Impactos psicológicos da Covid-19 no município de Poços de Caldas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Davidson Sepini
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Ferreira, Leandro Vilela Lacerda, Biazotto Filho, Valdir Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66909
Resumo: A pandemia da COVID-19 teve seus primeiros registros em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, no centro da China. Diante da rápida disseminação do vírus, aproximadamente um ano após os primeiros relatos havia um total de mais de dois milhões de mortos e mais de 103 milhões de casos confirmados. Atualmente, mesmo com o número de casos em linha decrescente, voltam-se as atenções para as consequências e sequelas deixadas pelo período pandêmico. Inicialmente, a contaminação foi marcada por desfechos que afetavam primordialmente o pulmão, havendo então prejuízo da capacidade pulmonar. Posteriormente, e principalmente em indivíduos pertencentes ao grupo de risco, houve maior enfoque em repercussões cada vez mais sistêmicas, como lesões cardíacas, renais e até hepáticas. Entretanto, conforme a pandemia se alastrava, percebeu-se que o psiquismo também era um potencial alvo do vírus, ocorrendo com isso implicações na saúde mental e na qualidade de vida dos infectados, decorrente de um isolamento social circundando de incertezas crescentes. Este artigo busca analisar os impactos psicológicos naqueles afetados pela infecção do vírus da COVID-19 na cidade de Poços de Caldas, localizada no Estado de Minas Gerais, tanto naqueles que desenvolveram transtornos como consequência da enfermidade como aqueles que tiveram seus sintomas agravados pela doença. A pesquisa conta com uma análise minuciosa do grau de ansiedade desenvolvido pelos participantes durante e após o período pandêmico, a partir da aplicação de um questionário elaborado pelos acadêmicos autores deste artigo, a fim de buscar a existência de uma relação entre o vírus e o comprometimento da saúde mental.
id BJRH-0_d0c5de7d45d3b161e69a6fa15efb9ff8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66909
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Impactos psicológicos da Covid-19 no município de Poços de Caldasimpactos psicológicosCovid-19pandemiasaúde mentaltranstornos psiquiátricosA pandemia da COVID-19 teve seus primeiros registros em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, no centro da China. Diante da rápida disseminação do vírus, aproximadamente um ano após os primeiros relatos havia um total de mais de dois milhões de mortos e mais de 103 milhões de casos confirmados. Atualmente, mesmo com o número de casos em linha decrescente, voltam-se as atenções para as consequências e sequelas deixadas pelo período pandêmico. Inicialmente, a contaminação foi marcada por desfechos que afetavam primordialmente o pulmão, havendo então prejuízo da capacidade pulmonar. Posteriormente, e principalmente em indivíduos pertencentes ao grupo de risco, houve maior enfoque em repercussões cada vez mais sistêmicas, como lesões cardíacas, renais e até hepáticas. Entretanto, conforme a pandemia se alastrava, percebeu-se que o psiquismo também era um potencial alvo do vírus, ocorrendo com isso implicações na saúde mental e na qualidade de vida dos infectados, decorrente de um isolamento social circundando de incertezas crescentes. Este artigo busca analisar os impactos psicológicos naqueles afetados pela infecção do vírus da COVID-19 na cidade de Poços de Caldas, localizada no Estado de Minas Gerais, tanto naqueles que desenvolveram transtornos como consequência da enfermidade como aqueles que tiveram seus sintomas agravados pela doença. A pesquisa conta com uma análise minuciosa do grau de ansiedade desenvolvido pelos participantes durante e após o período pandêmico, a partir da aplicação de um questionário elaborado pelos acadêmicos autores deste artigo, a fim de buscar a existência de uma relação entre o vírus e o comprometimento da saúde mental.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6690910.34119/bjhrv7n1-339Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 4167-4182Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 4167-4182Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 4167-41822595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66909/47928Gonçalves, Davidson SepiniFerreira, Leandro Vilela LacerdaBiazotto Filho, Valdir Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-19T11:32:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66909Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-02-19T11:32:51Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos psicológicos da Covid-19 no município de Poços de Caldas
title Impactos psicológicos da Covid-19 no município de Poços de Caldas
spellingShingle Impactos psicológicos da Covid-19 no município de Poços de Caldas
Gonçalves, Davidson Sepini
impactos psicológicos
Covid-19
pandemia
saúde mental
transtornos psiquiátricos
title_short Impactos psicológicos da Covid-19 no município de Poços de Caldas
title_full Impactos psicológicos da Covid-19 no município de Poços de Caldas
title_fullStr Impactos psicológicos da Covid-19 no município de Poços de Caldas
title_full_unstemmed Impactos psicológicos da Covid-19 no município de Poços de Caldas
title_sort Impactos psicológicos da Covid-19 no município de Poços de Caldas
author Gonçalves, Davidson Sepini
author_facet Gonçalves, Davidson Sepini
Ferreira, Leandro Vilela Lacerda
Biazotto Filho, Valdir Luiz
author_role author
author2 Ferreira, Leandro Vilela Lacerda
Biazotto Filho, Valdir Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Davidson Sepini
Ferreira, Leandro Vilela Lacerda
Biazotto Filho, Valdir Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv impactos psicológicos
Covid-19
pandemia
saúde mental
transtornos psiquiátricos
topic impactos psicológicos
Covid-19
pandemia
saúde mental
transtornos psiquiátricos
description A pandemia da COVID-19 teve seus primeiros registros em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, no centro da China. Diante da rápida disseminação do vírus, aproximadamente um ano após os primeiros relatos havia um total de mais de dois milhões de mortos e mais de 103 milhões de casos confirmados. Atualmente, mesmo com o número de casos em linha decrescente, voltam-se as atenções para as consequências e sequelas deixadas pelo período pandêmico. Inicialmente, a contaminação foi marcada por desfechos que afetavam primordialmente o pulmão, havendo então prejuízo da capacidade pulmonar. Posteriormente, e principalmente em indivíduos pertencentes ao grupo de risco, houve maior enfoque em repercussões cada vez mais sistêmicas, como lesões cardíacas, renais e até hepáticas. Entretanto, conforme a pandemia se alastrava, percebeu-se que o psiquismo também era um potencial alvo do vírus, ocorrendo com isso implicações na saúde mental e na qualidade de vida dos infectados, decorrente de um isolamento social circundando de incertezas crescentes. Este artigo busca analisar os impactos psicológicos naqueles afetados pela infecção do vírus da COVID-19 na cidade de Poços de Caldas, localizada no Estado de Minas Gerais, tanto naqueles que desenvolveram transtornos como consequência da enfermidade como aqueles que tiveram seus sintomas agravados pela doença. A pesquisa conta com uma análise minuciosa do grau de ansiedade desenvolvido pelos participantes durante e após o período pandêmico, a partir da aplicação de um questionário elaborado pelos acadêmicos autores deste artigo, a fim de buscar a existência de uma relação entre o vírus e o comprometimento da saúde mental.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66909
10.34119/bjhrv7n1-339
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66909
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv7n1-339
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66909/47928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 4167-4182
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 4167-4182
Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 4167-4182
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240041971384320