TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n7-402 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13299 |
Resumo: | Pretendeu-se neste trabalho tratar o tema das ações psicopedagógicas básicas para atendimento de alunos portadores de TDAH, desenvolvidas no ambiente escolar, especialmente nas salas de aula. Ressalta-se a importância de que os profissionais e professores que lidam com TDAH possam ter uma formação mais específica, cuidando de ampliar suas informações e conhecimentos sobre a doença e sobre as suas consequências ao nível do comportamento. O conhecimento ampliado dos professores e profissionais da educação sobre o TDAH é o norte que permite que haja adaptabilidade da instituição e do ensino no sentido de levar os alunos portadores de TDAH a cumprirem a previsão curricular com sucesso. Esta pesquisa se dedicou a buscar conhecimento básico atual sobre o TDAH e sobre ações importantes de abordagem dos sujeitos, que estão baseadas em achados terapêuticos. Ao final se compreende que além das informações e da formação dos professores é necessário que se desenvolva um senso comum de responsabilidade sobre a abordagem de alunos portadores de TDAH sem descuidar-se da necessária adaptação destes ao ambiente coletivo educacional. |
id |
VERACRUZ-0_947b3cae86f8c9ec8abf6f558b0e72d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13299 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning ProcessEducaçãoAções educativasTDAHComportamentoPretendeu-se neste trabalho tratar o tema das ações psicopedagógicas básicas para atendimento de alunos portadores de TDAH, desenvolvidas no ambiente escolar, especialmente nas salas de aula. Ressalta-se a importância de que os profissionais e professores que lidam com TDAH possam ter uma formação mais específica, cuidando de ampliar suas informações e conhecimentos sobre a doença e sobre as suas consequências ao nível do comportamento. O conhecimento ampliado dos professores e profissionais da educação sobre o TDAH é o norte que permite que haja adaptabilidade da instituição e do ensino no sentido de levar os alunos portadores de TDAH a cumprirem a previsão curricular com sucesso. Esta pesquisa se dedicou a buscar conhecimento básico atual sobre o TDAH e sobre ações importantes de abordagem dos sujeitos, que estão baseadas em achados terapêuticos. Ao final se compreende que além das informações e da formação dos professores é necessário que se desenvolva um senso comum de responsabilidade sobre a abordagem de alunos portadores de TDAH sem descuidar-se da necessária adaptação destes ao ambiente coletivo educacional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1329910.34117/bjdv6n7-402Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47492-47503Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47492-47503Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47492-475032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13299/11179Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Priscila Mendes GrañaSouza, Nicole Miranda deCosta, Simone Teixeira da LuzBarbosa, Luisa Carla SantosSacramento, Gielson Almeida doCarvalho, Fernanda de AndradeSoares, Isabela Machado Sampaio CostaSantana, Fabio Santos2020-08-11T15:17:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13299Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:04.266649Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process |
title |
TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process |
spellingShingle |
TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process Oliveira, Priscila Mendes Graña Educação Ações educativas TDAH Comportamento Oliveira, Priscila Mendes Graña Educação Ações educativas TDAH Comportamento |
title_short |
TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process |
title_full |
TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process |
title_fullStr |
TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process |
title_full_unstemmed |
TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process |
title_sort |
TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process |
author |
Oliveira, Priscila Mendes Graña |
author_facet |
Oliveira, Priscila Mendes Graña Oliveira, Priscila Mendes Graña Souza, Nicole Miranda de Costa, Simone Teixeira da Luz Barbosa, Luisa Carla Santos Sacramento, Gielson Almeida do Carvalho, Fernanda de Andrade Soares, Isabela Machado Sampaio Costa Santana, Fabio Santos Souza, Nicole Miranda de Costa, Simone Teixeira da Luz Barbosa, Luisa Carla Santos Sacramento, Gielson Almeida do Carvalho, Fernanda de Andrade Soares, Isabela Machado Sampaio Costa Santana, Fabio Santos |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Nicole Miranda de Costa, Simone Teixeira da Luz Barbosa, Luisa Carla Santos Sacramento, Gielson Almeida do Carvalho, Fernanda de Andrade Soares, Isabela Machado Sampaio Costa Santana, Fabio Santos |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Priscila Mendes Graña Souza, Nicole Miranda de Costa, Simone Teixeira da Luz Barbosa, Luisa Carla Santos Sacramento, Gielson Almeida do Carvalho, Fernanda de Andrade Soares, Isabela Machado Sampaio Costa Santana, Fabio Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ações educativas TDAH Comportamento |
topic |
Educação Ações educativas TDAH Comportamento |
description |
Pretendeu-se neste trabalho tratar o tema das ações psicopedagógicas básicas para atendimento de alunos portadores de TDAH, desenvolvidas no ambiente escolar, especialmente nas salas de aula. Ressalta-se a importância de que os profissionais e professores que lidam com TDAH possam ter uma formação mais específica, cuidando de ampliar suas informações e conhecimentos sobre a doença e sobre as suas consequências ao nível do comportamento. O conhecimento ampliado dos professores e profissionais da educação sobre o TDAH é o norte que permite que haja adaptabilidade da instituição e do ensino no sentido de levar os alunos portadores de TDAH a cumprirem a previsão curricular com sucesso. Esta pesquisa se dedicou a buscar conhecimento básico atual sobre o TDAH e sobre ações importantes de abordagem dos sujeitos, que estão baseadas em achados terapêuticos. Ao final se compreende que além das informações e da formação dos professores é necessário que se desenvolva um senso comum de responsabilidade sobre a abordagem de alunos portadores de TDAH sem descuidar-se da necessária adaptação destes ao ambiente coletivo educacional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13299 10.34117/bjdv6n7-402 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13299 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13299/11179 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47492-47503 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47492-47503 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47492-47503 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183777590312960 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-402 |