Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52252 |
Resumo: | Introdução: O presente momento exige dos educadores mudanças sem precedentes no cenário da educação, em função da pandemia de covid-19. Nesse sentido surgiu a necessidade de desenvolver novas formas de aprendizagem. Objetivo: utilizar as mídias sociais e audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem para a divulgação de conteúdos relevantes à população sobre biologia e saúde. Métodos: Os alunos do curso de Ciências Biológicas criaram podcasts e flyers sobre temas relevantes sugeridos pelos professores e os utilizaram como ferramentas de ensino-aprendizagem. Cada professor coordenou um grupo de alunos que se organizou para estabelecer as regras dos podcasts e flyers como limite de tempo, temas mais relevantes, tópicos mais importantes, campanhas e outros. Os flyers começaram a ser confeccionados no início da pandemia como uma opção de trabalho e, mais recentemente, surgiu a ideia dos podcasts. Resultados: Durante a evolução dos trabalhos os alunos desenvolveram várias competências básicas como pesquisar, analisar, sintetizar, apresentar projetos, saber ler diferentes fontes e cruzar informações a fim de chegar a um resultado satisfatório. Os grupos abordaram os temas propostos e demonstraram criatividade na elaboração e apresentação final do material nas mídias sociais, que apresentou um bom índice de visualização. Conclusão: Conclui-se que a produção dos trabalhos nestes novos formatos se mostrou eficaz tanto para desenvolver diferentes competências em nossos alunos, como para favorecer a divulgação de conteúdo científico de modo abrangente e popularizado. |
id |
BJRH-0_a6d0369608448dcd49bffd6ea6325aed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52252 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social mediaensino-aprendizagemmídias sociaisdivulgação científicaIntrodução: O presente momento exige dos educadores mudanças sem precedentes no cenário da educação, em função da pandemia de covid-19. Nesse sentido surgiu a necessidade de desenvolver novas formas de aprendizagem. Objetivo: utilizar as mídias sociais e audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem para a divulgação de conteúdos relevantes à população sobre biologia e saúde. Métodos: Os alunos do curso de Ciências Biológicas criaram podcasts e flyers sobre temas relevantes sugeridos pelos professores e os utilizaram como ferramentas de ensino-aprendizagem. Cada professor coordenou um grupo de alunos que se organizou para estabelecer as regras dos podcasts e flyers como limite de tempo, temas mais relevantes, tópicos mais importantes, campanhas e outros. Os flyers começaram a ser confeccionados no início da pandemia como uma opção de trabalho e, mais recentemente, surgiu a ideia dos podcasts. Resultados: Durante a evolução dos trabalhos os alunos desenvolveram várias competências básicas como pesquisar, analisar, sintetizar, apresentar projetos, saber ler diferentes fontes e cruzar informações a fim de chegar a um resultado satisfatório. Os grupos abordaram os temas propostos e demonstraram criatividade na elaboração e apresentação final do material nas mídias sociais, que apresentou um bom índice de visualização. Conclusão: Conclui-se que a produção dos trabalhos nestes novos formatos se mostrou eficaz tanto para desenvolver diferentes competências em nossos alunos, como para favorecer a divulgação de conteúdo científico de modo abrangente e popularizado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5225210.34119/bjhrv5n5-121Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 5 (2022); 19085-19091Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 5 (2022); 19085-190912595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52252/39063Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessLacerda, Rodolfo HonoratoGonçalves, João Vítor AmorimFerrari, Stella FernandesAndrade, Eduardo WilliamGonçalves Neto, Janaina Fernanda de SouzaMecca, Glaucya de FigueiredoZini, Monica M. CostaCrisci, Ana Rosa2022-10-11T21:13:32Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52252Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-10-11T21:13:32Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media |
title |
Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media |
spellingShingle |
Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media Lacerda, Rodolfo Honorato ensino-aprendizagem mídias sociais divulgação científica |
title_short |
Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media |
title_full |
Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media |
title_fullStr |
Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media |
title_full_unstemmed |
Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media |
title_sort |
Divulgação de atividades científicas realizadas no centro universitário “Barão de Mauá” em mídias sociais: Disclosure of scientific activities carried out at the university center “Barão de Mauá” in social media |
author |
Lacerda, Rodolfo Honorato |
author_facet |
Lacerda, Rodolfo Honorato Gonçalves, João Vítor Amorim Ferrari, Stella Fernandes Andrade, Eduardo William Gonçalves Neto, Janaina Fernanda de Souza Mecca, Glaucya de Figueiredo Zini, Monica M. Costa Crisci, Ana Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, João Vítor Amorim Ferrari, Stella Fernandes Andrade, Eduardo William Gonçalves Neto, Janaina Fernanda de Souza Mecca, Glaucya de Figueiredo Zini, Monica M. Costa Crisci, Ana Rosa |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lacerda, Rodolfo Honorato Gonçalves, João Vítor Amorim Ferrari, Stella Fernandes Andrade, Eduardo William Gonçalves Neto, Janaina Fernanda de Souza Mecca, Glaucya de Figueiredo Zini, Monica M. Costa Crisci, Ana Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino-aprendizagem mídias sociais divulgação científica |
topic |
ensino-aprendizagem mídias sociais divulgação científica |
description |
Introdução: O presente momento exige dos educadores mudanças sem precedentes no cenário da educação, em função da pandemia de covid-19. Nesse sentido surgiu a necessidade de desenvolver novas formas de aprendizagem. Objetivo: utilizar as mídias sociais e audiovisuais no processo de ensino-aprendizagem para a divulgação de conteúdos relevantes à população sobre biologia e saúde. Métodos: Os alunos do curso de Ciências Biológicas criaram podcasts e flyers sobre temas relevantes sugeridos pelos professores e os utilizaram como ferramentas de ensino-aprendizagem. Cada professor coordenou um grupo de alunos que se organizou para estabelecer as regras dos podcasts e flyers como limite de tempo, temas mais relevantes, tópicos mais importantes, campanhas e outros. Os flyers começaram a ser confeccionados no início da pandemia como uma opção de trabalho e, mais recentemente, surgiu a ideia dos podcasts. Resultados: Durante a evolução dos trabalhos os alunos desenvolveram várias competências básicas como pesquisar, analisar, sintetizar, apresentar projetos, saber ler diferentes fontes e cruzar informações a fim de chegar a um resultado satisfatório. Os grupos abordaram os temas propostos e demonstraram criatividade na elaboração e apresentação final do material nas mídias sociais, que apresentou um bom índice de visualização. Conclusão: Conclui-se que a produção dos trabalhos nestes novos formatos se mostrou eficaz tanto para desenvolver diferentes competências em nossos alunos, como para favorecer a divulgação de conteúdo científico de modo abrangente e popularizado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52252 10.34119/bjhrv5n5-121 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52252 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv5n5-121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/52252/39063 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 5 (2022); 19085-19091 Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 5 (2022); 19085-19091 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240078412546048 |