AVALIAÇÃO DO USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCOLARO, Letycia Longhi
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: MELLA, Eliane Aparecida Campesatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6709
Resumo: A depressão é definida como uma síndrome de vários mecanismos patogênicos e etiológicos, oriundos de um déficit de neurotransmissores monoaminérgicos. Estima-se que acometa de 3% a 5% da população geral. Tal doença é facilmente reconhecida através de seus sintomas característicos. Indivíduos com quadros depressivos diminuem o rendimento no estudo, no trabalho e em seus afazeres cotidianos. Atualmente, em nosso sistema social, a juventude pode ser considerada um dos segmentos especialmente sobrecarregados e/ ou desprotegidos, devendo ser de prioridade na demanda de esforços para proteção e promoção da saúde. Este trabalho teve por objetivo avaliar o uso de antidepressivos por estudantes de uma Instituição Superior. Sabendo que os acadêmicos sofrem de altos níveis de estresse, ansiedade e depressão, além de dificuldades nos relacionamentos interpessoais, dependência de álcool e outras drogas e até tentativa de suicídio, aplicou-se um questionário a 368 acadêmicos onde foi possível analisar o uso de antidepressivos nesta população especial. A amostra foi admitida partindo do total de alunos do centro universitário com confiança de 95% e um erro de 5%. A prevalência do uso de antidepressivos foi maior que o acometimento a população geral e os medicamentos utilizados pertenciam ao subgrupo químico terapêutico de Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina.
id UNICESU -1_25825bb90af19965b9b0b9b9b340f621
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6709
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DO USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIORAntidepressivosDepressãoEstudantesA depressão é definida como uma síndrome de vários mecanismos patogênicos e etiológicos, oriundos de um déficit de neurotransmissores monoaminérgicos. Estima-se que acometa de 3% a 5% da população geral. Tal doença é facilmente reconhecida através de seus sintomas característicos. Indivíduos com quadros depressivos diminuem o rendimento no estudo, no trabalho e em seus afazeres cotidianos. Atualmente, em nosso sistema social, a juventude pode ser considerada um dos segmentos especialmente sobrecarregados e/ ou desprotegidos, devendo ser de prioridade na demanda de esforços para proteção e promoção da saúde. Este trabalho teve por objetivo avaliar o uso de antidepressivos por estudantes de uma Instituição Superior. Sabendo que os acadêmicos sofrem de altos níveis de estresse, ansiedade e depressão, além de dificuldades nos relacionamentos interpessoais, dependência de álcool e outras drogas e até tentativa de suicídio, aplicou-se um questionário a 368 acadêmicos onde foi possível analisar o uso de antidepressivos nesta população especial. A amostra foi admitida partindo do total de alunos do centro universitário com confiança de 95% e um erro de 5%. A prevalência do uso de antidepressivos foi maior que o acometimento a população geral e os medicamentos utilizados pertenciam ao subgrupo químico terapêutico de Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-25T16:16:14Z2007-10-232021-01-25T16:16:14Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6709porSCOLARO, Letycia LonghiMELLA, Eliane Aparecida Campesattoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-26T06:01:51ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title AVALIAÇÃO DO USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
spellingShingle AVALIAÇÃO DO USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
SCOLARO, Letycia Longhi
Antidepressivos
Depressão
Estudantes
title_short AVALIAÇÃO DO USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_full AVALIAÇÃO DO USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_fullStr AVALIAÇÃO DO USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
title_sort AVALIAÇÃO DO USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
author SCOLARO, Letycia Longhi
author_facet SCOLARO, Letycia Longhi
MELLA, Eliane Aparecida Campesatto
author_role author
author2 MELLA, Eliane Aparecida Campesatto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCOLARO, Letycia Longhi
MELLA, Eliane Aparecida Campesatto
dc.subject.por.fl_str_mv Antidepressivos
Depressão
Estudantes
topic Antidepressivos
Depressão
Estudantes
description A depressão é definida como uma síndrome de vários mecanismos patogênicos e etiológicos, oriundos de um déficit de neurotransmissores monoaminérgicos. Estima-se que acometa de 3% a 5% da população geral. Tal doença é facilmente reconhecida através de seus sintomas característicos. Indivíduos com quadros depressivos diminuem o rendimento no estudo, no trabalho e em seus afazeres cotidianos. Atualmente, em nosso sistema social, a juventude pode ser considerada um dos segmentos especialmente sobrecarregados e/ ou desprotegidos, devendo ser de prioridade na demanda de esforços para proteção e promoção da saúde. Este trabalho teve por objetivo avaliar o uso de antidepressivos por estudantes de uma Instituição Superior. Sabendo que os acadêmicos sofrem de altos níveis de estresse, ansiedade e depressão, além de dificuldades nos relacionamentos interpessoais, dependência de álcool e outras drogas e até tentativa de suicídio, aplicou-se um questionário a 368 acadêmicos onde foi possível analisar o uso de antidepressivos nesta população especial. A amostra foi admitida partindo do total de alunos do centro universitário com confiança de 95% e um erro de 5%. A prevalência do uso de antidepressivos foi maior que o acometimento a população geral e os medicamentos utilizados pertenciam ao subgrupo químico terapêutico de Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-25T16:16:14Z
2021-01-25T16:16:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6709
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771946103209984