Práticas de promoção e educação em saúde mental para crianças do ensino primário
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/62180 |
Resumo: | Introdução: O Programa Saúde na Escola, se estrutura no modelo de Promoção da Saúde sendo direcionado aos estudantes de escolas públicas brasileiras através de parcerias estabelecidas entre escolas e Unidades Básicas de Saúde. As questões de saúde mental neste contexto, evocam o caminho da intersetorialidade, definido pela construção coletiva de práticas, troca de saberes e de interesse das partes para o enfrentamento e resolutividade de situações complexas, fortalecendo redes de corresponsabilidade e potencializando o compartilhamento de espaços e decisões articulados entre a escola e a Atenção Primária. Objetivo: descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem na programação e realização de ações extensionistas de cunho educativo em saúde mental com alunos de um Centro Municipal de Educação em um munícipio no interior do estado de Mato Grosso. Relato de experiência: A ação de educação em saúde foi realizada pelos acadêmicos do curso de enfermagem, utilizando o teatro como uma ferramenta lúdica para a prevenção ao bullying, racismo e promoção de saúde mental entre as crianças. O projeto demonstrou resultados positivos na sensibilização e no diálogo sobre o tema, incentivando a busca de ajuda quando necessário. Conclusão: conclui-se que abordagens como essa contribuem para uma sociedade mais sensibilizada e cuidadosa com a saúde mental. |
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