Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Rodolfo Honorato
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gonçalves, João Vítor Amorim, Ferrari, Stella Fernandes, Andrade, Eduardo William, Gonçalves Neto, Janaina Fernanda de Souza, Mecca, Glaucya de Figueiredo, Zini, Monica M. Costa, Crisci, Ana Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52252
Resumo: Introdução: O presente momento exige dos educadores mudanças sem precedentes no cenário da educação, em função da pandemia de covid-19. Nesse sentido surgiu a necessidade de desenvolver novas formas de aprendizagem. Objetivo: utilizar as mídias sociais e audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem para a divulgação de conteúdos relevantes à população sobre biologia e saúde. Métodos: Os alunos do curso de Ciências Biológicas criaram podcasts e flyers sobre temas relevantes sugeridos pelos professores e os utilizaram como ferramentas de ensino-aprendizagem. Cada professor coordenou um grupo de alunos que se organizou para estabelecer as regras dos podcasts e flyers como limite de tempo, temas mais relevantes, tópicos mais importantes, campanhas e outros. Os flyers começaram a ser confeccionados no início da pandemia como uma opção de trabalho e, mais recentemente, surgiu a ideia dos podcasts. Resultados: Durante a evolução dos trabalhos os alunos desenvolveram várias competências básicas como pesquisar, analisar, sintetizar, apresentar projetos, saber ler diferentes fontes e cruzar informações a fim de chegar a um resultado satisfatório. Os grupos abordaram os temas propostos e demonstraram criatividade na elaboração e apresentação final do material nas mídias sociais, que apresentou um bom índice de visualização. Conclusão: Conclui-se que a produção dos trabalhos nestes novos formatos se mostrou eficaz tanto para desenvolver diferentes competências em nossos alunos, como para favorecer a divulgação de conteúdo científico de modo abrangente e popularizado.
id BJRH-0_a6d0369608448dcd49bffd6ea6325aed
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52252
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social mediaensino-aprendizagemmídias sociaisdivulgação científicaIntrodução: O presente momento exige dos educadores mudanças sem precedentes no cenário da educação, em função da pandemia de covid-19. Nesse sentido surgiu a necessidade de desenvolver novas formas de aprendizagem. Objetivo: utilizar as mídias sociais e audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem para a divulgação de conteúdos relevantes à população sobre biologia e saúde. Métodos: Os alunos do curso de Ciências Biológicas criaram podcasts e flyers sobre temas relevantes sugeridos pelos professores e os utilizaram como ferramentas de ensino-aprendizagem. Cada professor coordenou um grupo de alunos que se organizou para estabelecer as regras dos podcasts e flyers como limite de tempo, temas mais relevantes, tópicos mais importantes, campanhas e outros. Os flyers começaram a ser confeccionados no início da pandemia como uma opção de trabalho e, mais recentemente, surgiu a ideia dos podcasts. Resultados: Durante a evolução dos trabalhos os alunos desenvolveram várias competências básicas como pesquisar, analisar, sintetizar, apresentar projetos, saber ler diferentes fontes e cruzar informações a fim de chegar a um resultado satisfatório. Os grupos abordaram os temas propostos e demonstraram criatividade na elaboração e apresentação final do material nas mídias sociais, que apresentou um bom índice de visualização. Conclusão: Conclui-se que a produção dos trabalhos nestes novos formatos se mostrou eficaz tanto para desenvolver diferentes competências em nossos alunos, como para favorecer a divulgação de conteúdo científico de modo abrangente e popularizado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5225210.34119/bjhrv5n5-121Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 5 (2022); 19085-19091Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 5 (2022); 19085-190912595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52252/39063Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessLacerda, Rodolfo HonoratoGonçalves, João Vítor AmorimFerrari, Stella FernandesAndrade, Eduardo WilliamGonçalves Neto, Janaina Fernanda de SouzaMecca, Glaucya de FigueiredoZini, Monica M. CostaCrisci, Ana Rosa2022-10-11T21:13:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52252Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-10-11T21:13:32Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media
title Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media
spellingShingle Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media
Lacerda, Rodolfo Honorato
ensino-aprendizagem
mídias sociais
divulgação científica
title_short Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media
title_full Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media
title_fullStr Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media
title_full_unstemmed Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media
title_sort Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media
author Lacerda, Rodolfo Honorato
author_facet Lacerda, Rodolfo Honorato
Gonçalves, João Vítor Amorim
Ferrari, Stella Fernandes
Andrade, Eduardo William
Gonçalves Neto, Janaina Fernanda de Souza
Mecca, Glaucya de Figueiredo
Zini, Monica M. Costa
Crisci, Ana Rosa
author_role author
author2 Gonçalves, João Vítor Amorim
Ferrari, Stella Fernandes
Andrade, Eduardo William
Gonçalves Neto, Janaina Fernanda de Souza
Mecca, Glaucya de Figueiredo
Zini, Monica M. Costa
Crisci, Ana Rosa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacerda, Rodolfo Honorato
Gonçalves, João Vítor Amorim
Ferrari, Stella Fernandes
Andrade, Eduardo William
Gonçalves Neto, Janaina Fernanda de Souza
Mecca, Glaucya de Figueiredo
Zini, Monica M. Costa
Crisci, Ana Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv ensino-aprendizagem
mídias sociais
divulgação científica
topic ensino-aprendizagem
mídias sociais
divulgação científica
description Introdução: O presente momento exige dos educadores mudanças sem precedentes no cenário da educação, em função da pandemia de covid-19. Nesse sentido surgiu a necessidade de desenvolver novas formas de aprendizagem. Objetivo: utilizar as mídias sociais e audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem para a divulgação de conteúdos relevantes à população sobre biologia e saúde. Métodos: Os alunos do curso de Ciências Biológicas criaram podcasts e flyers sobre temas relevantes sugeridos pelos professores e os utilizaram como ferramentas de ensino-aprendizagem. Cada professor coordenou um grupo de alunos que se organizou para estabelecer as regras dos podcasts e flyers como limite de tempo, temas mais relevantes, tópicos mais importantes, campanhas e outros. Os flyers começaram a ser confeccionados no início da pandemia como uma opção de trabalho e, mais recentemente, surgiu a ideia dos podcasts. Resultados: Durante a evolução dos trabalhos os alunos desenvolveram várias competências básicas como pesquisar, analisar, sintetizar, apresentar projetos, saber ler diferentes fontes e cruzar informações a fim de chegar a um resultado satisfatório. Os grupos abordaram os temas propostos e demonstraram criatividade na elaboração e apresentação final do material nas mídias sociais, que apresentou um bom índice de visualização. Conclusão: Conclui-se que a produção dos trabalhos nestes novos formatos se mostrou eficaz tanto para desenvolver diferentes competências em nossos alunos, como para favorecer a divulgação de conteúdo científico de modo abrangente e popularizado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52252
10.34119/bjhrv5n5-121
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52252
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n5-121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52252/39063
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 5 (2022); 19085-19091
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 5 (2022); 19085-19091
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240078412546048