Desempenho dos centros de especialidades odontológicas nos procedimentos em pacientes com necessidades especiais / Performance of dental specialty centers in procedures in patients with special needs
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/39444 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar a produção ambulatorial na especialidade de pacientes com necessidades especiais nos Centros de Especialidades Odontológicas do Estado do Ceará. Métodos: Estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Teve como cenário os CEO-R Caucaia, CEO-R Crateús, CEO-R Juazeiro do Norte, CEO-R Quixeramobim e CEO-R Russas. Em março de 2021, foi realizada a coleta de dados por meio de dados secundários do departamento de informática do SUS (DATASUS) e Sistema Integrado de Gestão em Saúde (SIGES), utilizando-se como referência o período de janeiro de 2018 a dezembro de 2020. Adotou-se a Portaria de Consolidação Nº 6/2017 para avaliar se os CEO-R cumpriram a produção mínima mensal dos procedimentos básicos, como meta de 190 procedimentos mensais, e restauradores, com meta de 95 procedimentos mensais. Resultados: Foram analisados 45.958 procedimentos odontológicos, onde verificou-se que a área odontológica de maior destaque foi a Periodontia (38,70%) e a menor correspondeu ao Cirúrgico (10,17%). Ao analisar os procedimentos básicos observou-se que apenas o CEO-R Caucaia (12,2%) não alcançou a meta. Já para os procedimentos restauradores (≥95), todos os CEO-R tiveram resultado abaixo do esperado. Considerações finais: O baixo desempenho pode indicar falhas no acesso e na assistência desses pacientes na atenção especializada. O não cumprimento das metas está sujeito à suspensão dos recursos financeiros federais. Onde há muito o que ser melhorado para que sejam assegurados aos pacientes com necessidades especiais os direitos na assistência à saúde, garantindo o que o SUS preconiza como princípios, integralidade, equidade e universalidade. |
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Desempenho dos centros de especialidades odontológicas nos procedimentos em pacientes com necessidades especiais / Performance of dental specialty centers in procedures in patients with special needsAssistência Odontológica para Pessoas com DeficiênciasServiços de Saúde BucalAvaliação em Saúde.Objetivo: Avaliar a produção ambulatorial na especialidade de pacientes com necessidades especiais nos Centros de Especialidades Odontológicas do Estado do Ceará. Métodos: Estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. Teve como cenário os CEO-R Caucaia, CEO-R Crateús, CEO-R Juazeiro do Norte, CEO-R Quixeramobim e CEO-R Russas. Em março de 2021, foi realizada a coleta de dados por meio de dados secundários do departamento de informática do SUS (DATASUS) e Sistema Integrado de Gestão em Saúde (SIGES), utilizando-se como referência o período de janeiro de 2018 a dezembro de 2020. Adotou-se a Portaria de Consolidação Nº 6/2017 para avaliar se os CEO-R cumpriram a produção mínima mensal dos procedimentos básicos, como meta de 190 procedimentos mensais, e restauradores, com meta de 95 procedimentos mensais. Resultados: Foram analisados 45.958 procedimentos odontológicos, onde verificou-se que a área odontológica de maior destaque foi a Periodontia (38,70%) e a menor correspondeu ao Cirúrgico (10,17%). Ao analisar os procedimentos básicos observou-se que apenas o CEO-R Caucaia (12,2%) não alcançou a meta. Já para os procedimentos restauradores (≥95), todos os CEO-R tiveram resultado abaixo do esperado. Considerações finais: O baixo desempenho pode indicar falhas no acesso e na assistência desses pacientes na atenção especializada. O não cumprimento das metas está sujeito à suspensão dos recursos financeiros federais. Onde há muito o que ser melhorado para que sejam assegurados aos pacientes com necessidades especiais os direitos na assistência à saúde, garantindo o que o SUS preconiza como princípios, integralidade, equidade e universalidade. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3944410.34119/bjhrv4n6-083Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 24649-24662Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 24649-246622595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/39444/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Lia PachecoCardoso, Ana Thaís MartinsLeitão, Francisco Alissone Silva, Marilia Pamplona SaraivaPequeno, Lucianna LeiteMarques, Paulo Leonardo Ponte2022-05-11T11:55:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39444Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-05-11T11:55:09Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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