Uso de antidepressivos entre estudantes de medicina para depressão: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leopoldino, André Luis Bernuzzi
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Esperandim, Viviane Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/65182
Resumo: Há décadas se reconhece o uso indiscriminado de benzodiazepínicos e Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS) no mundo, principalmente a utilização por longos períodos e em situações injustificadas. A maior parte das precisões desses fármacos acontecem por médicos das Unidades Básicas de Saúde do SUS. Os motivos mais frequentes para o uso do antidepressivo, tende a ser a depressão, ansiedade, insônia e dor. Diante disso o objetivo desse estudo é identificar a prevalência de sintomas de depressão, ansiedade e uso de medicamentos antidepressivos por estudantes do curso de medicina no interior do Estado de São Paulo. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura e, para a elaboração deste estudo utilizou-se o portal plataforma a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e as seguintes bases de dados: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, BDENF (Base de Dados em Enfermagem) e MEDLINE (Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica). Foram incluídos artigos envolvendo os termos de pesquisa: Depressão, Antidepressivos e Estudantes. Os critérios de inclusão dos estudos eram compostos de artigos em português, texto completo e publicados nos últimos onze anos (2012-2023). Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, apenas quatro artigos foram analisados. Os resultados indicaram que alguns fatores estressores estavam envolvidos na maior prevalência de sintomas depressivos, tais como: a perda da liberdade pessoal, o alto nível de exigência do curso, dentre outros. Além disso, tais aspectos também estão entre os maiores motivadores de uso de antidepressivos, ressaltando-se o a questão de que a taxa de adesão e o número de dúvidas quanto à medicação é bastante relevante. Diante disso, os fatores envolvidos na formação médica influenciam drasticamente na qualidade de vida e saúde mental dos estudantes, por isso urge a necessidade de buscar alternativas para amenizar/controlar os principais aspectos estressores da graduação.
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