Suporte básico de vida para alunos da rede pública de ensino: relato de experiência de um projeto de extensão / Basic life support for public school students: experience report of an extension project

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Filipe Rocha da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paula, Amanda de, Azevedo, Ana Carla, Piedade, Maria Letícia Amorim, Albuquerque, Fernanda Cristina de Oliveira, Andrade, Gabriela Sobral Santos, Albuquerque, Gabriela Paracampo de, Oliveira, Denile Lima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28147
Resumo: A parada cardiorrespiratória (PCR) é definida como cessação abrupta da função mecânica cardíaca, ocorrendo, consequentemente, a parada de outros órgãos vitais devido à falta de oxigenação. O tratamento imediato para minimizar esse quadro é a Reanimação Cardiorrespiratória (RCP), embora seja evidente o desconhecimento por parte da população na prestação do suporte básico de vida (SBV). Neste contexto, foi realizado no dia 09 de novembro de 2018, na Escola Tenente Rêgo Barros, um projeto de extensão que objetivou capacitar 91 alunos do 2° ano do Ensino Médio acerca o do SBV, manuseio do Desfibrilador Automático Externo (DEA) e ciclos de compressões-ventilações efetivas. Foram aplicados questionários para avaliação do conhecimento antes e após a capacitação (pré e pós- teste). A maioria dos participantes (47%) era do sexo masculino, com média de 16,5 anos. A média de acertos antes foi de 5,7 questões/aluno para 13 questões no questionário final, demonstrando compreensão do tema por parte dos alunos.
id BJRH-0_a86b5db59668a8b8981f07b381c7ca8d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28147
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Suporte básico de vida para alunos da rede pública de ensino: relato de experiência de um projeto de extensão / Basic life support for public school students: experience report of an extension projectParada CardíacaReanimação CardiopulmonarAdolescente.A parada cardiorrespiratória (PCR) é definida como cessação abrupta da função mecânica cardíaca, ocorrendo, consequentemente, a parada de outros órgãos vitais devido à falta de oxigenação. O tratamento imediato para minimizar esse quadro é a Reanimação Cardiorrespiratória (RCP), embora seja evidente o desconhecimento por parte da população na prestação do suporte básico de vida (SBV). Neste contexto, foi realizado no dia 09 de novembro de 2018, na Escola Tenente Rêgo Barros, um projeto de extensão que objetivou capacitar 91 alunos do 2° ano do Ensino Médio acerca o do SBV, manuseio do Desfibrilador Automático Externo (DEA) e ciclos de compressões-ventilações efetivas. Foram aplicados questionários para avaliação do conhecimento antes e após a capacitação (pré e pós- teste). A maioria dos participantes (47%) era do sexo masculino, com média de 16,5 anos. A média de acertos antes foi de 5,7 questões/aluno para 13 questões no questionário final, demonstrando compreensão do tema por parte dos alunos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2814710.34119/bjhrv4n2-349Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 8216-8229Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 8216-82292595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28147/22291Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Filipe Rocha daPaula, Amanda deAzevedo, Ana CarlaPiedade, Maria Letícia AmorimAlbuquerque, Fernanda Cristina de OliveiraAndrade, Gabriela Sobral SantosAlbuquerque, Gabriela Paracampo deOliveira, Denile Lima de2021-05-31T22:31:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28147Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-05-31T22:31:01Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Suporte básico de vida para alunos da rede pública de ensino: relato de experiência de um projeto de extensão / Basic life support for public school students: experience report of an extension project
title Suporte básico de vida para alunos da rede pública de ensino: relato de experiência de um projeto de extensão / Basic life support for public school students: experience report of an extension project
spellingShingle Suporte básico de vida para alunos da rede pública de ensino: relato de experiência de um projeto de extensão / Basic life support for public school students: experience report of an extension project
Silva, Filipe Rocha da
Parada Cardíaca
Reanimação Cardiopulmonar
Adolescente.
title_short Suporte básico de vida para alunos da rede pública de ensino: relato de experiência de um projeto de extensão / Basic life support for public school students: experience report of an extension project
title_full Suporte básico de vida para alunos da rede pública de ensino: relato de experiência de um projeto de extensão / Basic life support for public school students: experience report of an extension project
title_fullStr Suporte básico de vida para alunos da rede pública de ensino: relato de experiência de um projeto de extensão / Basic life support for public school students: experience report of an extension project
title_full_unstemmed Suporte básico de vida para alunos da rede pública de ensino: relato de experiência de um projeto de extensão / Basic life support for public school students: experience report of an extension project
title_sort Suporte básico de vida para alunos da rede pública de ensino: relato de experiência de um projeto de extensão / Basic life support for public school students: experience report of an extension project
author Silva, Filipe Rocha da
author_facet Silva, Filipe Rocha da
Paula, Amanda de
Azevedo, Ana Carla
Piedade, Maria Letícia Amorim
Albuquerque, Fernanda Cristina de Oliveira
Andrade, Gabriela Sobral Santos
Albuquerque, Gabriela Paracampo de
Oliveira, Denile Lima de
author_role author
author2 Paula, Amanda de
Azevedo, Ana Carla
Piedade, Maria Letícia Amorim
Albuquerque, Fernanda Cristina de Oliveira
Andrade, Gabriela Sobral Santos
Albuquerque, Gabriela Paracampo de
Oliveira, Denile Lima de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Filipe Rocha da
Paula, Amanda de
Azevedo, Ana Carla
Piedade, Maria Letícia Amorim
Albuquerque, Fernanda Cristina de Oliveira
Andrade, Gabriela Sobral Santos
Albuquerque, Gabriela Paracampo de
Oliveira, Denile Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Parada Cardíaca
Reanimação Cardiopulmonar
Adolescente.
topic Parada Cardíaca
Reanimação Cardiopulmonar
Adolescente.
description A parada cardiorrespiratória (PCR) é definida como cessação abrupta da função mecânica cardíaca, ocorrendo, consequentemente, a parada de outros órgãos vitais devido à falta de oxigenação. O tratamento imediato para minimizar esse quadro é a Reanimação Cardiorrespiratória (RCP), embora seja evidente o desconhecimento por parte da população na prestação do suporte básico de vida (SBV). Neste contexto, foi realizado no dia 09 de novembro de 2018, na Escola Tenente Rêgo Barros, um projeto de extensão que objetivou capacitar 91 alunos do 2° ano do Ensino Médio acerca o do SBV, manuseio do Desfibrilador Automático Externo (DEA) e ciclos de compressões-ventilações efetivas. Foram aplicados questionários para avaliação do conhecimento antes e após a capacitação (pré e pós- teste). A maioria dos participantes (47%) era do sexo masculino, com média de 16,5 anos. A média de acertos antes foi de 5,7 questões/aluno para 13 questões no questionário final, demonstrando compreensão do tema por parte dos alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28147
10.34119/bjhrv4n2-349
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28147
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n2-349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/28147/22291
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 8216-8229
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 8216-8229
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240061958291456