A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Priscila Andreja
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Martins, Ivo da Costa, Cassiano, Carolina, Pedroso, Talita, Silva, Iasmin Gabrielli da, Leal, Laura Andrian, Henriques, Silvia Helena, Gimenes, Fernanda Raphael Escobar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68562
Resumo: A capacitação e a atualização de profissionais e acadêmicos de Enfermagem são fundamentais para o aprimoramento das práticas desenvolvidas nos setores de saúde. A exposição de vídeo-aulas enquanto prática pedagógica vem sendo amplamente utilizada por profissionais com significativo diferencial no processo ensino-aprendizagem, uma vez que seu uso tem mostrado resultados positivos no desenvolvimento diário de acadêmicos e profissionais. Com o avanço tecnológico mundial, vídeos educativos têm sido cada vez mais utilizados por enfermeiros para apresentar e elucidar determinados procedimentos de Enfermagem. Destacar os achados da literatura científica nacional acerca do uso de vídeos educativos como ferramenta tecnológica no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional para a Enfermagem. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com coleta de dados realizada em fevereiro de 2024, nas bases de dados LILACS, SciELO e PubMed. Considerou-se o espaço temporal entre 2019 e fevereiro de 2024 e os idiomas inglês e português. Os estudos mostraram que o ensino por meio de ferramentas audiovisuais tem sido capaz de proporcionar resultados satisfatórios no aperfeiçoamento de competências, tornando-se um fator estimulante se comparado ao sistema de ensino tradicional, pois desenvolve o conhecimento científico e altera comportamentos a partir da educação crítica e reflexiva em profissionais e acadêmicos. A dinâmica da construção e uso de vídeos como material didático permite que o aprendiz apresente melhor absorção e fixação do conteúdo educativo, com reconhecimento de suas dificuldades e aperfeiçoamento das habilidades, em especial no âmbito da Enfermagem, no qual os vídeos têm sido uma excelente alternativa, sendo capazes de reproduzir treinamentos e habilidades práticas fidedignamente. A literatura apontou que vídeos educativos, enquanto estratégia educacional, são capazes de despertar maior interesse de profissionais e acadêmicos, além de proporcionarem melhores resultados na absorção do conteúdo apresentado, incentivando o processo ensino-aprendizagem e aprimorando o desenvolvimento das práticas de saúde em Enfermagem. Por fim, ressalta-se a relevância dos vídeos educativos reproduzirem treinamentos práticos seguros, baseados em evidências e considerando o processo de validação por experts na área do conhecimento.  
id BJRH-0_be92461abdf690fa70baed71645534db
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/68562
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagemenfermagemensinoeducação continuadafilme e vídeo educativotecnologiaA capacitação e a atualização de profissionais e acadêmicos de Enfermagem são fundamentais para o aprimoramento das práticas desenvolvidas nos setores de saúde. A exposição de vídeo-aulas enquanto prática pedagógica vem sendo amplamente utilizada por profissionais com significativo diferencial no processo ensino-aprendizagem, uma vez que seu uso tem mostrado resultados positivos no desenvolvimento diário de acadêmicos e profissionais. Com o avanço tecnológico mundial, vídeos educativos têm sido cada vez mais utilizados por enfermeiros para apresentar e elucidar determinados procedimentos de Enfermagem. Destacar os achados da literatura científica nacional acerca do uso de vídeos educativos como ferramenta tecnológica no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional para a Enfermagem. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com coleta de dados realizada em fevereiro de 2024, nas bases de dados LILACS, SciELO e PubMed. Considerou-se o espaço temporal entre 2019 e fevereiro de 2024 e os idiomas inglês e português. Os estudos mostraram que o ensino por meio de ferramentas audiovisuais tem sido capaz de proporcionar resultados satisfatórios no aperfeiçoamento de competências, tornando-se um fator estimulante se comparado ao sistema de ensino tradicional, pois desenvolve o conhecimento científico e altera comportamentos a partir da educação crítica e reflexiva em profissionais e acadêmicos. A dinâmica da construção e uso de vídeos como material didático permite que o aprendiz apresente melhor absorção e fixação do conteúdo educativo, com reconhecimento de suas dificuldades e aperfeiçoamento das habilidades, em especial no âmbito da Enfermagem, no qual os vídeos têm sido uma excelente alternativa, sendo capazes de reproduzir treinamentos e habilidades práticas fidedignamente. A literatura apontou que vídeos educativos, enquanto estratégia educacional, são capazes de despertar maior interesse de profissionais e acadêmicos, além de proporcionarem melhores resultados na absorção do conteúdo apresentado, incentivando o processo ensino-aprendizagem e aprimorando o desenvolvimento das práticas de saúde em Enfermagem. Por fim, ressalta-se a relevância dos vídeos educativos reproduzirem treinamentos práticos seguros, baseados em evidências e considerando o processo de validação por experts na área do conhecimento.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6856210.34119/bjhrv7n2-244Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e68562Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e68562Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e685622595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68562/48639Oliveira, Priscila AndrejaMartins, Ivo da CostaCassiano, CarolinaPedroso, TalitaSilva, Iasmin Gabrielli daLeal, Laura AndrianHenriques, Silvia HelenaGimenes, Fernanda Raphael Escobarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-03T18:13:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/68562Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-04-03T18:13:39Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem
title A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem
spellingShingle A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem
Oliveira, Priscila Andreja
enfermagem
ensino
educação continuada
filme e vídeo educativo
tecnologia
title_short A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem
title_full A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem
title_fullStr A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem
title_full_unstemmed A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem
title_sort A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem
author Oliveira, Priscila Andreja
author_facet Oliveira, Priscila Andreja
Martins, Ivo da Costa
Cassiano, Carolina
Pedroso, Talita
Silva, Iasmin Gabrielli da
Leal, Laura Andrian
Henriques, Silvia Helena
Gimenes, Fernanda Raphael Escobar
author_role author
author2 Martins, Ivo da Costa
Cassiano, Carolina
Pedroso, Talita
Silva, Iasmin Gabrielli da
Leal, Laura Andrian
Henriques, Silvia Helena
Gimenes, Fernanda Raphael Escobar
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Priscila Andreja
Martins, Ivo da Costa
Cassiano, Carolina
Pedroso, Talita
Silva, Iasmin Gabrielli da
Leal, Laura Andrian
Henriques, Silvia Helena
Gimenes, Fernanda Raphael Escobar
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
ensino
educação continuada
filme e vídeo educativo
tecnologia
topic enfermagem
ensino
educação continuada
filme e vídeo educativo
tecnologia
description A capacitação e a atualização de profissionais e acadêmicos de Enfermagem são fundamentais para o aprimoramento das práticas desenvolvidas nos setores de saúde. A exposição de vídeo-aulas enquanto prática pedagógica vem sendo amplamente utilizada por profissionais com significativo diferencial no processo ensino-aprendizagem, uma vez que seu uso tem mostrado resultados positivos no desenvolvimento diário de acadêmicos e profissionais. Com o avanço tecnológico mundial, vídeos educativos têm sido cada vez mais utilizados por enfermeiros para apresentar e elucidar determinados procedimentos de Enfermagem. Destacar os achados da literatura científica nacional acerca do uso de vídeos educativos como ferramenta tecnológica no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional para a Enfermagem. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com coleta de dados realizada em fevereiro de 2024, nas bases de dados LILACS, SciELO e PubMed. Considerou-se o espaço temporal entre 2019 e fevereiro de 2024 e os idiomas inglês e português. Os estudos mostraram que o ensino por meio de ferramentas audiovisuais tem sido capaz de proporcionar resultados satisfatórios no aperfeiçoamento de competências, tornando-se um fator estimulante se comparado ao sistema de ensino tradicional, pois desenvolve o conhecimento científico e altera comportamentos a partir da educação crítica e reflexiva em profissionais e acadêmicos. A dinâmica da construção e uso de vídeos como material didático permite que o aprendiz apresente melhor absorção e fixação do conteúdo educativo, com reconhecimento de suas dificuldades e aperfeiçoamento das habilidades, em especial no âmbito da Enfermagem, no qual os vídeos têm sido uma excelente alternativa, sendo capazes de reproduzir treinamentos e habilidades práticas fidedignamente. A literatura apontou que vídeos educativos, enquanto estratégia educacional, são capazes de despertar maior interesse de profissionais e acadêmicos, além de proporcionarem melhores resultados na absorção do conteúdo apresentado, incentivando o processo ensino-aprendizagem e aprimorando o desenvolvimento das práticas de saúde em Enfermagem. Por fim, ressalta-se a relevância dos vídeos educativos reproduzirem treinamentos práticos seguros, baseados em evidências e considerando o processo de validação por experts na área do conhecimento.  
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68562
10.34119/bjhrv7n2-244
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68562
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv7n2-244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68562/48639
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e68562
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e68562
Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e68562
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240044836093952