que utilizem instrumentos de avaliação padronizados e o uso de jogos em equipe.
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