Conhecimento de estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Adjanny Estela Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho, Alana Carla Sousa, Paiva, Carlos Eduardo Amaral, Silva, Matheus Sallys Oliveira, Viana, Rafaela Souza, da Costa, Tiago Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58373
Resumo: O objetivo do estudo foi verificar o conhecimento de estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST), e realizar atividades lúdico-educativas como estratégia de conscientização. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa de intervenção, ocorrida em três etapas: 1. apresentação do projeto e aplicação de um questionário; 2. sensibilização; 3. realização de atividades lúdico-educativas. Os participantes foram estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamental e médio, totalizando 324 estudantes. Responderam ao questionário 126 estudantes; 53,2% (67) eram do sexo masculino; 65,1% (82) encontravam-se na faixa etária de 15-20 anos de idade. Embora 58,7% tenham assinalado saber o que é IST, apenas 50% assinalaram a opção correta quanto à forma de transmissão. Constatou-se que os participantes da pesquisa têm conhecimento limitado sobre as formas de transmissão de IST. As escolas necessitam de ações de educação em saúde com atividades dinâmicas, pois nem sempre o tema IST é tratado de forma adequada, uma vez que é cercado de tabus, gerando constrangimentos.  
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