A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68562 |
Resumo: | A capacitação e a atualização de profissionais e acadêmicos de Enfermagem são fundamentais para o aprimoramento das práticas desenvolvidas nos setores de saúde. A exposição de vídeo-aulas enquanto prática pedagógica vem sendo amplamente utilizada por profissionais com significativo diferencial no processo ensino-aprendizagem, uma vez que seu uso tem mostrado resultados positivos no desenvolvimento diário de acadêmicos e profissionais. Com o avanço tecnológico mundial, vídeos educativos têm sido cada vez mais utilizados por enfermeiros para apresentar e elucidar determinados procedimentos de Enfermagem. Destacar os achados da literatura científica nacional acerca do uso de vídeos educativos como ferramenta tecnológica no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional para a Enfermagem. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com coleta de dados realizada em fevereiro de 2024, nas bases de dados LILACS, SciELO e PubMed. Considerou-se o espaço temporal entre 2019 e fevereiro de 2024 e os idiomas inglês e português. Os estudos mostraram que o ensino por meio de ferramentas audiovisuais tem sido capaz de proporcionar resultados satisfatórios no aperfeiçoamento de competências, tornando-se um fator estimulante se comparado ao sistema de ensino tradicional, pois desenvolve o conhecimento científico e altera comportamentos a partir da educação crítica e reflexiva em profissionais e acadêmicos. A dinâmica da construção e uso de vídeos como material didático permite que o aprendiz apresente melhor absorção e fixação do conteúdo educativo, com reconhecimento de suas dificuldades e aperfeiçoamento das habilidades, em especial no âmbito da Enfermagem, no qual os vídeos têm sido uma excelente alternativa, sendo capazes de reproduzir treinamentos e habilidades práticas fidedignamente. A literatura apontou que vídeos educativos, enquanto estratégia educacional, são capazes de despertar maior interesse de profissionais e acadêmicos, além de proporcionarem melhores resultados na absorção do conteúdo apresentado, incentivando o processo ensino-aprendizagem e aprimorando o desenvolvimento das práticas de saúde em Enfermagem. Por fim, ressalta-se a relevância dos vídeos educativos reproduzirem treinamentos práticos seguros, baseados em evidências e considerando o processo de validação por experts na área do conhecimento. |
id |
BJRH-0_be92461abdf690fa70baed71645534db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/68562 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagemenfermagemensinoeducação continuadafilme e vídeo educativotecnologiaA capacitação e a atualização de profissionais e acadêmicos de Enfermagem são fundamentais para o aprimoramento das práticas desenvolvidas nos setores de saúde. A exposição de vídeo-aulas enquanto prática pedagógica vem sendo amplamente utilizada por profissionais com significativo diferencial no processo ensino-aprendizagem, uma vez que seu uso tem mostrado resultados positivos no desenvolvimento diário de acadêmicos e profissionais. Com o avanço tecnológico mundial, vídeos educativos têm sido cada vez mais utilizados por enfermeiros para apresentar e elucidar determinados procedimentos de Enfermagem. Destacar os achados da literatura científica nacional acerca do uso de vídeos educativos como ferramenta tecnológica no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional para a Enfermagem. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com coleta de dados realizada em fevereiro de 2024, nas bases de dados LILACS, SciELO e PubMed. Considerou-se o espaço temporal entre 2019 e fevereiro de 2024 e os idiomas inglês e português. Os estudos mostraram que o ensino por meio de ferramentas audiovisuais tem sido capaz de proporcionar resultados satisfatórios no aperfeiçoamento de competências, tornando-se um fator estimulante se comparado ao sistema de ensino tradicional, pois desenvolve o conhecimento científico e altera comportamentos a partir da educação crítica e reflexiva em profissionais e acadêmicos. A dinâmica da construção e uso de vídeos como material didático permite que o aprendiz apresente melhor absorção e fixação do conteúdo educativo, com reconhecimento de suas dificuldades e aperfeiçoamento das habilidades, em especial no âmbito da Enfermagem, no qual os vídeos têm sido uma excelente alternativa, sendo capazes de reproduzir treinamentos e habilidades práticas fidedignamente. A literatura apontou que vídeos educativos, enquanto estratégia educacional, são capazes de despertar maior interesse de profissionais e acadêmicos, além de proporcionarem melhores resultados na absorção do conteúdo apresentado, incentivando o processo ensino-aprendizagem e aprimorando o desenvolvimento das práticas de saúde em Enfermagem. Por fim, ressalta-se a relevância dos vídeos educativos reproduzirem treinamentos práticos seguros, baseados em evidências e considerando o processo de validação por experts na área do conhecimento. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6856210.34119/bjhrv7n2-244Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e68562Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e68562Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e685622595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68562/48639Oliveira, Priscila AndrejaMartins, Ivo da CostaCassiano, CarolinaPedroso, TalitaSilva, Iasmin Gabrielli daLeal, Laura AndrianHenriques, Silvia HelenaGimenes, Fernanda Raphael Escobarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-03T18:13:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/68562Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-04-03T18:13:39Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem |
title |
A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem |
spellingShingle |
A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem Oliveira, Priscila Andreja enfermagem ensino educação continuada filme e vídeo educativo tecnologia |
title_short |
A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem |
title_full |
A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem |
title_fullStr |
A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem |
title_full_unstemmed |
A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem |
title_sort |
A utilização de vídeos educativos no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional em enfermagem |
author |
Oliveira, Priscila Andreja |
author_facet |
Oliveira, Priscila Andreja Martins, Ivo da Costa Cassiano, Carolina Pedroso, Talita Silva, Iasmin Gabrielli da Leal, Laura Andrian Henriques, Silvia Helena Gimenes, Fernanda Raphael Escobar |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Ivo da Costa Cassiano, Carolina Pedroso, Talita Silva, Iasmin Gabrielli da Leal, Laura Andrian Henriques, Silvia Helena Gimenes, Fernanda Raphael Escobar |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Priscila Andreja Martins, Ivo da Costa Cassiano, Carolina Pedroso, Talita Silva, Iasmin Gabrielli da Leal, Laura Andrian Henriques, Silvia Helena Gimenes, Fernanda Raphael Escobar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem ensino educação continuada filme e vídeo educativo tecnologia |
topic |
enfermagem ensino educação continuada filme e vídeo educativo tecnologia |
description |
A capacitação e a atualização de profissionais e acadêmicos de Enfermagem são fundamentais para o aprimoramento das práticas desenvolvidas nos setores de saúde. A exposição de vídeo-aulas enquanto prática pedagógica vem sendo amplamente utilizada por profissionais com significativo diferencial no processo ensino-aprendizagem, uma vez que seu uso tem mostrado resultados positivos no desenvolvimento diário de acadêmicos e profissionais. Com o avanço tecnológico mundial, vídeos educativos têm sido cada vez mais utilizados por enfermeiros para apresentar e elucidar determinados procedimentos de Enfermagem. Destacar os achados da literatura científica nacional acerca do uso de vídeos educativos como ferramenta tecnológica no processo ensino-aprendizagem e no aprimoramento profissional para a Enfermagem. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, com coleta de dados realizada em fevereiro de 2024, nas bases de dados LILACS, SciELO e PubMed. Considerou-se o espaço temporal entre 2019 e fevereiro de 2024 e os idiomas inglês e português. Os estudos mostraram que o ensino por meio de ferramentas audiovisuais tem sido capaz de proporcionar resultados satisfatórios no aperfeiçoamento de competências, tornando-se um fator estimulante se comparado ao sistema de ensino tradicional, pois desenvolve o conhecimento científico e altera comportamentos a partir da educação crítica e reflexiva em profissionais e acadêmicos. A dinâmica da construção e uso de vídeos como material didático permite que o aprendiz apresente melhor absorção e fixação do conteúdo educativo, com reconhecimento de suas dificuldades e aperfeiçoamento das habilidades, em especial no âmbito da Enfermagem, no qual os vídeos têm sido uma excelente alternativa, sendo capazes de reproduzir treinamentos e habilidades práticas fidedignamente. A literatura apontou que vídeos educativos, enquanto estratégia educacional, são capazes de despertar maior interesse de profissionais e acadêmicos, além de proporcionarem melhores resultados na absorção do conteúdo apresentado, incentivando o processo ensino-aprendizagem e aprimorando o desenvolvimento das práticas de saúde em Enfermagem. Por fim, ressalta-se a relevância dos vídeos educativos reproduzirem treinamentos práticos seguros, baseados em evidências e considerando o processo de validação por experts na área do conhecimento. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68562 10.34119/bjhrv7n2-244 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68562 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv7n2-244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68562/48639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 2 (2024); e68562 Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 2 (2024); e68562 Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 2 (2024); e68562 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240044836093952 |