TDAH na infância: uma revisão narrativa: ADHD in childhood: a narrative review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Clarice Carmona
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silveira, Rafael Pinto, Pacheco, Denise Cristina, Vieira, Larissa Caixeta, Seabra, Rafael Castro, Cavalcante, Raíssa Rebeca Albuquerque, Rego, Arianan Maracaipe, Praça, Natália Claret Torres, Silveira, Victoria Hemilly de Moraes, Batista, Matheus Neres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/53166
Resumo: Introdução: O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é caracterizado como uma síndrome psiquiátrica de alta prevalência na pediatria, tendo consigo critérios clínicos operacionais bem estabelecidos para o seu diagnóstico. Objetivo: revisão dos elementos essenciais referentes ao diagnóstico precoce e às abordagens sociais do TDAH na infância. Discussão: O TDAH tem como etiologia diversos fatores: marcadores fenotípicos e genéticos; mostrando uma complexa alteração embriológica nos substratos neurais que regulam as funções executivas, tendo principalmente uma dificuldade em inibir comportamentos e de controlar as interferências. As consequências da falha neste processo inibitório seriam responsáveis pelas sintomatologias de baixa tolerância à espera, alta necessidade de recompensa imediata, falta de um comportamento governado por regras, falha na previsão das consequências e emissão de respostas rápidas, porém imprecisas. Conclusão: Percebe-se que o TDAH é uma condição de grande prevalência na população pediátrica e que causa diversos impactos na vida cotidiana das crianças. Sendo assim, é necessário que haja um diagnóstico precoce deste transtorno, a fim de que os pacientes recebam intervenções em tempo oportuno, para que as consequências negativas da doença sejam atenuadas. 
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