A formação docente do professor surdo: aproximações e distanciamentos com a identidade docente / Teacher training for deaf teachers: approaches and distances with teacher identity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portilho, Wanderson do Amaral
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Portilho, Ana Paula Bernardi, Souza, Adrielle Lopes, de Oliveira, Alexander Medeiros Pascoal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/25544
Resumo: Tem por objetivo evidenciar as dificuldades encontradas pelo aluno surdo dentro do contexto educacional, desde a escolarização básica até a graduação. O método utilizado foi um relato de experiência, enquanto acadêmico do curso de Educação Física, abordando aspectos marcantes desde o ensino fundamental até a entrada na faculdade e conclusão do curso. Conclui-se que é preciso maior sensibilização para o desenvolvimento dos alunos surdos, garantindo-lhes uma escolarização democrática. 
id BJRH-0_ae2454ca749ef7feaa79e985023af259
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25544
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A formação docente do professor surdo: aproximações e distanciamentos com a identidade docente / Teacher training for deaf teachers: approaches and distances with teacher identityFormação DocenteIdentidade DocenteSurdezEducação Física.Tem por objetivo evidenciar as dificuldades encontradas pelo aluno surdo dentro do contexto educacional, desde a escolarização básica até a graduação. O método utilizado foi um relato de experiência, enquanto acadêmico do curso de Educação Física, abordando aspectos marcantes desde o ensino fundamental até a entrada na faculdade e conclusão do curso. Conclui-se que é preciso maior sensibilização para o desenvolvimento dos alunos surdos, garantindo-lhes uma escolarização democrática. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2554410.34119/bjhrv4n2-011Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 4120-4129Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 4120-41292595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/25544/20339Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessPortilho, Wanderson do AmaralPortilho, Ana Paula BernardiSouza, Adrielle Lopesde Oliveira, Alexander Medeiros Pascoal2021-05-31T22:30:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/25544Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-05-31T22:30:28Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação docente do professor surdo: aproximações e distanciamentos com a identidade docente / Teacher training for deaf teachers: approaches and distances with teacher identity
title A formação docente do professor surdo: aproximações e distanciamentos com a identidade docente / Teacher training for deaf teachers: approaches and distances with teacher identity
spellingShingle A formação docente do professor surdo: aproximações e distanciamentos com a identidade docente / Teacher training for deaf teachers: approaches and distances with teacher identity
Portilho, Wanderson do Amaral
Formação Docente
Identidade Docente
Surdez
Educação Física.
title_short A formação docente do professor surdo: aproximações e distanciamentos com a identidade docente / Teacher training for deaf teachers: approaches and distances with teacher identity
title_full A formação docente do professor surdo: aproximações e distanciamentos com a identidade docente / Teacher training for deaf teachers: approaches and distances with teacher identity
title_fullStr A formação docente do professor surdo: aproximações e distanciamentos com a identidade docente / Teacher training for deaf teachers: approaches and distances with teacher identity
title_full_unstemmed A formação docente do professor surdo: aproximações e distanciamentos com a identidade docente / Teacher training for deaf teachers: approaches and distances with teacher identity
title_sort A formação docente do professor surdo: aproximações e distanciamentos com a identidade docente / Teacher training for deaf teachers: approaches and distances with teacher identity
author Portilho, Wanderson do Amaral
author_facet Portilho, Wanderson do Amaral
Portilho, Ana Paula Bernardi
Souza, Adrielle Lopes
de Oliveira, Alexander Medeiros Pascoal
author_role author
author2 Portilho, Ana Paula Bernardi
Souza, Adrielle Lopes
de Oliveira, Alexander Medeiros Pascoal
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Portilho, Wanderson do Amaral
Portilho, Ana Paula Bernardi
Souza, Adrielle Lopes
de Oliveira, Alexander Medeiros Pascoal
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Identidade Docente
Surdez
Educação Física.
topic Formação Docente
Identidade Docente
Surdez
Educação Física.
description Tem por objetivo evidenciar as dificuldades encontradas pelo aluno surdo dentro do contexto educacional, desde a escolarização básica até a graduação. O método utilizado foi um relato de experiência, enquanto acadêmico do curso de Educação Física, abordando aspectos marcantes desde o ensino fundamental até a entrada na faculdade e conclusão do curso. Conclui-se que é preciso maior sensibilização para o desenvolvimento dos alunos surdos, garantindo-lhes uma escolarização democrática. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/25544
10.34119/bjhrv4n2-011
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/25544
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n2-011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/25544/20339
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 2 (2021); 4120-4129
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 2 (2021); 4120-4129
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240059859042304