Transtorno Bipolar em crianças: análise de revisões sistemáticas entre 2019- 2023

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves Filho, Luciano Ornelas
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Luísa Dziecinny, Vinhas, Larissa Vital Britto, Dias, Laryssa Roberta Lemos, Cavalcante, Luíza Maria Oliveira, de Oliveira, Gabriele Lima, Silva, Gabriel Henrique Salvatori, Fonseca, Danilo Ibero Mendes, Macaúbas, Maria Shekyná Guedes, Soares, Ester Cleisla dos Anjos, da Mata, Geferson Bruno Feiteiro, Chiari, Beatriz Galassi, Tosti, Lucas Galbiatti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65068
Resumo: O transtorno bipolar em crianças apresenta desafios diagnósticos, sendo crucial considerar fatores genéticos, sintomas inespecíficos e a sobreposição com outras condições psiquiátricas. O diagnóstico precoce e a avaliação neuropsicológica são essenciais para um tratamento adequado, considerando o impacto nas funções executivas e, por conseguinte, no desenvolvimento global da criança. Este estudo teve como objetivo revisar estudos publicados entre 2019 e 2023 sobre transtorno bipolar em crianças para entender descobertas, lacunas e orientações futuras. Nesse sentido, foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura a partir das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), o Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e a Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Com a análise e interpretação qualitativa dos resultados, concluiu-se que o estudo abordando o transtorno bipolar em crianças entre 2019 e 2023 evidencia desafios na identificação e tratamento, com destaque para a falta de critérios diagnósticos claros e lacunas no tratamento farmacológico, especialmente em relação ao uso do lítio. A pesquisa também ressalta a complexidade multifatorial do transtorno, envolvendo fatores genéticos, biológicos e ambientais, indicando a necessidade urgente de avanços na compreensão e manejo dessa condição na infância.
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