TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Priscila Mendes Graña
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Nicole Miranda de, Costa, Simone Teixeira da Luz, Barbosa, Luisa Carla Santos, Sacramento, Gielson Almeida do, Carvalho, Fernanda de Andrade, Soares, Isabela Machado Sampaio Costa, Santana, Fabio Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n7-402
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13299
Resumo: Pretendeu-se neste trabalho tratar o tema das ações psicopedagógicas básicas para atendimento de alunos portadores de TDAH, desenvolvidas no ambiente escolar, especialmente nas salas de aula. Ressalta-se a importância de que os profissionais e professores que lidam com TDAH possam ter uma formação mais específica, cuidando de ampliar suas informações e conhecimentos sobre a doença e sobre as suas consequências ao nível do comportamento. O conhecimento ampliado dos professores e profissionais da educação sobre o TDAH é o norte que permite que haja adaptabilidade da instituição e do ensino no sentido de levar os alunos portadores de TDAH a cumprirem a previsão curricular com sucesso. Esta pesquisa se dedicou a buscar conhecimento básico atual sobre o TDAH e sobre ações importantes de abordagem dos sujeitos, que estão baseadas em achados terapêuticos. Ao final se compreende que além das informações e da formação dos professores é necessário que se desenvolva um senso comum de responsabilidade sobre a abordagem de alunos portadores de TDAH sem descuidar-se da necessária adaptação destes ao ambiente coletivo educacional.
id VERACRUZ-0_947b3cae86f8c9ec8abf6f558b0e72d8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13299
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning ProcessEducaçãoAções educativasTDAHComportamentoPretendeu-se neste trabalho tratar o tema das ações psicopedagógicas básicas para atendimento de alunos portadores de TDAH, desenvolvidas no ambiente escolar, especialmente nas salas de aula. Ressalta-se a importância de que os profissionais e professores que lidam com TDAH possam ter uma formação mais específica, cuidando de ampliar suas informações e conhecimentos sobre a doença e sobre as suas consequências ao nível do comportamento. O conhecimento ampliado dos professores e profissionais da educação sobre o TDAH é o norte que permite que haja adaptabilidade da instituição e do ensino no sentido de levar os alunos portadores de TDAH a cumprirem a previsão curricular com sucesso. Esta pesquisa se dedicou a buscar conhecimento básico atual sobre o TDAH e sobre ações importantes de abordagem dos sujeitos, que estão baseadas em achados terapêuticos. Ao final se compreende que além das informações e da formação dos professores é necessário que se desenvolva um senso comum de responsabilidade sobre a abordagem de alunos portadores de TDAH sem descuidar-se da necessária adaptação destes ao ambiente coletivo educacional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1329910.34117/bjdv6n7-402Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47492-47503Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47492-47503Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47492-475032525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13299/11179Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Priscila Mendes GrañaSouza, Nicole Miranda deCosta, Simone Teixeira da LuzBarbosa, Luisa Carla SantosSacramento, Gielson Almeida doCarvalho, Fernanda de AndradeSoares, Isabela Machado Sampaio CostaSantana, Fabio Santos2020-08-11T15:17:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13299Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:04.266649Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process
title TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process
spellingShingle TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process
TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process
Oliveira, Priscila Mendes Graña
Educação
Ações educativas
TDAH
Comportamento
Oliveira, Priscila Mendes Graña
Educação
Ações educativas
TDAH
Comportamento
title_short TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process
title_full TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process
title_fullStr TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process
TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process
title_full_unstemmed TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process
TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process
title_sort TDAH e o Processo de Aprendizagem / ADHD and the Learning Process
author Oliveira, Priscila Mendes Graña
author_facet Oliveira, Priscila Mendes Graña
Oliveira, Priscila Mendes Graña
Souza, Nicole Miranda de
Costa, Simone Teixeira da Luz
Barbosa, Luisa Carla Santos
Sacramento, Gielson Almeida do
Carvalho, Fernanda de Andrade
Soares, Isabela Machado Sampaio Costa
Santana, Fabio Santos
Souza, Nicole Miranda de
Costa, Simone Teixeira da Luz
Barbosa, Luisa Carla Santos
Sacramento, Gielson Almeida do
Carvalho, Fernanda de Andrade
Soares, Isabela Machado Sampaio Costa
Santana, Fabio Santos
author_role author
author2 Souza, Nicole Miranda de
Costa, Simone Teixeira da Luz
Barbosa, Luisa Carla Santos
Sacramento, Gielson Almeida do
Carvalho, Fernanda de Andrade
Soares, Isabela Machado Sampaio Costa
Santana, Fabio Santos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Priscila Mendes Graña
Souza, Nicole Miranda de
Costa, Simone Teixeira da Luz
Barbosa, Luisa Carla Santos
Sacramento, Gielson Almeida do
Carvalho, Fernanda de Andrade
Soares, Isabela Machado Sampaio Costa
Santana, Fabio Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ações educativas
TDAH
Comportamento
topic Educação
Ações educativas
TDAH
Comportamento
description Pretendeu-se neste trabalho tratar o tema das ações psicopedagógicas básicas para atendimento de alunos portadores de TDAH, desenvolvidas no ambiente escolar, especialmente nas salas de aula. Ressalta-se a importância de que os profissionais e professores que lidam com TDAH possam ter uma formação mais específica, cuidando de ampliar suas informações e conhecimentos sobre a doença e sobre as suas consequências ao nível do comportamento. O conhecimento ampliado dos professores e profissionais da educação sobre o TDAH é o norte que permite que haja adaptabilidade da instituição e do ensino no sentido de levar os alunos portadores de TDAH a cumprirem a previsão curricular com sucesso. Esta pesquisa se dedicou a buscar conhecimento básico atual sobre o TDAH e sobre ações importantes de abordagem dos sujeitos, que estão baseadas em achados terapêuticos. Ao final se compreende que além das informações e da formação dos professores é necessário que se desenvolva um senso comum de responsabilidade sobre a abordagem de alunos portadores de TDAH sem descuidar-se da necessária adaptação destes ao ambiente coletivo educacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13299
10.34117/bjdv6n7-402
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13299
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13299/11179
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47492-47503
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47492-47503
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47492-47503
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183777590312960
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n7-402