Práticas de promoção e educação em saúde mental para crianças do ensino primário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Thaís Azevedo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gomes, Letícia Pinho, Neif, Érika Maria, de Freitas, Marcos Vinicius Carrijo, Afonso, Mauro, Carrijo, Marcos Vítor Naves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62180
Resumo: Introdução: O Programa Saúde na Escola, se estrutura no modelo de Promoção da Saúde sendo direcionado aos estudantes de escolas públicas brasileiras através de parcerias estabelecidas entre escolas e Unidades Básicas de Saúde. As questões de saúde mental neste contexto, evocam o caminho da intersetorialidade, definido pela construção coletiva de práticas, troca de saberes e de interesse das partes para o enfrentamento e resolutividade de situações complexas, fortalecendo redes de corresponsabilidade e potencializando o compartilhamento de espaços e decisões articulados entre a escola e a Atenção Primária. Objetivo: descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem na programação e realização de ações extensionistas de cunho educativo em saúde mental com alunos de um Centro Municipal de Educação em um munícipio no interior do estado de Mato Grosso. Relato de experiência: A ação de educação em saúde foi realizada pelos acadêmicos do curso de enfermagem, utilizando o teatro como uma ferramenta lúdica para a prevenção ao bullying, racismo e promoção de saúde mental entre as crianças. O projeto demonstrou resultados positivos na sensibilização e no diálogo sobre o tema, incentivando a busca de ajuda quando necessário. Conclusão: conclui-se que abordagens como essa contribuem para uma sociedade mais sensibilizada e cuidadosa com a saúde mental.
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