Tecnologias de informação e comunicação no pré-natal do parceiro: enfoques do cuidado participativo paterno / Information technologies and prenatal communication of the partner: approaches on parental participatory care
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/45379 |
Resumo: | Introdução: O uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), surgem como uma nova possibilidade de aproximar os homens que estão distantes dos níveis de atenção primária. Objetivo: Descrever a aplicabilidade, as repercussões e a relevância do uso de tecnologias de informações e comunicação no pré-natal do parceiro. Método: Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa do tipo integrativo. Realizada busca mediante consulta às bases de dados SCIELO, LILACS e PubMed, utilizando os descritores: Saúde Coletiva, Paternidade, Tecnologia Biomédica e Cuidados pré-natal combinados pelo uso do operador booleano “AND”. Foram incluídos estudos publicados nos últimos 5 anos (2015 a 2020), disponíveis na íntegra em português, inglês e espanhol e excluídos os que se encontravam duplicados. Após seleção e leitura dos documentos obteve-se uma amostra de 18 artigos. Resultados: As tecnologias da informação surgiram como um suporte tanto para a fonte de conhecimento como para o esclarecimento de dúvidas relacionados aos momentos do pré-natal, parto e pós-parto, sendo um precursor na melhora de relacionamento entre cônjuge e progênie. Conclusão: Pode-se observar que a aplicação das TICs prove diversos benefícios, proporcionando uma maior adesão participativa na grande maioria dos estudos. Por se tratar de uma temática de extrema relevância, infere-se que sejam desenvolvidas outras pesquisas dentro da área em questão, bem como que haja um maior investimento para elaboração de novas tecnologias em saúde visando o pré-natal do homem. |
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