A relação entre a memória de trabalho e a aprendizagem escolar – considerações e proposições / The relationship between working memory and school learning - considerations and propositions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/30416 |
Resumo: | Este artigo traz uma discussão teórica a respeito da memória de trabalho e suas implicações para a aprendizagem escolar. Inicialmente é feito uma conceituação de memória de trabalho como uma função executiva do córtex pré-frontal que é responsável por comportamento positivo diante das exigências do ambiente. A memória de trabalho/operacional está relacionada com a capacidade de manipular e manter informações em curto período de tempo para garantir a concretização de um novo conhecimento. Argumentamos que a fragilidade nessa memória traz sérios prejuízos para o desempenho acadêmico de um estudante. Essa fragilidade por estar associada a questões pedagógicas, questões socioeconômicas, problemas de saúde, problemas emocionais, entre ouros e acarretam prejuízos de aprendizagem escolar, principalmente no início da vida acadêmica. Argumentamos, finalmente, que a intervenção precoce quando da observação de qualquer fragilidade na memória de trabalho pode contribuir, de maneira efetiva, para o sucesso de crianças, adolescentes e jovens na construção de aprendizagem acadêmica. |
id |
BJRH-0_b101f929242a7746d1baa8e639c4b02c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30416 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre a memória de trabalho e a aprendizagem escolar – considerações e proposições / The relationship between working memory and school learning - considerations and propositionsMemória de trabalhoaprendizagemdesempenho acadêmico.Este artigo traz uma discussão teórica a respeito da memória de trabalho e suas implicações para a aprendizagem escolar. Inicialmente é feito uma conceituação de memória de trabalho como uma função executiva do córtex pré-frontal que é responsável por comportamento positivo diante das exigências do ambiente. A memória de trabalho/operacional está relacionada com a capacidade de manipular e manter informações em curto período de tempo para garantir a concretização de um novo conhecimento. Argumentamos que a fragilidade nessa memória traz sérios prejuízos para o desempenho acadêmico de um estudante. Essa fragilidade por estar associada a questões pedagógicas, questões socioeconômicas, problemas de saúde, problemas emocionais, entre ouros e acarretam prejuízos de aprendizagem escolar, principalmente no início da vida acadêmica. Argumentamos, finalmente, que a intervenção precoce quando da observação de qualquer fragilidade na memória de trabalho pode contribuir, de maneira efetiva, para o sucesso de crianças, adolescentes e jovens na construção de aprendizagem acadêmica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/3041610.34119/bjhrv4n3-158Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 3 (2021); 11680-11691Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 3 (2021); 11680-116912595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/30416/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Jairon Pinheirodo Nascimento, Ana Carolina Santos2021-07-01T20:07:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30416Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-07-01T20:07:13Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre a memória de trabalho e a aprendizagem escolar – considerações e proposições / The relationship between working memory and school learning - considerations and propositions |
title |
A relação entre a memória de trabalho e a aprendizagem escolar – considerações e proposições / The relationship between working memory and school learning - considerations and propositions |
spellingShingle |
A relação entre a memória de trabalho e a aprendizagem escolar – considerações e proposições / The relationship between working memory and school learning - considerations and propositions da Silva, Jairon Pinheiro Memória de trabalho aprendizagem desempenho acadêmico. |
title_short |
A relação entre a memória de trabalho e a aprendizagem escolar – considerações e proposições / The relationship between working memory and school learning - considerations and propositions |
title_full |
A relação entre a memória de trabalho e a aprendizagem escolar – considerações e proposições / The relationship between working memory and school learning - considerations and propositions |
title_fullStr |
A relação entre a memória de trabalho e a aprendizagem escolar – considerações e proposições / The relationship between working memory and school learning - considerations and propositions |
title_full_unstemmed |
A relação entre a memória de trabalho e a aprendizagem escolar – considerações e proposições / The relationship between working memory and school learning - considerations and propositions |
title_sort |
A relação entre a memória de trabalho e a aprendizagem escolar – considerações e proposições / The relationship between working memory and school learning - considerations and propositions |
author |
da Silva, Jairon Pinheiro |
author_facet |
da Silva, Jairon Pinheiro do Nascimento, Ana Carolina Santos |
author_role |
author |
author2 |
do Nascimento, Ana Carolina Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Jairon Pinheiro do Nascimento, Ana Carolina Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória de trabalho aprendizagem desempenho acadêmico. |
topic |
Memória de trabalho aprendizagem desempenho acadêmico. |
description |
Este artigo traz uma discussão teórica a respeito da memória de trabalho e suas implicações para a aprendizagem escolar. Inicialmente é feito uma conceituação de memória de trabalho como uma função executiva do córtex pré-frontal que é responsável por comportamento positivo diante das exigências do ambiente. A memória de trabalho/operacional está relacionada com a capacidade de manipular e manter informações em curto período de tempo para garantir a concretização de um novo conhecimento. Argumentamos que a fragilidade nessa memória traz sérios prejuízos para o desempenho acadêmico de um estudante. Essa fragilidade por estar associada a questões pedagógicas, questões socioeconômicas, problemas de saúde, problemas emocionais, entre ouros e acarretam prejuízos de aprendizagem escolar, principalmente no início da vida acadêmica. Argumentamos, finalmente, que a intervenção precoce quando da observação de qualquer fragilidade na memória de trabalho pode contribuir, de maneira efetiva, para o sucesso de crianças, adolescentes e jovens na construção de aprendizagem acadêmica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/30416 10.34119/bjhrv4n3-158 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/30416 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n3-158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/30416/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 3 (2021); 11680-11691 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 3 (2021); 11680-11691 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240063187222528 |