Adesão ao isolamento social entre universitários durante a pandemia do Covid-19: comparação entre estudantes de medicina e de cursos não relacionados à área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bretas, Amanda Duarte
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Ferreira, Amanda Cambraia, Coelho, Maria Clara de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/67610
Resumo: Introdução: Em março de 2020, a OMS decretou estado de pandemia, motivada pela descoberta do novo coronavírus. Desde então, foram reportados aproximadamente 270 milhões de casos e 5 milhões de mortes por COVID-19. As manifestações clínicas são majoritariamente respiratórias, sendo dispnéia, febre e fadiga os sintomas mais comuns. Inicialmente, a ausência de evidências científicas consolidadas levou os gestores de saúde a adotarem medidas conservadoras, como o isolamento social, objetivando controlar a disseminação viral. Objetivos: Comparar o entendimento e a adesão ao isolamento social entre estudantes de medicina e de cursos não relacionados à área da saúde. Métodos: Estudo observacional transversal, realizado através da  aplicação de questionário online, acerca das razões e do cumprimento das medidas de isolamento social. Resultados: Participaram  399 estudantes , sendo 199 de medicina e 200 de outros cursos.  277 (69,4%) eram do sexo feminino e 122 (30,6%) masculino.  Estudantes de medicina e de cursos não relacionados à saúde entenderam de forma similar a razão pela qual o isolamento social foi requerido durante a pandemia e o cumpriram por tempo semelhante. Houve  diferença estatisticamente relevante entre os grupos comparados  quanto à acreditação na efetividade da adoção das medidas de isolamento social, aos motivos que os levaram a cumprir e descumprir o isolamento social e quanto ao número de pessoas que encontraram durante as atividades de lazer. Conclusão: O conhecimento mais específico adquirido pelos estudantes do curso médico pode ter contribuído para as diferenças de comportamento aqui expostas, de modo individual e coletivo.
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