Suporte básico de vida para alunos da rede pública de ensino: relato de experiência de um projeto de extensão / Basic life support for public school students: experience report of an extension project
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28147 |
Resumo: | A parada cardiorrespiratória (PCR) é definida como cessação abrupta da função mecânica cardíaca, ocorrendo, consequentemente, a parada de outros órgãos vitais devido à falta de oxigenação. O tratamento imediato para minimizar esse quadro é a Reanimação Cardiorrespiratória (RCP), embora seja evidente o desconhecimento por parte da população na prestação do suporte básico de vida (SBV). Neste contexto, foi realizado no dia 09 de novembro de 2018, na Escola Tenente Rêgo Barros, um projeto de extensão que objetivou capacitar 91 alunos do 2° ano do Ensino Médio acerca o do SBV, manuseio do Desfibrilador Automático Externo (DEA) e ciclos de compressões-ventilações efetivas. Foram aplicados questionários para avaliação do conhecimento antes e após a capacitação (pré e pós- teste). A maioria dos participantes (47%) era do sexo masculino, com média de 16,5 anos. A média de acertos antes foi de 5,7 questões/aluno para 13 questões no questionário final, demonstrando compreensão do tema por parte dos alunos. |
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Suporte básico de vida para alunos da rede pública de ensino: relato de experiência de um projeto de extensão / Basic life support for public school students: experience report of an extension projectParada CardíacaReanimação CardiopulmonarAdolescente.A parada cardiorrespiratória (PCR) é definida como cessação abrupta da função mecânica cardíaca, ocorrendo, consequentemente, a parada de outros órgãos vitais devido à falta de oxigenação. O tratamento imediato para minimizar esse quadro é a Reanimação Cardiorrespiratória (RCP), embora seja evidente o desconhecimento por parte da população na prestação do suporte básico de vida (SBV). Neste contexto, foi realizado no dia 09 de novembro de 2018, na Escola Tenente Rêgo Barros, um projeto de extensão que objetivou capacitar 91 alunos do 2° ano do Ensino Médio acerca o do SBV, manuseio do Desfibrilador Automático Externo (DEA) e ciclos de compressões-ventilações efetivas. Foram aplicados questionários para avaliação do conhecimento antes e após a capacitação (pré e pós- teste). A maioria dos participantes (47%) era do sexo masculino, com média de 16,5 anos. A média de acertos antes foi de 5,7 questões/aluno para 13 questões no questionário final, demonstrando compreensão do tema por parte dos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2814710.34119/bjhrv4n2-349Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 8216-8229Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 8216-82292595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28147/22291Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Filipe Rocha daPaula, Amanda deAzevedo, Ana CarlaPiedade, Maria Letícia AmorimAlbuquerque, Fernanda Cristina de OliveiraAndrade, Gabriela Sobral SantosAlbuquerque, Gabriela Paracampo deOliveira, Denile Lima de2021-05-31T22:31:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28147Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-05-31T22:31:01Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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