Barreras de la inclusión paterna en prenatal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Brenda Sayd Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Correia, Geovanna Santos, Torres, Laura Oliveira, Nunes, Júlia Sousa Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38501
Resumo: O envolvimento paterno no pré-natal é muito importante para as gestantes, o que torna necessário investigar os obstáculos causados pela ausência do parceiro nessa fase. O objetivo do estudo é analisar as dificuldades da inserção paterna no acompanhamento pré-natal, verificando o posicionamento da equipe de saúde, o que leva a essa omissão por parte dos parceiros e a percepção da gestante quanto a essa ausência. Trata-se de uma pesquisa exploratória de finalidade básica, com abordagem qualitativa e quantitativa realizada em 06 unidades de saúde de Vitória da Conquista-Bahia, com duração de 06 meses, no período de agosto a setembro. Os dados qualitativos coletados foram dispostos conforme a análise de dados de Bardin 2016, já os quantitativos, por meio de tabelas realizadas no Excel divididas em dados obtidos. Os resultados do presente estudo relatam a falta de interesse dos pais em comparecer ao pré-natal e como as gestantes estão conformadas com a situação mesmo se sentindo inseguras nesse momento, bem como a falta de incentivo por parte dos profissionais. O presente estudo demonstrou a total falta de interesse tanto dos pais em participar do pré-natal bem como dos profissionais de saúde em incentivá-los nesse momento visto que não possuem preparo e conhecimento suficiente. Apontando a necessidade de novos programas educativos que possam contribuir com a inserção dos pais, promovendo conhecimento e interesse dos mesmos, bem como, proporcionar a qualificação dos profissionais de enfermagem com investimentos na saúde e no conhecimento, ampliando o acesso aos cuidados com a educação permanente e continuada.
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Os dados qualitativos coletados foram dispostos conforme a análise de dados de Bardin 2016, já os quantitativos, por meio de tabelas realizadas no Excel divididas em dados obtidos. Os resultados do presente estudo relatam a falta de interesse dos pais em comparecer ao pré-natal e como as gestantes estão conformadas com a situação mesmo se sentindo inseguras nesse momento, bem como a falta de incentivo por parte dos profissionais. O presente estudo demonstrou a total falta de interesse tanto dos pais em participar do pré-natal bem como dos profissionais de saúde em incentivá-los nesse momento visto que não possuem preparo e conhecimento suficiente. Apontando a necessidade de novos programas educativos que possam contribuir com a inserção dos pais, promovendo conhecimento e interesse dos mesmos, bem como, proporcionar a qualificação dos profissionais de enfermagem com investimentos na saúde e no conhecimento, ampliando o acesso aos cuidados com a educação permanente e continuada.Father involvement in prenatal care is very important for pregnant women, which makes it necessary to investigate the obstacles caused by the absence of a partner at this stage. The objective of the study is to analyze the difficulties of paternal insertion in prenatal care, verifying the positioning of the health team, which leads to this omission on the part of the partners and the perception of the pregnant woman regarding this absence. This is an exploratory research with a basic purpose, with a qualitative and quantitative approach, carried out in 06 health units in Vitória da Conquista-Bahia, lasting 06 months, from August to September. The qualitative data collected were arranged according to the data analysis by Bardin 2016, and the quantitative ones, through tables performed in Excel divided into the data obtained. The results of the present study report the parents' lack of interest in attending prenatal care and how pregnant women are resigned to the situation even though they feel insecure at that moment, as well as the lack of encouragement from professionals. The present study demonstrated the total lack of interest of both parents in participating in prenatal care as well as health professionals in encouraging them at this time, as they do not have sufficient preparation and knowledge. Pointing out the need for new educational programs that can contribute to the insertion of parents, promoting their knowledge and interest, as well as providing the qualification of nursing professionals with investments in health and knowledge, expanding access to care with permanent education and continued.La participación del padre en el prenatal es muy importante para las mujeres embarazadas, lo que hace necesario investigar los obstáculos causados ​​por la ausencia de pareja en esta etapa. El objetivo del estudio es analizar las dificultades de la inserción paterna en el prenatal, verificando la posición del equipo de salud, que conduce a esa omisión por parte de los compañeros y la percepción de la gestante con respecto a esa ausencia. Se trata de una investigación exploratoria con propósito básico, con abordaje cualitativo y cuantitativo, realizada en 06 unidades de salud de Vitória da Conquista-Bahia, con duración de 06 meses, de agosto a septiembre. Los datos cualitativos recolectados fueron ordenados de acuerdo al análisis de datos de Bardin 2016, y los cuantitativos, a través de tablas realizadas en Excel divididas en los datos obtenidos. Los resultados del presente estudio relatan la falta de interés de los padres en acudir al control prenatal y cómo las gestantes se resignan a la situación aunque se sientan inseguras en ese momento, así como la falta de estímulo por parte de los profesionales. El presente estudio demostró el total desinterés tanto de los padres en participar del prenatal como de los profesionales de la salud en incentivarlos en este momento ya que no cuentan con la preparación y conocimientos suficientes. Señalando la necesidad de nuevos programas educativos que puedan contribuir a la inserción de los padres, promoviendo su conocimiento e interés, así como proporcionar la calificación de profesionales de enfermería con inversiones en salud y conocimiento, ampliando el acceso a los cuidados con educación permanente y continuada.Research, Society and Development2022-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3850110.33448/rsd-v11i16.38501Research, Society and Development; Vol. 11 No. 16; e369111638501Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 16; e369111638501Research, Society and Development; v. 11 n. 16; e3691116385012525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/38501/31739Copyright (c) 2022 Brenda Sayd Silva Dutra; Geovanna Santos Correia; Laura Oliveira Torres; Júlia Sousa Santos Nuneshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDutra, Brenda Sayd Silva Correia, Geovanna Santos Torres, Laura Oliveira Nunes, Júlia Sousa Santos 2022-12-18T18:26:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38501Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:52:12.735837Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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