A dissecação enquanto estratégia de metodologia ativa nos cursos da saúde: Relato de experiências / Dissection as an active methodology strategy in health courses: Report of experiences

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, José Danillo dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Mickael Malaquias de Sousa, Bezerra, Iasmaynne Gennylla Germano, Bandeira, Wigínio Gabriel de Lira, Neto, Antonio Veloso Correia, Paiva, Monique Danyelle Emiliano Batista, Medeiros, Amira Rose Costa, Silva, Anna Ferla Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21235
Resumo: Este trabalho objetiva relatar a experiência de dissecação, como metodologia ativa para aprendizado de Anatomia, realizada por estudantes integrantes de um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), descrevendo suas vantagens e importância na consolidação dos conhecimentos de discentes dos cursos da área de saúde. A técnica foi realizada nos laboratórios de Anatomia do Departamento de Morfologia da UFPB, sendo utilizados cadáveres humanos e instrumental de dissecação. Foram confeccionadas peças de tórax, dorso, abdome, membros superior e inferior. Os extensionistas conseguiram produzir material de qualidade e consolidaram a aprendizagem em Anatomia. Vale ressaltar a importância da dissecação como estratégia de ensino nas Ciências Morfológicas, e no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao profissional de saúde; bem como as limitações para que este método seja aplicado de modo rotineiro aos cursos de graduação em saúde.
id BJRH-0_8693be662db05d4401c476e176c57c94
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21235
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A dissecação enquanto estratégia de metodologia ativa nos cursos da saúde: Relato de experiências / Dissection as an active methodology strategy in health courses: Report of experiencesAnatomiaDissecaçãoMetodologia Ativa.Este trabalho objetiva relatar a experiência de dissecação, como metodologia ativa para aprendizado de Anatomia, realizada por estudantes integrantes de um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), descrevendo suas vantagens e importância na consolidação dos conhecimentos de discentes dos cursos da área de saúde. A técnica foi realizada nos laboratórios de Anatomia do Departamento de Morfologia da UFPB, sendo utilizados cadáveres humanos e instrumental de dissecação. Foram confeccionadas peças de tórax, dorso, abdome, membros superior e inferior. Os extensionistas conseguiram produzir material de qualidade e consolidaram a aprendizagem em Anatomia. Vale ressaltar a importância da dissecação como estratégia de ensino nas Ciências Morfológicas, e no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao profissional de saúde; bem como as limitações para que este método seja aplicado de modo rotineiro aos cursos de graduação em saúde.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2123510.34119/bjhrv3n6-210Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 18110-18124Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 18110-181242595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21235/16931Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, José Danillo dos SantosOliveira, Mickael Malaquias de SousaBezerra, Iasmaynne Gennylla GermanoBandeira, Wigínio Gabriel de LiraNeto, Antonio Veloso CorreiaPaiva, Monique Danyelle Emiliano BatistaMedeiros, Amira Rose CostaSilva, Anna Ferla Monteiro2021-01-08T20:13:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21235Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-01-08T20:13Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dissecação enquanto estratégia de metodologia ativa nos cursos da saúde: Relato de experiências / Dissection as an active methodology strategy in health courses: Report of experiences
title A dissecação enquanto estratégia de metodologia ativa nos cursos da saúde: Relato de experiências / Dissection as an active methodology strategy in health courses: Report of experiences
spellingShingle A dissecação enquanto estratégia de metodologia ativa nos cursos da saúde: Relato de experiências / Dissection as an active methodology strategy in health courses: Report of experiences
Albuquerque, José Danillo dos Santos
Anatomia
Dissecação
Metodologia Ativa.
title_short A dissecação enquanto estratégia de metodologia ativa nos cursos da saúde: Relato de experiências / Dissection as an active methodology strategy in health courses: Report of experiences
title_full A dissecação enquanto estratégia de metodologia ativa nos cursos da saúde: Relato de experiências / Dissection as an active methodology strategy in health courses: Report of experiences
title_fullStr A dissecação enquanto estratégia de metodologia ativa nos cursos da saúde: Relato de experiências / Dissection as an active methodology strategy in health courses: Report of experiences
title_full_unstemmed A dissecação enquanto estratégia de metodologia ativa nos cursos da saúde: Relato de experiências / Dissection as an active methodology strategy in health courses: Report of experiences
title_sort A dissecação enquanto estratégia de metodologia ativa nos cursos da saúde: Relato de experiências / Dissection as an active methodology strategy in health courses: Report of experiences
author Albuquerque, José Danillo dos Santos
author_facet Albuquerque, José Danillo dos Santos
Oliveira, Mickael Malaquias de Sousa
Bezerra, Iasmaynne Gennylla Germano
Bandeira, Wigínio Gabriel de Lira
Neto, Antonio Veloso Correia
Paiva, Monique Danyelle Emiliano Batista
Medeiros, Amira Rose Costa
Silva, Anna Ferla Monteiro
author_role author
author2 Oliveira, Mickael Malaquias de Sousa
Bezerra, Iasmaynne Gennylla Germano
Bandeira, Wigínio Gabriel de Lira
Neto, Antonio Veloso Correia
Paiva, Monique Danyelle Emiliano Batista
Medeiros, Amira Rose Costa
Silva, Anna Ferla Monteiro
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, José Danillo dos Santos
Oliveira, Mickael Malaquias de Sousa
Bezerra, Iasmaynne Gennylla Germano
Bandeira, Wigínio Gabriel de Lira
Neto, Antonio Veloso Correia
Paiva, Monique Danyelle Emiliano Batista
Medeiros, Amira Rose Costa
Silva, Anna Ferla Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia
Dissecação
Metodologia Ativa.
topic Anatomia
Dissecação
Metodologia Ativa.
description Este trabalho objetiva relatar a experiência de dissecação, como metodologia ativa para aprendizado de Anatomia, realizada por estudantes integrantes de um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), descrevendo suas vantagens e importância na consolidação dos conhecimentos de discentes dos cursos da área de saúde. A técnica foi realizada nos laboratórios de Anatomia do Departamento de Morfologia da UFPB, sendo utilizados cadáveres humanos e instrumental de dissecação. Foram confeccionadas peças de tórax, dorso, abdome, membros superior e inferior. Os extensionistas conseguiram produzir material de qualidade e consolidaram a aprendizagem em Anatomia. Vale ressaltar a importância da dissecação como estratégia de ensino nas Ciências Morfológicas, e no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao profissional de saúde; bem como as limitações para que este método seja aplicado de modo rotineiro aos cursos de graduação em saúde.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21235
10.34119/bjhrv3n6-210
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21235
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n6-210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21235/16931
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 18110-18124
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 18110-18124
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240057498697728