A psicopatia sob o olhar da psicanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvano, Kelly Gomes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Martins, Wendel Expedito Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64156
Resumo: Sabe-se que o termo psicopatia tem origem grega, psique = mente, páthos= doença, e que possui vários conceitos e definições, que tendem a pontuar e definir a personalidade do indivíduo psicopata. Para Freud, os psicopatas apresentam um nível de desenvolvimento cognitivo que os faz agir de forma compensada e parcial e resulta na falta de bons objetos internos. Isso pode estar ligado à promoção da autolimitação e limitação da percepção da realidade.  O presente estudo retrata ser incipiente, por meio dos múltiplos atributos como antissocial, intratável, manipulador, entre outros, acarreta um retrocesso em diversos estudos clínicos dos pesquisadores, resultando em uma incapacidade diante de alguns casos apontados como os mais complexos e contestadores. Contudo, torna-se excepcionalmente importante distinguir a dinâmica das características da personalidade do indivíduo psicopata, a compreensão da psicanálise relacionada a estrutura psíquica do sujeito, para que através de estudos os profissionais estejam mais aptos a desenvolver reabilitação a esses pacientes e tratamentos. Este artigo tem como objetivo analisar as características e formas de comportamento dos chamados psicopatas a partir da visão psicanalítica; identificar traços de personalidade por meio de pesquisas; comportamentos; características específicas presentes no sujeito; sintomas e diagnósticos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem exploratória e qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e estudo de exemplos relacionados ao tema. Considera-se que para a abordagem freudiana não se utiliza o termo Psicopatia, mas sim, Perversão; entende-se, também, que ele pode ser subdividido em vários tipos, pois se trata de um tipo de estruturação subjetiva, relacionada ao desejo e à fantasia.
id BJRH-0_925580ec46db218b6abb4a76a48c4fb3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64156
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A psicopatia sob o olhar da psicanálisepsicopatiapsicanálisetranstorno antissocialcomportamentos psicopataSabe-se que o termo psicopatia tem origem grega, psique = mente, páthos= doença, e que possui vários conceitos e definições, que tendem a pontuar e definir a personalidade do indivíduo psicopata. Para Freud, os psicopatas apresentam um nível de desenvolvimento cognitivo que os faz agir de forma compensada e parcial e resulta na falta de bons objetos internos. Isso pode estar ligado à promoção da autolimitação e limitação da percepção da realidade.  O presente estudo retrata ser incipiente, por meio dos múltiplos atributos como antissocial, intratável, manipulador, entre outros, acarreta um retrocesso em diversos estudos clínicos dos pesquisadores, resultando em uma incapacidade diante de alguns casos apontados como os mais complexos e contestadores. Contudo, torna-se excepcionalmente importante distinguir a dinâmica das características da personalidade do indivíduo psicopata, a compreensão da psicanálise relacionada a estrutura psíquica do sujeito, para que através de estudos os profissionais estejam mais aptos a desenvolver reabilitação a esses pacientes e tratamentos. Este artigo tem como objetivo analisar as características e formas de comportamento dos chamados psicopatas a partir da visão psicanalítica; identificar traços de personalidade por meio de pesquisas; comportamentos; características específicas presentes no sujeito; sintomas e diagnósticos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem exploratória e qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e estudo de exemplos relacionados ao tema. Considera-se que para a abordagem freudiana não se utiliza o termo Psicopatia, mas sim, Perversão; entende-se, também, que ele pode ser subdividido em vários tipos, pois se trata de um tipo de estruturação subjetiva, relacionada ao desejo e à fantasia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6415610.34119/bjhrv6n5-395Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 25572-25588Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 25572-25588Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 25572-255882595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64156/46118Silvano, Kelly GomesMartins, Wendel Expedito Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-23T12:40:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/64156Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-10-23T12:40:43Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A psicopatia sob o olhar da psicanálise
title A psicopatia sob o olhar da psicanálise
spellingShingle A psicopatia sob o olhar da psicanálise
Silvano, Kelly Gomes
psicopatia
psicanálise
transtorno antissocial
comportamentos psicopata
title_short A psicopatia sob o olhar da psicanálise
title_full A psicopatia sob o olhar da psicanálise
title_fullStr A psicopatia sob o olhar da psicanálise
title_full_unstemmed A psicopatia sob o olhar da psicanálise
title_sort A psicopatia sob o olhar da psicanálise
author Silvano, Kelly Gomes
author_facet Silvano, Kelly Gomes
Martins, Wendel Expedito Batista
author_role author
author2 Martins, Wendel Expedito Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvano, Kelly Gomes
Martins, Wendel Expedito Batista
dc.subject.por.fl_str_mv psicopatia
psicanálise
transtorno antissocial
comportamentos psicopata
topic psicopatia
psicanálise
transtorno antissocial
comportamentos psicopata
description Sabe-se que o termo psicopatia tem origem grega, psique = mente, páthos= doença, e que possui vários conceitos e definições, que tendem a pontuar e definir a personalidade do indivíduo psicopata. Para Freud, os psicopatas apresentam um nível de desenvolvimento cognitivo que os faz agir de forma compensada e parcial e resulta na falta de bons objetos internos. Isso pode estar ligado à promoção da autolimitação e limitação da percepção da realidade.  O presente estudo retrata ser incipiente, por meio dos múltiplos atributos como antissocial, intratável, manipulador, entre outros, acarreta um retrocesso em diversos estudos clínicos dos pesquisadores, resultando em uma incapacidade diante de alguns casos apontados como os mais complexos e contestadores. Contudo, torna-se excepcionalmente importante distinguir a dinâmica das características da personalidade do indivíduo psicopata, a compreensão da psicanálise relacionada a estrutura psíquica do sujeito, para que através de estudos os profissionais estejam mais aptos a desenvolver reabilitação a esses pacientes e tratamentos. Este artigo tem como objetivo analisar as características e formas de comportamento dos chamados psicopatas a partir da visão psicanalítica; identificar traços de personalidade por meio de pesquisas; comportamentos; características específicas presentes no sujeito; sintomas e diagnósticos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem exploratória e qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e estudo de exemplos relacionados ao tema. Considera-se que para a abordagem freudiana não se utiliza o termo Psicopatia, mas sim, Perversão; entende-se, também, que ele pode ser subdividido em vários tipos, pois se trata de um tipo de estruturação subjetiva, relacionada ao desejo e à fantasia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64156
10.34119/bjhrv6n5-395
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64156
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n5-395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/64156/46118
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 5 (2023); 25572-25588
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 5 (2023); 25572-25588
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 5 (2023); 25572-25588
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240036677124096