O serviço de atenção domiciliar de Curitiba transformando as relações de trabalho para uma organização do tipo cérebro: The home care service of Curitiba transforming work relationships to a brain-type organization
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/51168 |
Resumo: | As equipes de atenção domiciliar do SUS, com frequência, deparam-se com situações complexas em seus atendimentos, seja pelas características clínicas dos pacientes, seja pelas condições socioeconômicas em que os pacientes se encontram, o que impõe a necessidade de uma nova formatação de organização do trabalho, como a organização do tipo cérebro. Este tipo de organização vê o colaborador como protagonista no processo de trabalho facilitando ações conjuntas e democratizadas. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral promover a democratização das relações de trabalho visando fortalecer os mecanismos de ação e ampliar os espaços de participação para os trabalhadores envolvidos. Como ponto de partida, realizou-se a aplicação de um questionário de satisfação dos profissionais do setor a fim de elencar os maiores problemas do ponto de vista dos funcionários. O instrumento utilizado foi a Escala de Satisfação no Trabalho (EST) - Occupational Stress Indicator (OSI). Participaram desta avaliação 72 funcionários (80% do total) e, frente aos resultados obtidos optou-se por trabalhar com os itens de menor pontuação que fossem passíveis de modificação interna por meio de ajustes nos processos de trabalho. Algumas das ações desenvolvidas foram: Fóruns gerenciais informativos, Fortalecimento das reuniões de equipes multiprofissionais, Cursos de curta duração à distância, Formação de uma equipe de apoiadores institucionais participativos e Formação de um núcleo de pesquisa interno. Como resultado, todas as ações propostas, tornaram a rotina de trabalho mais interessante, isto porque o simples fato de buscar constantemente melhorias na qualidade do serviço prestado pode estimular satisfação aos envolvidos. |
id |
BJRH-0_9ca496398b8ba7f2446cc69c73ae9740 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51168 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
O serviço de atenção domiciliar de Curitiba transformando as relações de trabalho para uma organização do tipo cérebro: The home care service of Curitiba transforming work relationships to a brain-type organizationserviços de assistência domiciliarprofissionais da saúdequalidade de vidaAs equipes de atenção domiciliar do SUS, com frequência, deparam-se com situações complexas em seus atendimentos, seja pelas características clínicas dos pacientes, seja pelas condições socioeconômicas em que os pacientes se encontram, o que impõe a necessidade de uma nova formatação de organização do trabalho, como a organização do tipo cérebro. Este tipo de organização vê o colaborador como protagonista no processo de trabalho facilitando ações conjuntas e democratizadas. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral promover a democratização das relações de trabalho visando fortalecer os mecanismos de ação e ampliar os espaços de participação para os trabalhadores envolvidos. Como ponto de partida, realizou-se a aplicação de um questionário de satisfação dos profissionais do setor a fim de elencar os maiores problemas do ponto de vista dos funcionários. O instrumento utilizado foi a Escala de Satisfação no Trabalho (EST) - Occupational Stress Indicator (OSI). Participaram desta avaliação 72 funcionários (80% do total) e, frente aos resultados obtidos optou-se por trabalhar com os itens de menor pontuação que fossem passíveis de modificação interna por meio de ajustes nos processos de trabalho. Algumas das ações desenvolvidas foram: Fóruns gerenciais informativos, Fortalecimento das reuniões de equipes multiprofissionais, Cursos de curta duração à distância, Formação de uma equipe de apoiadores institucionais participativos e Formação de um núcleo de pesquisa interno. Como resultado, todas as ações propostas, tornaram a rotina de trabalho mais interessante, isto porque o simples fato de buscar constantemente melhorias na qualidade do serviço prestado pode estimular satisfação aos envolvidos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5116810.34119/bjhrv5n4-194Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 4 (2022); 14314-14326Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 4 (2022); 14314-143262595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/51168/38408Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalhal, Talita Ferreira Turatti doCechinel, ClovisZanata, Isabel de LimaRossato, Altair Damas2022-08-31T18:00:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51168Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-08-31T18:00Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O serviço de atenção domiciliar de Curitiba transformando as relações de trabalho para uma organização do tipo cérebro: The home care service of Curitiba transforming work relationships to a brain-type organization |
title |
O serviço de atenção domiciliar de Curitiba transformando as relações de trabalho para uma organização do tipo cérebro: The home care service of Curitiba transforming work relationships to a brain-type organization |
spellingShingle |
O serviço de atenção domiciliar de Curitiba transformando as relações de trabalho para uma organização do tipo cérebro: The home care service of Curitiba transforming work relationships to a brain-type organization Carvalhal, Talita Ferreira Turatti do serviços de assistência domiciliar profissionais da saúde qualidade de vida |
title_short |
O serviço de atenção domiciliar de Curitiba transformando as relações de trabalho para uma organização do tipo cérebro: The home care service of Curitiba transforming work relationships to a brain-type organization |
title_full |
O serviço de atenção domiciliar de Curitiba transformando as relações de trabalho para uma organização do tipo cérebro: The home care service of Curitiba transforming work relationships to a brain-type organization |
title_fullStr |
O serviço de atenção domiciliar de Curitiba transformando as relações de trabalho para uma organização do tipo cérebro: The home care service of Curitiba transforming work relationships to a brain-type organization |
title_full_unstemmed |
O serviço de atenção domiciliar de Curitiba transformando as relações de trabalho para uma organização do tipo cérebro: The home care service of Curitiba transforming work relationships to a brain-type organization |
title_sort |
O serviço de atenção domiciliar de Curitiba transformando as relações de trabalho para uma organização do tipo cérebro: The home care service of Curitiba transforming work relationships to a brain-type organization |
author |
Carvalhal, Talita Ferreira Turatti do |
author_facet |
Carvalhal, Talita Ferreira Turatti do Cechinel, Clovis Zanata, Isabel de Lima Rossato, Altair Damas |
author_role |
author |
author2 |
Cechinel, Clovis Zanata, Isabel de Lima Rossato, Altair Damas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalhal, Talita Ferreira Turatti do Cechinel, Clovis Zanata, Isabel de Lima Rossato, Altair Damas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
serviços de assistência domiciliar profissionais da saúde qualidade de vida |
topic |
serviços de assistência domiciliar profissionais da saúde qualidade de vida |
description |
As equipes de atenção domiciliar do SUS, com frequência, deparam-se com situações complexas em seus atendimentos, seja pelas características clínicas dos pacientes, seja pelas condições socioeconômicas em que os pacientes se encontram, o que impõe a necessidade de uma nova formatação de organização do trabalho, como a organização do tipo cérebro. Este tipo de organização vê o colaborador como protagonista no processo de trabalho facilitando ações conjuntas e democratizadas. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral promover a democratização das relações de trabalho visando fortalecer os mecanismos de ação e ampliar os espaços de participação para os trabalhadores envolvidos. Como ponto de partida, realizou-se a aplicação de um questionário de satisfação dos profissionais do setor a fim de elencar os maiores problemas do ponto de vista dos funcionários. O instrumento utilizado foi a Escala de Satisfação no Trabalho (EST) - Occupational Stress Indicator (OSI). Participaram desta avaliação 72 funcionários (80% do total) e, frente aos resultados obtidos optou-se por trabalhar com os itens de menor pontuação que fossem passíveis de modificação interna por meio de ajustes nos processos de trabalho. Algumas das ações desenvolvidas foram: Fóruns gerenciais informativos, Fortalecimento das reuniões de equipes multiprofissionais, Cursos de curta duração à distância, Formação de uma equipe de apoiadores institucionais participativos e Formação de um núcleo de pesquisa interno. Como resultado, todas as ações propostas, tornaram a rotina de trabalho mais interessante, isto porque o simples fato de buscar constantemente melhorias na qualidade do serviço prestado pode estimular satisfação aos envolvidos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/51168 10.34119/bjhrv5n4-194 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/51168 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv5n4-194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/51168/38408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 4 (2022); 14314-14326 Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 4 (2022); 14314-14326 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240077270646784 |