A dissecação enquanto estratégia de metodologia ativa nos cursos da saúde: Relato de experiências / Dissection as an active methodology strategy in health courses: Report of experiences
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21235 |
Resumo: | Este trabalho objetiva relatar a experiência de dissecação, como metodologia ativa para aprendizado de Anatomia, realizada por estudantes integrantes de um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), descrevendo suas vantagens e importância na consolidação dos conhecimentos de discentes dos cursos da área de saúde. A técnica foi realizada nos laboratórios de Anatomia do Departamento de Morfologia da UFPB, sendo utilizados cadáveres humanos e instrumental de dissecação. Foram confeccionadas peças de tórax, dorso, abdome, membros superior e inferior. Os extensionistas conseguiram produzir material de qualidade e consolidaram a aprendizagem em Anatomia. Vale ressaltar a importância da dissecação como estratégia de ensino nas Ciências Morfológicas, e no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao profissional de saúde; bem como as limitações para que este método seja aplicado de modo rotineiro aos cursos de graduação em saúde. |
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A dissecação enquanto estratégia de metodologia ativa nos cursos da saúde: Relato de experiências / Dissection as an active methodology strategy in health courses: Report of experiencesAnatomiaDissecaçãoMetodologia Ativa.Este trabalho objetiva relatar a experiência de dissecação, como metodologia ativa para aprendizado de Anatomia, realizada por estudantes integrantes de um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), descrevendo suas vantagens e importância na consolidação dos conhecimentos de discentes dos cursos da área de saúde. A técnica foi realizada nos laboratórios de Anatomia do Departamento de Morfologia da UFPB, sendo utilizados cadáveres humanos e instrumental de dissecação. Foram confeccionadas peças de tórax, dorso, abdome, membros superior e inferior. Os extensionistas conseguiram produzir material de qualidade e consolidaram a aprendizagem em Anatomia. Vale ressaltar a importância da dissecação como estratégia de ensino nas Ciências Morfológicas, e no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao profissional de saúde; bem como as limitações para que este método seja aplicado de modo rotineiro aos cursos de graduação em saúde.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2123510.34119/bjhrv3n6-210Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 6 (2020); 18110-18124Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 6 (2020); 18110-181242595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21235/16931Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, José Danillo dos SantosOliveira, Mickael Malaquias de SousaBezerra, Iasmaynne Gennylla GermanoBandeira, Wigínio Gabriel de LiraNeto, Antonio Veloso CorreiaPaiva, Monique Danyelle Emiliano BatistaMedeiros, Amira Rose CostaSilva, Anna Ferla Monteiro2021-01-08T20:13:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21235Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-01-08T20:13Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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