Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruxel, Carla Maria Leideme
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cabeleira, Marciele Dias Santos, Dalberto, Jéssica Puhl
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41750
Resumo: A presente pesquisa, de caráter qualitativo, tem o objetivo de investigar sobre o processo de aprendizagem no intuito de compreender quais são os principais fatores que influenciam nas dificuldades dos alunos em fase inicial de escolarização. As dificuldades de aprendizagem apresentam-se como fatores determinantes o baixo rendimento escolar de muitos educandos levando-os, muitas vezes, à evasão e a repetência por não conseguirem aprender significativamente e acompanhar o desenvolvimento da turma na abordagem dos conteúdos curriculares. No entanto, deve ser tratado com grande relevância essas dificuldades relacionadas à aprendizagem, porque as dificuldades e os transtornos de aprendizagem que se apresentam na infância tem sempre forte impacto sobre a vida da criança, de sua família e sobre o seu espaço, pelos prejuízos que acarretam em todas as áreas do desenvolvimento pessoal, assim como de sua aceitação e participação social, por isso a importância de se identificar a dificuldade em seu período inicial, ou seja, de imediato. Assim, buscou-se compreender os fatores que estão envolvidos nas Dificuldades de Aprendizagem, além de refletir sobre estratégias pedagógicas, para que todos os alunos tenham assegurado seu direito à educação de qualidade e uma aprendizagem efetiva para seu pleno desenvolvimento nos aspectos físico, emocional e social.
id BJRH-0_be93112eb718b84a7650d756287bb764
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41750
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schoolingAluno. Escola. Escrita. Leitura.A presente pesquisa, de caráter qualitativo, tem o objetivo de investigar sobre o processo de aprendizagem no intuito de compreender quais são os principais fatores que influenciam nas dificuldades dos alunos em fase inicial de escolarização. As dificuldades de aprendizagem apresentam-se como fatores determinantes o baixo rendimento escolar de muitos educandos levando-os, muitas vezes, à evasão e a repetência por não conseguirem aprender significativamente e acompanhar o desenvolvimento da turma na abordagem dos conteúdos curriculares. No entanto, deve ser tratado com grande relevância essas dificuldades relacionadas à aprendizagem, porque as dificuldades e os transtornos de aprendizagem que se apresentam na infância tem sempre forte impacto sobre a vida da criança, de sua família e sobre o seu espaço, pelos prejuízos que acarretam em todas as áreas do desenvolvimento pessoal, assim como de sua aceitação e participação social, por isso a importância de se identificar a dificuldade em seu período inicial, ou seja, de imediato. Assim, buscou-se compreender os fatores que estão envolvidos nas Dificuldades de Aprendizagem, além de refletir sobre estratégias pedagógicas, para que todos os alunos tenham assegurado seu direito à educação de qualidade e uma aprendizagem efetiva para seu pleno desenvolvimento nos aspectos físico, emocional e social.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4175010.34119/bjhrv4n6-412Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 28747-28757Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 28747-287572595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41750/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessBruxel, Carla Maria LeidemeCabeleira, Marciele Dias SantosDalberto, Jéssica Puhl2022-05-11T11:55:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41750Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-05-11T11:55:54Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling
title Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling
spellingShingle Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling
Bruxel, Carla Maria Leideme
Aluno. Escola. Escrita. Leitura.
title_short Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling
title_full Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling
title_fullStr Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling
title_full_unstemmed Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling
title_sort Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling
author Bruxel, Carla Maria Leideme
author_facet Bruxel, Carla Maria Leideme
Cabeleira, Marciele Dias Santos
Dalberto, Jéssica Puhl
author_role author
author2 Cabeleira, Marciele Dias Santos
Dalberto, Jéssica Puhl
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruxel, Carla Maria Leideme
Cabeleira, Marciele Dias Santos
Dalberto, Jéssica Puhl
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno. Escola. Escrita. Leitura.
topic Aluno. Escola. Escrita. Leitura.
description A presente pesquisa, de caráter qualitativo, tem o objetivo de investigar sobre o processo de aprendizagem no intuito de compreender quais são os principais fatores que influenciam nas dificuldades dos alunos em fase inicial de escolarização. As dificuldades de aprendizagem apresentam-se como fatores determinantes o baixo rendimento escolar de muitos educandos levando-os, muitas vezes, à evasão e a repetência por não conseguirem aprender significativamente e acompanhar o desenvolvimento da turma na abordagem dos conteúdos curriculares. No entanto, deve ser tratado com grande relevância essas dificuldades relacionadas à aprendizagem, porque as dificuldades e os transtornos de aprendizagem que se apresentam na infância tem sempre forte impacto sobre a vida da criança, de sua família e sobre o seu espaço, pelos prejuízos que acarretam em todas as áreas do desenvolvimento pessoal, assim como de sua aceitação e participação social, por isso a importância de se identificar a dificuldade em seu período inicial, ou seja, de imediato. Assim, buscou-se compreender os fatores que estão envolvidos nas Dificuldades de Aprendizagem, além de refletir sobre estratégias pedagógicas, para que todos os alunos tenham assegurado seu direito à educação de qualidade e uma aprendizagem efetiva para seu pleno desenvolvimento nos aspectos físico, emocional e social.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41750
10.34119/bjhrv4n6-412
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41750
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n6-412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41750/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 28747-28757
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 28747-28757
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240070725435392