Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49700 |
Resumo: | A partir de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia da COVID-19, com elevada gravidade clínica, a síndrome respiratória aguda grave Sars-CoV-2, cuja prevenção envolve medidas de distanciamento social. Diante dessas exigências, as atividades socioeducativas tiveram que se adaptar, os alunos inseridos nesse processo apresentaram novas preocupações. Os objetivos do estudo foram analisar a literatura científica mais atual sobre os impactos da pandemia na saúde mental dos estudantes. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura bibliográfica realizada nas bases de dados PubMed, utilizando os descritores controlados com operador boleano "mental health" and "pandemic"; "mental health" and "COVID-19"; "medical students" and "pandemic"; "medical students" and "COVID-19"; "mental disorders" and "pandemic"; "mental disorders" and "COVID-19"; "depression" and "pandemic"; "depression" and "COVID-19"; "education" and "pandemic"; "education" and "COVID-19"; "education" and "mental health"; "students" and "stress". Paralelamente, realizou-se uma segunda revisão com palavras-chaves isoladas. Os termos utilizados foram: COVID-19; pandemic; mental health; mental disorder; depression; anxiety; stress; education; online; medical students; students; mental disorder; social isolation; online education; e-learning. Foram incluídos artigos de estudos transversais ou longitudinais, publicados entre 2020 e 2021 e que avaliassem a saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Assim, foram selecionados oito artigos, para avaliação, análise crítica e descritiva. Quanto aos resultados, a pandemia tonou-se ambiente ideal para aumentar a incidência de sintomas relacionados a ansiedade, depressão e estresse. No contexto da educação, foram identificadas as taxas de prejuízo educacional e psicossocial, inerentes à necessidade impostas pela pandemia, com incertezas atribuídas à mudança do processo ensino e aprendizado. Diante desse conjunto de informações, nota-se que a pandemia contribui como mais um fator envolvido na formação acadêmica impactando diretamente na saúde mental dos estudantes, contribuindo para o sofrimento psíquico. |
id |
BJRH-0_9709c6da53fdf83a314aa5b7ebd70b19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49700 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature reviewacadêmicosansiedadedepressãopandemiasaúde mental.A partir de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia da COVID-19, com elevada gravidade clínica, a síndrome respiratória aguda grave Sars-CoV-2, cuja prevenção envolve medidas de distanciamento social. Diante dessas exigências, as atividades socioeducativas tiveram que se adaptar, os alunos inseridos nesse processo apresentaram novas preocupações. Os objetivos do estudo foram analisar a literatura científica mais atual sobre os impactos da pandemia na saúde mental dos estudantes. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura bibliográfica realizada nas bases de dados PubMed, utilizando os descritores controlados com operador boleano "mental health" and "pandemic"; "mental health" and "COVID-19"; "medical students" and "pandemic"; "medical students" and "COVID-19"; "mental disorders" and "pandemic"; "mental disorders" and "COVID-19"; "depression" and "pandemic"; "depression" and "COVID-19"; "education" and "pandemic"; "education" and "COVID-19"; "education" and "mental health"; "students" and "stress". Paralelamente, realizou-se uma segunda revisão com palavras-chaves isoladas. Os termos utilizados foram: COVID-19; pandemic; mental health; mental disorder; depression; anxiety; stress; education; online; medical students; students; mental disorder; social isolation; online education; e-learning. Foram incluídos artigos de estudos transversais ou longitudinais, publicados entre 2020 e 2021 e que avaliassem a saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Assim, foram selecionados oito artigos, para avaliação, análise crítica e descritiva. Quanto aos resultados, a pandemia tonou-se ambiente ideal para aumentar a incidência de sintomas relacionados a ansiedade, depressão e estresse. No contexto da educação, foram identificadas as taxas de prejuízo educacional e psicossocial, inerentes à necessidade impostas pela pandemia, com incertezas atribuídas à mudança do processo ensino e aprendizado. Diante desse conjunto de informações, nota-se que a pandemia contribui como mais um fator envolvido na formação acadêmica impactando diretamente na saúde mental dos estudantes, contribuindo para o sofrimento psíquico.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4970010.34119/bjhrv5n3-312Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 3 (2022); 11758-11771Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 3 (2022); 11758-117712595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49700/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Nilra Beatriz Pereira DiasZanoni, Pedro CoserPicoli, Pedro Henrique EquerColombo, Sofia RodriguesNery, Thagliany CamiloVéras, Wagner de Brito2022-06-30T18:52:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49700Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-06-30T18:52:29Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review |
title |
Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review |
spellingShingle |
Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review Ribeiro, Nilra Beatriz Pereira Dias acadêmicos ansiedade depressão pandemia saúde mental. |
title_short |
Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review |
title_full |
Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review |
title_fullStr |
Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review |
title_full_unstemmed |
Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review |
title_sort |
Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review |
author |
Ribeiro, Nilra Beatriz Pereira Dias |
author_facet |
Ribeiro, Nilra Beatriz Pereira Dias Zanoni, Pedro Coser Picoli, Pedro Henrique Equer Colombo, Sofia Rodrigues Nery, Thagliany Camilo Véras, Wagner de Brito |
author_role |
author |
author2 |
Zanoni, Pedro Coser Picoli, Pedro Henrique Equer Colombo, Sofia Rodrigues Nery, Thagliany Camilo Véras, Wagner de Brito |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Nilra Beatriz Pereira Dias Zanoni, Pedro Coser Picoli, Pedro Henrique Equer Colombo, Sofia Rodrigues Nery, Thagliany Camilo Véras, Wagner de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
acadêmicos ansiedade depressão pandemia saúde mental. |
topic |
acadêmicos ansiedade depressão pandemia saúde mental. |
description |
A partir de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia da COVID-19, com elevada gravidade clínica, a síndrome respiratória aguda grave Sars-CoV-2, cuja prevenção envolve medidas de distanciamento social. Diante dessas exigências, as atividades socioeducativas tiveram que se adaptar, os alunos inseridos nesse processo apresentaram novas preocupações. Os objetivos do estudo foram analisar a literatura científica mais atual sobre os impactos da pandemia na saúde mental dos estudantes. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura bibliográfica realizada nas bases de dados PubMed, utilizando os descritores controlados com operador boleano "mental health" and "pandemic"; "mental health" and "COVID-19"; "medical students" and "pandemic"; "medical students" and "COVID-19"; "mental disorders" and "pandemic"; "mental disorders" and "COVID-19"; "depression" and "pandemic"; "depression" and "COVID-19"; "education" and "pandemic"; "education" and "COVID-19"; "education" and "mental health"; "students" and "stress". Paralelamente, realizou-se uma segunda revisão com palavras-chaves isoladas. Os termos utilizados foram: COVID-19; pandemic; mental health; mental disorder; depression; anxiety; stress; education; online; medical students; students; mental disorder; social isolation; online education; e-learning. Foram incluídos artigos de estudos transversais ou longitudinais, publicados entre 2020 e 2021 e que avaliassem a saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Assim, foram selecionados oito artigos, para avaliação, análise crítica e descritiva. Quanto aos resultados, a pandemia tonou-se ambiente ideal para aumentar a incidência de sintomas relacionados a ansiedade, depressão e estresse. No contexto da educação, foram identificadas as taxas de prejuízo educacional e psicossocial, inerentes à necessidade impostas pela pandemia, com incertezas atribuídas à mudança do processo ensino e aprendizado. Diante desse conjunto de informações, nota-se que a pandemia contribui como mais um fator envolvido na formação acadêmica impactando diretamente na saúde mental dos estudantes, contribuindo para o sofrimento psíquico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49700 10.34119/bjhrv5n3-312 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49700 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv5n3-312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49700/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 3 (2022); 11758-11771 Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 3 (2022); 11758-11771 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240076163350528 |