Conhecimento de estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58373 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi verificar o conhecimento de estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST), e realizar atividades lúdico-educativas como estratégia de conscientização. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa de intervenção, ocorrida em três etapas: 1. apresentação do projeto e aplicação de um questionário; 2. sensibilização; 3. realização de atividades lúdico-educativas. Os participantes foram estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamental e médio, totalizando 324 estudantes. Responderam ao questionário 126 estudantes; 53,2% (67) eram do sexo masculino; 65,1% (82) encontravam-se na faixa etária de 15-20 anos de idade. Embora 58,7% tenham assinalado saber o que é IST, apenas 50% assinalaram a opção correta quanto à forma de transmissão. Constatou-se que os participantes da pesquisa têm conhecimento limitado sobre as formas de transmissão de IST. As escolas necessitam de ações de educação em saúde com atividades dinâmicas, pois nem sempre o tema IST é tratado de forma adequada, uma vez que é cercado de tabus, gerando constrangimentos. |
id |
BJRH-0_baa8b51ef8aa7d26c80cd9ff96c163c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58373 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento de estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveisinfecção sexualmente transmissívelconhecimentoeducaçãoprevençãopromoção à saúdeO objetivo do estudo foi verificar o conhecimento de estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST), e realizar atividades lúdico-educativas como estratégia de conscientização. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa de intervenção, ocorrida em três etapas: 1. apresentação do projeto e aplicação de um questionário; 2. sensibilização; 3. realização de atividades lúdico-educativas. Os participantes foram estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamental e médio, totalizando 324 estudantes. Responderam ao questionário 126 estudantes; 53,2% (67) eram do sexo masculino; 65,1% (82) encontravam-se na faixa etária de 15-20 anos de idade. Embora 58,7% tenham assinalado saber o que é IST, apenas 50% assinalaram a opção correta quanto à forma de transmissão. Constatou-se que os participantes da pesquisa têm conhecimento limitado sobre as formas de transmissão de IST. As escolas necessitam de ações de educação em saúde com atividades dinâmicas, pois nem sempre o tema IST é tratado de forma adequada, uma vez que é cercado de tabus, gerando constrangimentos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5837310.34119/bjhrv6n2-141Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 6223-6237Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 6223-6237Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 6223-62372595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58373/42528de Souza, Adjanny Estela SantosCarvalho, Alana Carla SousaPaiva, Carlos Eduardo AmaralSilva, Matheus Sallys OliveiraViana, Rafaela Souzada Costa, Tiago Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-10T19:38:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58373Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-04-10T19:38:43Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento de estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis |
title |
Conhecimento de estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis |
spellingShingle |
Conhecimento de estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis de Souza, Adjanny Estela Santos infecção sexualmente transmissível conhecimento educação prevenção promoção à saúde |
title_short |
Conhecimento de estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis |
title_full |
Conhecimento de estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis |
title_fullStr |
Conhecimento de estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis |
title_full_unstemmed |
Conhecimento de estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis |
title_sort |
Conhecimento de estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis |
author |
de Souza, Adjanny Estela Santos |
author_facet |
de Souza, Adjanny Estela Santos Carvalho, Alana Carla Sousa Paiva, Carlos Eduardo Amaral Silva, Matheus Sallys Oliveira Viana, Rafaela Souza da Costa, Tiago Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Alana Carla Sousa Paiva, Carlos Eduardo Amaral Silva, Matheus Sallys Oliveira Viana, Rafaela Souza da Costa, Tiago Sousa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Adjanny Estela Santos Carvalho, Alana Carla Sousa Paiva, Carlos Eduardo Amaral Silva, Matheus Sallys Oliveira Viana, Rafaela Souza da Costa, Tiago Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
infecção sexualmente transmissível conhecimento educação prevenção promoção à saúde |
topic |
infecção sexualmente transmissível conhecimento educação prevenção promoção à saúde |
description |
O objetivo do estudo foi verificar o conhecimento de estudantes sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST), e realizar atividades lúdico-educativas como estratégia de conscientização. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa de intervenção, ocorrida em três etapas: 1. apresentação do projeto e aplicação de um questionário; 2. sensibilização; 3. realização de atividades lúdico-educativas. Os participantes foram estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamental e médio, totalizando 324 estudantes. Responderam ao questionário 126 estudantes; 53,2% (67) eram do sexo masculino; 65,1% (82) encontravam-se na faixa etária de 15-20 anos de idade. Embora 58,7% tenham assinalado saber o que é IST, apenas 50% assinalaram a opção correta quanto à forma de transmissão. Constatou-se que os participantes da pesquisa têm conhecimento limitado sobre as formas de transmissão de IST. As escolas necessitam de ações de educação em saúde com atividades dinâmicas, pois nem sempre o tema IST é tratado de forma adequada, uma vez que é cercado de tabus, gerando constrangimentos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58373 10.34119/bjhrv6n2-141 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58373 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv6n2-141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58373/42528 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 6223-6237 Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 6223-6237 Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 6223-6237 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240027935145984 |