Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Nilra Beatriz Pereira Dias
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zanoni, Pedro Coser, Picoli, Pedro Henrique Equer, Colombo, Sofia Rodrigues, Nery, Thagliany Camilo, Véras, Wagner de Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49700
Resumo: A partir de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia da COVID-19, com elevada gravidade clínica, a síndrome respiratória aguda grave Sars-CoV-2, cuja prevenção envolve medidas de distanciamento social. Diante dessas exigências, as atividades socioeducativas tiveram que se adaptar, os alunos inseridos nesse processo apresentaram novas preocupações. Os objetivos do estudo foram analisar a literatura científica mais atual sobre os impactos da pandemia na saúde mental dos estudantes. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura bibliográfica realizada nas bases de dados PubMed, utilizando os descritores controlados com operador boleano "mental health" and "pandemic";  "mental health" and "COVID-19"; "medical students" and "pandemic"; "medical students" and "COVID-19"; "mental disorders" and "pandemic"; "mental disorders" and "COVID-19"; "depression" and "pandemic"; "depression" and "COVID-19"; "education" and "pandemic"; "education" and "COVID-19"; "education" and "mental health"; "students" and "stress". Paralelamente, realizou-se uma segunda revisão com palavras-chaves isoladas. Os termos utilizados foram: COVID-19; pandemic; mental health; mental disorder; depression; anxiety; stress; education; online; medical students; students; mental disorder; social isolation; online education; e-learning. Foram incluídos artigos de estudos transversais ou longitudinais, publicados entre 2020 e 2021 e que avaliassem a saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Assim, foram selecionados oito artigos, para avaliação, análise crítica e descritiva. Quanto aos resultados, a pandemia tonou-se ambiente ideal para aumentar a incidência de sintomas relacionados a ansiedade, depressão e estresse.  No contexto da educação, foram identificadas as taxas de prejuízo educacional e psicossocial, inerentes à necessidade impostas pela pandemia, com incertezas atribuídas à mudança do processo ensino e aprendizado.  Diante desse conjunto de informações, nota-se que a pandemia contribui como mais um fator envolvido na formação acadêmica impactando diretamente na saúde mental dos estudantes, contribuindo para o sofrimento psíquico.
id BJRH-0_9709c6da53fdf83a314aa5b7ebd70b19
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49700
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature reviewacadêmicosansiedadedepressãopandemiasaúde mental.A partir de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia da COVID-19, com elevada gravidade clínica, a síndrome respiratória aguda grave Sars-CoV-2, cuja prevenção envolve medidas de distanciamento social. Diante dessas exigências, as atividades socioeducativas tiveram que se adaptar, os alunos inseridos nesse processo apresentaram novas preocupações. Os objetivos do estudo foram analisar a literatura científica mais atual sobre os impactos da pandemia na saúde mental dos estudantes. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura bibliográfica realizada nas bases de dados PubMed, utilizando os descritores controlados com operador boleano "mental health" and "pandemic";  "mental health" and "COVID-19"; "medical students" and "pandemic"; "medical students" and "COVID-19"; "mental disorders" and "pandemic"; "mental disorders" and "COVID-19"; "depression" and "pandemic"; "depression" and "COVID-19"; "education" and "pandemic"; "education" and "COVID-19"; "education" and "mental health"; "students" and "stress". Paralelamente, realizou-se uma segunda revisão com palavras-chaves isoladas. Os termos utilizados foram: COVID-19; pandemic; mental health; mental disorder; depression; anxiety; stress; education; online; medical students; students; mental disorder; social isolation; online education; e-learning. Foram incluídos artigos de estudos transversais ou longitudinais, publicados entre 2020 e 2021 e que avaliassem a saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Assim, foram selecionados oito artigos, para avaliação, análise crítica e descritiva. Quanto aos resultados, a pandemia tonou-se ambiente ideal para aumentar a incidência de sintomas relacionados a ansiedade, depressão e estresse.  No contexto da educação, foram identificadas as taxas de prejuízo educacional e psicossocial, inerentes à necessidade impostas pela pandemia, com incertezas atribuídas à mudança do processo ensino e aprendizado.  Diante desse conjunto de informações, nota-se que a pandemia contribui como mais um fator envolvido na formação acadêmica impactando diretamente na saúde mental dos estudantes, contribuindo para o sofrimento psíquico.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4970010.34119/bjhrv5n3-312Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 3 (2022); 11758-11771Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 3 (2022); 11758-117712595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49700/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Nilra Beatriz Pereira DiasZanoni, Pedro CoserPicoli, Pedro Henrique EquerColombo, Sofia RodriguesNery, Thagliany CamiloVéras, Wagner de Brito2022-06-30T18:52:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49700Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-06-30T18:52:29Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review
title Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review
spellingShingle Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review
Ribeiro, Nilra Beatriz Pereira Dias
acadêmicos
ansiedade
depressão
pandemia
saúde mental.
title_short Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review
title_full Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review
title_fullStr Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review
title_full_unstemmed Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review
title_sort Análise da saúde mental dos acadêmicos de ensino superior durante a pandemia: revisão integrativa da literatura / Mental health analysis of higher education academics during pandemic: integrative literature review
author Ribeiro, Nilra Beatriz Pereira Dias
author_facet Ribeiro, Nilra Beatriz Pereira Dias
Zanoni, Pedro Coser
Picoli, Pedro Henrique Equer
Colombo, Sofia Rodrigues
Nery, Thagliany Camilo
Véras, Wagner de Brito
author_role author
author2 Zanoni, Pedro Coser
Picoli, Pedro Henrique Equer
Colombo, Sofia Rodrigues
Nery, Thagliany Camilo
Véras, Wagner de Brito
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Nilra Beatriz Pereira Dias
Zanoni, Pedro Coser
Picoli, Pedro Henrique Equer
Colombo, Sofia Rodrigues
Nery, Thagliany Camilo
Véras, Wagner de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv acadêmicos
ansiedade
depressão
pandemia
saúde mental.
topic acadêmicos
ansiedade
depressão
pandemia
saúde mental.
description A partir de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia da COVID-19, com elevada gravidade clínica, a síndrome respiratória aguda grave Sars-CoV-2, cuja prevenção envolve medidas de distanciamento social. Diante dessas exigências, as atividades socioeducativas tiveram que se adaptar, os alunos inseridos nesse processo apresentaram novas preocupações. Os objetivos do estudo foram analisar a literatura científica mais atual sobre os impactos da pandemia na saúde mental dos estudantes. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura bibliográfica realizada nas bases de dados PubMed, utilizando os descritores controlados com operador boleano "mental health" and "pandemic";  "mental health" and "COVID-19"; "medical students" and "pandemic"; "medical students" and "COVID-19"; "mental disorders" and "pandemic"; "mental disorders" and "COVID-19"; "depression" and "pandemic"; "depression" and "COVID-19"; "education" and "pandemic"; "education" and "COVID-19"; "education" and "mental health"; "students" and "stress". Paralelamente, realizou-se uma segunda revisão com palavras-chaves isoladas. Os termos utilizados foram: COVID-19; pandemic; mental health; mental disorder; depression; anxiety; stress; education; online; medical students; students; mental disorder; social isolation; online education; e-learning. Foram incluídos artigos de estudos transversais ou longitudinais, publicados entre 2020 e 2021 e que avaliassem a saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Assim, foram selecionados oito artigos, para avaliação, análise crítica e descritiva. Quanto aos resultados, a pandemia tonou-se ambiente ideal para aumentar a incidência de sintomas relacionados a ansiedade, depressão e estresse.  No contexto da educação, foram identificadas as taxas de prejuízo educacional e psicossocial, inerentes à necessidade impostas pela pandemia, com incertezas atribuídas à mudança do processo ensino e aprendizado.  Diante desse conjunto de informações, nota-se que a pandemia contribui como mais um fator envolvido na formação acadêmica impactando diretamente na saúde mental dos estudantes, contribuindo para o sofrimento psíquico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49700
10.34119/bjhrv5n3-312
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49700
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n3-312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49700/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 3 (2022); 11758-11771
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 3 (2022); 11758-11771
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240076163350528