TDAH na infância: uma revisão narrativa: ADHD in childhood: a narrative review
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53166 |
Resumo: | Introdução: O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é caracterizado como uma síndrome psiquiátrica de alta prevalência na pediatria, tendo consigo critérios clínicos operacionais bem estabelecidos para o seu diagnóstico. Objetivo: revisão dos elementos essenciais referentes ao diagnóstico precoce e às abordagens sociais do TDAH na infância. Discussão: O TDAH tem como etiologia diversos fatores: marcadores fenotípicos e genéticos; mostrando uma complexa alteração embriológica nos substratos neurais que regulam as funções executivas, tendo principalmente uma dificuldade em inibir comportamentos e de controlar as interferências. As consequências da falha neste processo inibitório seriam responsáveis pelas sintomatologias de baixa tolerância à espera, alta necessidade de recompensa imediata, falta de um comportamento governado por regras, falha na previsão das consequências e emissão de respostas rápidas, porém imprecisas. Conclusão: Percebe-se que o TDAH é uma condição de grande prevalência na população pediátrica e que causa diversos impactos na vida cotidiana das crianças. Sendo assim, é necessário que haja um diagnóstico precoce deste transtorno, a fim de que os pacientes recebam intervenções em tempo oportuno, para que as consequências negativas da doença sejam atenuadas. |
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