A complexidade no diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista e suas implicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Flávia Nepomuceno
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ribeiro, Felipe Silva, Lima, Vitória Laís Silva, Santana, Ana Beatriz Santos, Guimarães, Bárbara Lopes Soares, Almeida, Clara Fernanda Freitas, Fernandes, Taynara Augusta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65430
Resumo: Os manuais diagnósticos oferecem um padrão a serem seguidos para facilitar a identificação do transtorno, porém, na prática sabe que isso não se concretiza, uma vez que a individualidade pode modificar o período em que os sintomas se manifestam e a forma como eles se apresentam, pois o contexto que a pessoa está inserida é diferente. Sendo assim, deve ser levado em consideração no momento do diagnóstico. O objetivo do presente estudo é compreender o que dificulta o diagnóstico dos pacientes com TEA, assim como compreender as causas de diagnósticos tardios pela equipe profissional e elencar os prejuízos gerados pela dificuldade de conclusão de diagnóstico de autismo. O artigo propõe-se como uma revisão integrativa de literatura. Primeiramente, buscou-se um estudo para o entendimento do tema, identificando nas leituras uma abordagem relativa à complexidade no diagnóstico do TEA. Após, foi realizada uma busca nas principais plataformas acadêmicas disponíveis. Dos 06 artigos selecionados para a pesquisa, dois (33,33%) demonstraram implicações críticas para a qualidade do diagnóstico onde, consequentemente, há impacto negativo no bem-estar psicológico dos pacientes. Dessa maneira, os pacientes apresentavam isolamento social, bullying e sofrimento psicológico devido à falta de compreensão das dificuldades relacionadas ao TEA. Com base nos resultados obtidos no presente estudo, observa-se que o diagnóstico tardio impacta negativamente no bem-estar psicológico dos pacientes, uma vez que resulta em oportunidades perdidas de intervenção precoce para resolver deficiências associadas ao TEA.
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