Conhecimento de estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
DOI: | 10.34119/bjhrv6n2-141 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58373 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi verificar o conhecimento de estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST), e realizar atividades lúdico-educativas como estratégia de conscientização. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa de intervenção, ocorrida em três etapas: 1. apresentação do projeto e aplicação de um questionário; 2. sensibilização; 3. realização de atividades lúdico-educativas. Os participantes foram estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamental e médio, totalizando 324 estudantes. Responderam ao questionário 126 estudantes; 53,2% (67) eram do sexo masculino; 65,1% (82) encontravam-se na faixa etária de 15-20 anos de idade. Embora 58,7% tenham assinalado saber o que é IST, apenas 50% assinalaram a opção correta quanto à forma de transmissão. Constatou-se que os participantes da pesquisa têm conhecimento limitado sobre as formas de transmissão de IST. As escolas necessitam de ações de educação em saúde com atividades dinâmicas, pois nem sempre o tema IST é tratado de forma adequada, uma vez que é cercado de tabus, gerando constrangimentos. |
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