Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41750 |
Resumo: | A presente pesquisa, de caráter qualitativo, tem o objetivo de investigar sobre o processo de aprendizagem no intuito de compreender quais são os principais fatores que influenciam nas dificuldades dos alunos em fase inicial de escolarização. As dificuldades de aprendizagem apresentam-se como fatores determinantes o baixo rendimento escolar de muitos educandos levando-os, muitas vezes, à evasão e a repetência por não conseguirem aprender significativamente e acompanhar o desenvolvimento da turma na abordagem dos conteúdos curriculares. No entanto, deve ser tratado com grande relevância essas dificuldades relacionadas à aprendizagem, porque as dificuldades e os transtornos de aprendizagem que se apresentam na infância tem sempre forte impacto sobre a vida da criança, de sua família e sobre o seu espaço, pelos prejuízos que acarretam em todas as áreas do desenvolvimento pessoal, assim como de sua aceitação e participação social, por isso a importância de se identificar a dificuldade em seu período inicial, ou seja, de imediato. Assim, buscou-se compreender os fatores que estão envolvidos nas Dificuldades de Aprendizagem, além de refletir sobre estratégias pedagógicas, para que todos os alunos tenham assegurado seu direito à educação de qualidade e uma aprendizagem efetiva para seu pleno desenvolvimento nos aspectos físico, emocional e social. |
id |
BJRH-0_be93112eb718b84a7650d756287bb764 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41750 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schoolingAluno. Escola. Escrita. Leitura.A presente pesquisa, de caráter qualitativo, tem o objetivo de investigar sobre o processo de aprendizagem no intuito de compreender quais são os principais fatores que influenciam nas dificuldades dos alunos em fase inicial de escolarização. As dificuldades de aprendizagem apresentam-se como fatores determinantes o baixo rendimento escolar de muitos educandos levando-os, muitas vezes, à evasão e a repetência por não conseguirem aprender significativamente e acompanhar o desenvolvimento da turma na abordagem dos conteúdos curriculares. No entanto, deve ser tratado com grande relevância essas dificuldades relacionadas à aprendizagem, porque as dificuldades e os transtornos de aprendizagem que se apresentam na infância tem sempre forte impacto sobre a vida da criança, de sua família e sobre o seu espaço, pelos prejuízos que acarretam em todas as áreas do desenvolvimento pessoal, assim como de sua aceitação e participação social, por isso a importância de se identificar a dificuldade em seu período inicial, ou seja, de imediato. Assim, buscou-se compreender os fatores que estão envolvidos nas Dificuldades de Aprendizagem, além de refletir sobre estratégias pedagógicas, para que todos os alunos tenham assegurado seu direito à educação de qualidade e uma aprendizagem efetiva para seu pleno desenvolvimento nos aspectos físico, emocional e social.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4175010.34119/bjhrv4n6-412Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 28747-28757Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 28747-287572595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41750/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessBruxel, Carla Maria LeidemeCabeleira, Marciele Dias SantosDalberto, Jéssica Puhl2022-05-11T11:55:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41750Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-05-11T11:55:54Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling |
title |
Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling |
spellingShingle |
Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling Bruxel, Carla Maria Leideme Aluno. Escola. Escrita. Leitura. |
title_short |
Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling |
title_full |
Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling |
title_fullStr |
Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling |
title_full_unstemmed |
Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling |
title_sort |
Aspectos gerais das dificuldades de aprendizagem na fase inicial de escolarização / General aspects of learning difficulties in the early phase of schooling |
author |
Bruxel, Carla Maria Leideme |
author_facet |
Bruxel, Carla Maria Leideme Cabeleira, Marciele Dias Santos Dalberto, Jéssica Puhl |
author_role |
author |
author2 |
Cabeleira, Marciele Dias Santos Dalberto, Jéssica Puhl |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruxel, Carla Maria Leideme Cabeleira, Marciele Dias Santos Dalberto, Jéssica Puhl |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno. Escola. Escrita. Leitura. |
topic |
Aluno. Escola. Escrita. Leitura. |
description |
A presente pesquisa, de caráter qualitativo, tem o objetivo de investigar sobre o processo de aprendizagem no intuito de compreender quais são os principais fatores que influenciam nas dificuldades dos alunos em fase inicial de escolarização. As dificuldades de aprendizagem apresentam-se como fatores determinantes o baixo rendimento escolar de muitos educandos levando-os, muitas vezes, à evasão e a repetência por não conseguirem aprender significativamente e acompanhar o desenvolvimento da turma na abordagem dos conteúdos curriculares. No entanto, deve ser tratado com grande relevância essas dificuldades relacionadas à aprendizagem, porque as dificuldades e os transtornos de aprendizagem que se apresentam na infância tem sempre forte impacto sobre a vida da criança, de sua família e sobre o seu espaço, pelos prejuízos que acarretam em todas as áreas do desenvolvimento pessoal, assim como de sua aceitação e participação social, por isso a importância de se identificar a dificuldade em seu período inicial, ou seja, de imediato. Assim, buscou-se compreender os fatores que estão envolvidos nas Dificuldades de Aprendizagem, além de refletir sobre estratégias pedagógicas, para que todos os alunos tenham assegurado seu direito à educação de qualidade e uma aprendizagem efetiva para seu pleno desenvolvimento nos aspectos físico, emocional e social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41750 10.34119/bjhrv4n6-412 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41750 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n6-412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41750/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 28747-28757 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 28747-28757 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240070725435392 |