Construção e validação de game educativo de cateterismo vesical: Instrumento de aprendizagem / Construction and validation of vesical catheterism education group: Learning tool

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montandon, Diego Santiago
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tavares, Georgia Maria Moreira, Zorzin, Flávia Brandi, Lima, Mateus Vieira, Pereira, Renato de Freitas, Farias, kelle Mendes, Franco, Bruno Henrique da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13840
Resumo: Contextualização: O cateterismo vesical é um dos procedimentos mais amplamente praticados na área da saúde e segue sendo de inestimável valor para o diagnóstico e tratamento de diversificadas condições de saúde. No entanto, a sua execução pode ter sérias complicações, se realizada sem cuidados que minimizam o risco de infecção urinária. Considerando os Games educativos como tecnologia para treino de habilidade em ambiente virtual que se inserem cada vez mais no ensino de Enfermagem é que emerge a finalidade deste estudo. Objetivo: Construir e validar quanto ao conteúdo um Game de cateterismo vesical para ser utilizado entre estudantes do curso de graduação em enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo piloto do tipo metodológico, no qual foi desenvolvido um game de cateterismo vesical e aplicado teste de validação quanto a conteúdo e critério. Discussão: Os questionários foram direcionados e realizado com 16 estudantes concluintes do curso de enfermagem, no qual o estudo visa avaliar a eficácia do piloto como mediadoras na educação em saúde, englobando como principal objetivo informar o jogador quanto ao seu progresso ou qual sua relação entre seu desempenho e o sistema em uso que ocorre simultaneamente.  Resultados: 16 estudantes participaram do estudo. E validaram o game quanto a seu conteúdo. Conclusão. O game de cateterismo vesical foi validado frente ao seu conteúdo e critério pelos estudantes de enfermagem. 
id BJRH-0_d005e353573d35afea9780913fd645f1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13840
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Construção e validação de game educativo de cateterismo vesical: Instrumento de aprendizagem / Construction and validation of vesical catheterism education group: Learning toolCateterismo urinárioValidaçãoTecnologias educacionais.Contextualização: O cateterismo vesical é um dos procedimentos mais amplamente praticados na área da saúde e segue sendo de inestimável valor para o diagnóstico e tratamento de diversificadas condições de saúde. No entanto, a sua execução pode ter sérias complicações, se realizada sem cuidados que minimizam o risco de infecção urinária. Considerando os Games educativos como tecnologia para treino de habilidade em ambiente virtual que se inserem cada vez mais no ensino de Enfermagem é que emerge a finalidade deste estudo. Objetivo: Construir e validar quanto ao conteúdo um Game de cateterismo vesical para ser utilizado entre estudantes do curso de graduação em enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo piloto do tipo metodológico, no qual foi desenvolvido um game de cateterismo vesical e aplicado teste de validação quanto a conteúdo e critério. Discussão: Os questionários foram direcionados e realizado com 16 estudantes concluintes do curso de enfermagem, no qual o estudo visa avaliar a eficácia do piloto como mediadoras na educação em saúde, englobando como principal objetivo informar o jogador quanto ao seu progresso ou qual sua relação entre seu desempenho e o sistema em uso que ocorre simultaneamente.  Resultados: 16 estudantes participaram do estudo. E validaram o game quanto a seu conteúdo. Conclusão. O game de cateterismo vesical foi validado frente ao seu conteúdo e critério pelos estudantes de enfermagem. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1384010.34119/bjhrv3n4-164Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 9274-9281Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 9274-92812595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13840/11582Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMontandon, Diego SantiagoTavares, Georgia Maria MoreiraZorzin, Flávia BrandiLima, Mateus VieiraPereira, Renato de FreitasFarias, kelle MendesFranco, Bruno Henrique da Silva2020-09-24T10:58:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13840Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-09-24T10:58:46Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação de game educativo de cateterismo vesical: Instrumento de aprendizagem / Construction and validation of vesical catheterism education group: Learning tool
title Construção e validação de game educativo de cateterismo vesical: Instrumento de aprendizagem / Construction and validation of vesical catheterism education group: Learning tool
spellingShingle Construção e validação de game educativo de cateterismo vesical: Instrumento de aprendizagem / Construction and validation of vesical catheterism education group: Learning tool
Montandon, Diego Santiago
Cateterismo urinário
Validação
Tecnologias educacionais.
title_short Construção e validação de game educativo de cateterismo vesical: Instrumento de aprendizagem / Construction and validation of vesical catheterism education group: Learning tool
title_full Construção e validação de game educativo de cateterismo vesical: Instrumento de aprendizagem / Construction and validation of vesical catheterism education group: Learning tool
title_fullStr Construção e validação de game educativo de cateterismo vesical: Instrumento de aprendizagem / Construction and validation of vesical catheterism education group: Learning tool
title_full_unstemmed Construção e validação de game educativo de cateterismo vesical: Instrumento de aprendizagem / Construction and validation of vesical catheterism education group: Learning tool
title_sort Construção e validação de game educativo de cateterismo vesical: Instrumento de aprendizagem / Construction and validation of vesical catheterism education group: Learning tool
author Montandon, Diego Santiago
author_facet Montandon, Diego Santiago
Tavares, Georgia Maria Moreira
Zorzin, Flávia Brandi
Lima, Mateus Vieira
Pereira, Renato de Freitas
Farias, kelle Mendes
Franco, Bruno Henrique da Silva
author_role author
author2 Tavares, Georgia Maria Moreira
Zorzin, Flávia Brandi
Lima, Mateus Vieira
Pereira, Renato de Freitas
Farias, kelle Mendes
Franco, Bruno Henrique da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montandon, Diego Santiago
Tavares, Georgia Maria Moreira
Zorzin, Flávia Brandi
Lima, Mateus Vieira
Pereira, Renato de Freitas
Farias, kelle Mendes
Franco, Bruno Henrique da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cateterismo urinário
Validação
Tecnologias educacionais.
topic Cateterismo urinário
Validação
Tecnologias educacionais.
description Contextualização: O cateterismo vesical é um dos procedimentos mais amplamente praticados na área da saúde e segue sendo de inestimável valor para o diagnóstico e tratamento de diversificadas condições de saúde. No entanto, a sua execução pode ter sérias complicações, se realizada sem cuidados que minimizam o risco de infecção urinária. Considerando os Games educativos como tecnologia para treino de habilidade em ambiente virtual que se inserem cada vez mais no ensino de Enfermagem é que emerge a finalidade deste estudo. Objetivo: Construir e validar quanto ao conteúdo um Game de cateterismo vesical para ser utilizado entre estudantes do curso de graduação em enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo piloto do tipo metodológico, no qual foi desenvolvido um game de cateterismo vesical e aplicado teste de validação quanto a conteúdo e critério. Discussão: Os questionários foram direcionados e realizado com 16 estudantes concluintes do curso de enfermagem, no qual o estudo visa avaliar a eficácia do piloto como mediadoras na educação em saúde, englobando como principal objetivo informar o jogador quanto ao seu progresso ou qual sua relação entre seu desempenho e o sistema em uso que ocorre simultaneamente.  Resultados: 16 estudantes participaram do estudo. E validaram o game quanto a seu conteúdo. Conclusão. O game de cateterismo vesical foi validado frente ao seu conteúdo e critério pelos estudantes de enfermagem. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13840
10.34119/bjhrv3n4-164
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13840
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n4-164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/13840/11582
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 9274-9281
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 9274-9281
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240053378842624