Potenciais efeitos de plantas medicinais do Brasil no tratamento de Diabetes mellitus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Jordan José Carvalho
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Maria Joanellys dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58833
Resumo: Desde os primórdios a civilização utiliza as plantas como alternativa terapêutica em razão dos seus compostos bioativos que são capazes de prevenir, curar e tratar doenças. O Brasil detém uma grande biodiversidade e várias espécies são encontradas em seus biomas e muitas delas são utilizadas pela população para tratar Diabetes mellitus, que constitui um grande problema de saúde pública e necessita de alternativas terapêuticas além da tradicional. Com isso, a presente pesquisa tem por objetivo destacar as propriedades farmacológicas antidiabéticas de plantas medicinais do Brasil comprovadas através de experimentos in vivo e/ou in vitro de artigos publicados no período de 2017 a 2022. Foram utilizadas como plataforma de busca Periódicos de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), U. S. National Library of Medicine/National Institutes of Health (Pubmed), Science Direct e Scientific Eletronic Library Online (Scielo). Os resultados obtidos pelos estudos realizados comprovaram que entre as principais plantas empregadas no tratamento de Diabetes mellitus estão Artocarpus heterophyllus Lam, Adiantum capillus-veneris Linn, Bidens gardneri, Ipomea batatas L., Anacardium humile St. Hill e Rumex obtusifolius L. Essas espécies presentes no  Brasil demonstraram uma grande diversidade de compostos bioativos com potencial terapêutico no tratamento de Diabetes mellitus, podendo servir como base para pesquisas futuras no desenvolvimento de novos medicamentos.
id BJRH-0_d13a8fcb7a2c527c78e8ed2eace0eb29
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58833
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Potenciais efeitos de plantas medicinais do Brasil no tratamento de Diabetes mellitusatividades farmacológicascomposição fitoquímicafitoterapiaDesde os primórdios a civilização utiliza as plantas como alternativa terapêutica em razão dos seus compostos bioativos que são capazes de prevenir, curar e tratar doenças. O Brasil detém uma grande biodiversidade e várias espécies são encontradas em seus biomas e muitas delas são utilizadas pela população para tratar Diabetes mellitus, que constitui um grande problema de saúde pública e necessita de alternativas terapêuticas além da tradicional. Com isso, a presente pesquisa tem por objetivo destacar as propriedades farmacológicas antidiabéticas de plantas medicinais do Brasil comprovadas através de experimentos in vivo e/ou in vitro de artigos publicados no período de 2017 a 2022. Foram utilizadas como plataforma de busca Periódicos de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), U. S. National Library of Medicine/National Institutes of Health (Pubmed), Science Direct e Scientific Eletronic Library Online (Scielo). Os resultados obtidos pelos estudos realizados comprovaram que entre as principais plantas empregadas no tratamento de Diabetes mellitus estão Artocarpus heterophyllus Lam, Adiantum capillus-veneris Linn, Bidens gardneri, Ipomea batatas L., Anacardium humile St. Hill e Rumex obtusifolius L. Essas espécies presentes no  Brasil demonstraram uma grande diversidade de compostos bioativos com potencial terapêutico no tratamento de Diabetes mellitus, podendo servir como base para pesquisas futuras no desenvolvimento de novos medicamentos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5883310.34119/bjhrv6n2-237Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 7450-7465Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 7450-7465Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 7450-74652595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58833/42749da Silva, Jordan José CarvalhoLima, Maria Joanellys dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-12T12:56:22Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58833Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-04-12T12:56:22Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Potenciais efeitos de plantas medicinais do Brasil no tratamento de Diabetes mellitus
title Potenciais efeitos de plantas medicinais do Brasil no tratamento de Diabetes mellitus
spellingShingle Potenciais efeitos de plantas medicinais do Brasil no tratamento de Diabetes mellitus
da Silva, Jordan José Carvalho
atividades farmacológicas
composição fitoquímica
fitoterapia
title_short Potenciais efeitos de plantas medicinais do Brasil no tratamento de Diabetes mellitus
title_full Potenciais efeitos de plantas medicinais do Brasil no tratamento de Diabetes mellitus
title_fullStr Potenciais efeitos de plantas medicinais do Brasil no tratamento de Diabetes mellitus
title_full_unstemmed Potenciais efeitos de plantas medicinais do Brasil no tratamento de Diabetes mellitus
title_sort Potenciais efeitos de plantas medicinais do Brasil no tratamento de Diabetes mellitus
author da Silva, Jordan José Carvalho
author_facet da Silva, Jordan José Carvalho
Lima, Maria Joanellys dos Santos
author_role author
author2 Lima, Maria Joanellys dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Jordan José Carvalho
Lima, Maria Joanellys dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv atividades farmacológicas
composição fitoquímica
fitoterapia
topic atividades farmacológicas
composição fitoquímica
fitoterapia
description Desde os primórdios a civilização utiliza as plantas como alternativa terapêutica em razão dos seus compostos bioativos que são capazes de prevenir, curar e tratar doenças. O Brasil detém uma grande biodiversidade e várias espécies são encontradas em seus biomas e muitas delas são utilizadas pela população para tratar Diabetes mellitus, que constitui um grande problema de saúde pública e necessita de alternativas terapêuticas além da tradicional. Com isso, a presente pesquisa tem por objetivo destacar as propriedades farmacológicas antidiabéticas de plantas medicinais do Brasil comprovadas através de experimentos in vivo e/ou in vitro de artigos publicados no período de 2017 a 2022. Foram utilizadas como plataforma de busca Periódicos de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), U. S. National Library of Medicine/National Institutes of Health (Pubmed), Science Direct e Scientific Eletronic Library Online (Scielo). Os resultados obtidos pelos estudos realizados comprovaram que entre as principais plantas empregadas no tratamento de Diabetes mellitus estão Artocarpus heterophyllus Lam, Adiantum capillus-veneris Linn, Bidens gardneri, Ipomea batatas L., Anacardium humile St. Hill e Rumex obtusifolius L. Essas espécies presentes no  Brasil demonstraram uma grande diversidade de compostos bioativos com potencial terapêutico no tratamento de Diabetes mellitus, podendo servir como base para pesquisas futuras no desenvolvimento de novos medicamentos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58833
10.34119/bjhrv6n2-237
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58833
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n2-237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/58833/42749
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 7450-7465
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 7450-7465
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 7450-7465
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240028465725440