Comparação entre as metodologias ativas da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e da Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL) na Educação Médica: estudo de revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cárita Chagas
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Chagas, Leonardo Sousa, Gomes, Aglaupe Chagas, Valentino, Talita Caroline de Oliveira, Faria, Tamara Veiga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66300
Resumo: O conhecimento centrado no aluno torna-se cada vez mais um desafio frente ao surgimento de novas tecnologias e do progresso social. Nesse cenário, instituições de ensino superior tem adotado na educação médica as metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Estas são consideradas abordagens educacionais que se destinam a formação construtiva do estudante, por meio do fortalecimento de sua autonomia e valorização de suas vivências. Nesse cenário, identificar as potencialidades e fragilidades de metodologias ativas como o Problem-based learning (PBL) e Team based-learning (TBL) são importantes no processo educacional. Analisar as vantagens e as desvantagens da utilização das metodologias ativas Problem-based learning (PBL) e Team based-learning (TBL) na Educação Médica. Trata-se de um estudo de revisão sistemática, seguindo o guia de recomendações PRISMA, utilizando as bases de dados PubMed/Medline, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cochrane; Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) para pesquisa de estudos publicados entre os anos de 2017 e 2022. Para a busca na literatura, a estratégia de busca foi estabelecida utilizando os seguintes descritores na língua inglesa: “education medical”, “problem based learning (PBL)”, “team based learning (TBL)”, juntamente com o operador booleano AND. Identificou-se 227 estudos dos quais 12 foram elegíveis e incluídos. A metodologia observacional do tipo transversal foi predominante, com prevalência de estudantes do primeiro e terceiro ano da graduação de Medicina entre o público-alvo, e abrangência de 9 países, em sua maioria os estudos foram realizados na Ásia (n=10). As vantagens e desvantagens foram agrupadas em seis diferentes categorias: avaliação; dinâmica de grupo; estrutura; gestão de tempo; habilidades e; preparação e participação. Habilidades (n=18) teve uma maior frequência entre as diferentes vantagens identificadas, enquanto estrutura (n=15) foi predominante entre as desvantagens. Por meio de uma abordagem exploratória foi possível observar que nenhuma estratégia pedagógica isolada transforma completamente o ambiente educacional, pois essa mudança depende do comprometimento de professores e alunos. Identificar variáveis que impactam a dinâmica do ensino é fundamental para o aprimoramento do sistema educacional. À medida que se avalia a percepção estudantil, ou seja, a população diretamente envolvida nas abordagens de ensino-aprendizagem por metodologias ativas, torna-se possível desenvolver definir estratégias capazes de atuar em uma formação consistente e focada na superação de desafios. Identificar as potencialidades e fragilidades são medidas iniciais para tomadas de decisões direcionadas aos desdobramentos e execução pertinentes a dinâmica de ensino e aprendizagem de uma abordagem metodológica
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