A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188261 |
Resumo: | Essa dissertação investigou a inclusão de um aluno surdo com implante coclear em uma escola municipal do Rio de Janeiro por meio do trabalho e percepção de professores e coordenação pedagógica. Para tanto, foram realizadas observações das aulas dos professores das disciplinas Ciências, Matemática, Inglês e Português, acompanhamento de algumas atividades com a professora da sala de recursos e realização de entrevistas com alguns desses professores e com a coordenadora pedagógica. Foi feita a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola, buscando investigar de que forma esta unidade de ensino se coloca aberta à diversidade e se ela privilegia uma abordagem multicultural nos conteúdos e projetos (CANEN; XAVIER). Além disso, investigou-se de que modo é abordada a questão da inclusão no documento e se há ênfase ao respeito à diversidade cultural e identitária de seus alunos. Esta pesquisa buscou discutir e refletir sobre algumas tensões que envolvem a inclusão de alunos surdos em classes comuns, principalmente alunos com implante coclear, que são vistos, muitas vezes, como ouvintes ou como surdos “curados” que não necessitam de metodologias específicas. Para a análise dos dados, foram construídas cinco categorias, abordando as temáticas: metodologias e formação de professores no contexto da inclusão multicultural, avaliação e desempenho escolar do aluno com implante coclear, identidades de pessoas surdas implantadas, participação da família e língua de sinais e implante coclear: rompendo com a dicotomia. Ao final, conclui-se que o surdo implantado pode tornar-se um sujeito bilíngue, utilizando a língua de sinais e língua portuguesa nas modalidades escrita e oral. Propõe-se a inclusão multicultural, respeitando-se os aspectos culturais e identitários dos alunos, enfocando o multiculturalismo crítico (CANEN; CANDAU) nesse processo. |
id |
UFSC_5368b14b586351a01a03a1dc50cdb460 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188261 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclearSurdezImplante coclearInclusãoMulticulturalismoPrática docenteEssa dissertação investigou a inclusão de um aluno surdo com implante coclear em uma escola municipal do Rio de Janeiro por meio do trabalho e percepção de professores e coordenação pedagógica. Para tanto, foram realizadas observações das aulas dos professores das disciplinas Ciências, Matemática, Inglês e Português, acompanhamento de algumas atividades com a professora da sala de recursos e realização de entrevistas com alguns desses professores e com a coordenadora pedagógica. Foi feita a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola, buscando investigar de que forma esta unidade de ensino se coloca aberta à diversidade e se ela privilegia uma abordagem multicultural nos conteúdos e projetos (CANEN; XAVIER). Além disso, investigou-se de que modo é abordada a questão da inclusão no documento e se há ênfase ao respeito à diversidade cultural e identitária de seus alunos. Esta pesquisa buscou discutir e refletir sobre algumas tensões que envolvem a inclusão de alunos surdos em classes comuns, principalmente alunos com implante coclear, que são vistos, muitas vezes, como ouvintes ou como surdos “curados” que não necessitam de metodologias específicas. Para a análise dos dados, foram construídas cinco categorias, abordando as temáticas: metodologias e formação de professores no contexto da inclusão multicultural, avaliação e desempenho escolar do aluno com implante coclear, identidades de pessoas surdas implantadas, participação da família e língua de sinais e implante coclear: rompendo com a dicotomia. Ao final, conclui-se que o surdo implantado pode tornar-se um sujeito bilíngue, utilizando a língua de sinais e língua portuguesa nas modalidades escrita e oral. Propõe-se a inclusão multicultural, respeitando-se os aspectos culturais e identitários dos alunos, enfocando o multiculturalismo crítico (CANEN; CANDAU) nesse processo.UFRJ2018-07-14T01:18:18Z2018-07-14T01:18:18Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Juliana Pêgas. A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015. Orientadora: Dra. Celeste Azulai Kelmanhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188261COSTA, Juliana Pêgasporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-14T01:18:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188261Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-14T01:18:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear |
title |
A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear |
spellingShingle |
A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear COSTA, Juliana Pêgas Surdez Implante coclear Inclusão Multiculturalismo Prática docente |
title_short |
A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear |
title_full |
A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear |
title_fullStr |
A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear |
title_full_unstemmed |
A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear |
title_sort |
A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear |
author |
COSTA, Juliana Pêgas |
author_facet |
COSTA, Juliana Pêgas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Juliana Pêgas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdez Implante coclear Inclusão Multiculturalismo Prática docente |
topic |
Surdez Implante coclear Inclusão Multiculturalismo Prática docente |
description |
Essa dissertação investigou a inclusão de um aluno surdo com implante coclear em uma escola municipal do Rio de Janeiro por meio do trabalho e percepção de professores e coordenação pedagógica. Para tanto, foram realizadas observações das aulas dos professores das disciplinas Ciências, Matemática, Inglês e Português, acompanhamento de algumas atividades com a professora da sala de recursos e realização de entrevistas com alguns desses professores e com a coordenadora pedagógica. Foi feita a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola, buscando investigar de que forma esta unidade de ensino se coloca aberta à diversidade e se ela privilegia uma abordagem multicultural nos conteúdos e projetos (CANEN; XAVIER). Além disso, investigou-se de que modo é abordada a questão da inclusão no documento e se há ênfase ao respeito à diversidade cultural e identitária de seus alunos. Esta pesquisa buscou discutir e refletir sobre algumas tensões que envolvem a inclusão de alunos surdos em classes comuns, principalmente alunos com implante coclear, que são vistos, muitas vezes, como ouvintes ou como surdos “curados” que não necessitam de metodologias específicas. Para a análise dos dados, foram construídas cinco categorias, abordando as temáticas: metodologias e formação de professores no contexto da inclusão multicultural, avaliação e desempenho escolar do aluno com implante coclear, identidades de pessoas surdas implantadas, participação da família e língua de sinais e implante coclear: rompendo com a dicotomia. Ao final, conclui-se que o surdo implantado pode tornar-se um sujeito bilíngue, utilizando a língua de sinais e língua portuguesa nas modalidades escrita e oral. Propõe-se a inclusão multicultural, respeitando-se os aspectos culturais e identitários dos alunos, enfocando o multiculturalismo crítico (CANEN; CANDAU) nesse processo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-07-14T01:18:18Z 2018-07-14T01:18:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Juliana Pêgas. A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015. Orientadora: Dra. Celeste Azulai Kelman https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188261 |
identifier_str_mv |
COSTA, Juliana Pêgas. A prática docente na inclusão educacional de um aluno surdo com implante coclear. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015. Orientadora: Dra. Celeste Azulai Kelman |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652022277210112 |