Associação entre o uso de mídias sociais e comportamento alimentar, percepção e checagem corporal / Association between the use of social media and food behavior, perception and body screening
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5399 |
Resumo: | O estudo avaliou a associação entre o acesso às mídias sociais ao comportamento alimentar, checagem e satisfação corporal da comunidade universitária. Trata-se de um estudo transversal realizado com 127 estudantes da cidade de Santa Cruz-RN, sendo identificadas variáveis socioeconômicas, acesso às mídias sociais e temas influentes. Foram utilizados o Body Checking Questionnaire, o Questionário Holandês do Comportamento Alimentar e Escala de Figuras de Silhuetas. Os dados foram analisados no software SPSS 21.0 pelo teste t de amostras independentes, testes qui-quadrado e exato de Fisher, considerando a confiança de 95%. Verificou-se significância estatística nas relações entre classificação do estado nutricional versus estética (p=0,019), renda saudável (p=0,031), sexo versus notícias gerais (p= 0,022) e versus estética (p=0,034) e versus alimentação classificação do estado nutricional pelo Índice de Massa Corporal versus notícias gerais (p=0,001). O Instagram lidera o nível de acesso que envolvem mídias sociais com os temas estética, alimentação saudável e notícias gerais, que se mostram de moderado a muito influentes. Destaca-se que a estética apresenta forte influência para o comportamento de checagem corporal em mulheres e que a percepção corporal está bastante associada com o Índice de Massa Corporal. |
id |
BJRH-0_d45ad00ad57941afd7646a5f366d781e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5399 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Associação entre o uso de mídias sociais e comportamento alimentar, percepção e checagem corporal / Association between the use of social media and food behavior, perception and body screeningredes sociaiscomportamento alimentarimagem corporal.O estudo avaliou a associação entre o acesso às mídias sociais ao comportamento alimentar, checagem e satisfação corporal da comunidade universitária. Trata-se de um estudo transversal realizado com 127 estudantes da cidade de Santa Cruz-RN, sendo identificadas variáveis socioeconômicas, acesso às mídias sociais e temas influentes. Foram utilizados o Body Checking Questionnaire, o Questionário Holandês do Comportamento Alimentar e Escala de Figuras de Silhuetas. Os dados foram analisados no software SPSS 21.0 pelo teste t de amostras independentes, testes qui-quadrado e exato de Fisher, considerando a confiança de 95%. Verificou-se significância estatística nas relações entre classificação do estado nutricional versus estética (p=0,019), renda saudável (p=0,031), sexo versus notícias gerais (p= 0,022) e versus estética (p=0,034) e versus alimentação classificação do estado nutricional pelo Índice de Massa Corporal versus notícias gerais (p=0,001). O Instagram lidera o nível de acesso que envolvem mídias sociais com os temas estética, alimentação saudável e notícias gerais, que se mostram de moderado a muito influentes. Destaca-se que a estética apresenta forte influência para o comportamento de checagem corporal em mulheres e que a percepção corporal está bastante associada com o Índice de Massa Corporal.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/539910.34119/bjhrv2n6-084Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 6 (2019); 5898-5914Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 6 (2019); 5898-59142595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5399/4928Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Muana Lucenade Souza Araújo, Daline FernandesCassiano, Maria Helenade Oliveira Figueirêdo, Heverton Araújode Lima Oliveira, Vanessa TeixeiraBarbosa, Isabelle Ribeirode Cristo e Silva, Fábio Henrique Vieira2019-12-27T20:24:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5399Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2019-12-27T20:24:44Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Associação entre o uso de mídias sociais e comportamento alimentar, percepção e checagem corporal / Association between the use of social media and food behavior, perception and body screening |
title |
Associação entre o uso de mídias sociais e comportamento alimentar, percepção e checagem corporal / Association between the use of social media and food behavior, perception and body screening |
spellingShingle |
Associação entre o uso de mídias sociais e comportamento alimentar, percepção e checagem corporal / Association between the use of social media and food behavior, perception and body screening da Costa, Muana Lucena redes sociais comportamento alimentar imagem corporal. |
title_short |
Associação entre o uso de mídias sociais e comportamento alimentar, percepção e checagem corporal / Association between the use of social media and food behavior, perception and body screening |
title_full |
Associação entre o uso de mídias sociais e comportamento alimentar, percepção e checagem corporal / Association between the use of social media and food behavior, perception and body screening |
title_fullStr |
Associação entre o uso de mídias sociais e comportamento alimentar, percepção e checagem corporal / Association between the use of social media and food behavior, perception and body screening |
title_full_unstemmed |
Associação entre o uso de mídias sociais e comportamento alimentar, percepção e checagem corporal / Association between the use of social media and food behavior, perception and body screening |
title_sort |
Associação entre o uso de mídias sociais e comportamento alimentar, percepção e checagem corporal / Association between the use of social media and food behavior, perception and body screening |
author |
da Costa, Muana Lucena |
author_facet |
da Costa, Muana Lucena de Souza Araújo, Daline Fernandes Cassiano, Maria Helena de Oliveira Figueirêdo, Heverton Araújo de Lima Oliveira, Vanessa Teixeira Barbosa, Isabelle Ribeiro de Cristo e Silva, Fábio Henrique Vieira |
author_role |
author |
author2 |
de Souza Araújo, Daline Fernandes Cassiano, Maria Helena de Oliveira Figueirêdo, Heverton Araújo de Lima Oliveira, Vanessa Teixeira Barbosa, Isabelle Ribeiro de Cristo e Silva, Fábio Henrique Vieira |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa, Muana Lucena de Souza Araújo, Daline Fernandes Cassiano, Maria Helena de Oliveira Figueirêdo, Heverton Araújo de Lima Oliveira, Vanessa Teixeira Barbosa, Isabelle Ribeiro de Cristo e Silva, Fábio Henrique Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
redes sociais comportamento alimentar imagem corporal. |
topic |
redes sociais comportamento alimentar imagem corporal. |
description |
O estudo avaliou a associação entre o acesso às mídias sociais ao comportamento alimentar, checagem e satisfação corporal da comunidade universitária. Trata-se de um estudo transversal realizado com 127 estudantes da cidade de Santa Cruz-RN, sendo identificadas variáveis socioeconômicas, acesso às mídias sociais e temas influentes. Foram utilizados o Body Checking Questionnaire, o Questionário Holandês do Comportamento Alimentar e Escala de Figuras de Silhuetas. Os dados foram analisados no software SPSS 21.0 pelo teste t de amostras independentes, testes qui-quadrado e exato de Fisher, considerando a confiança de 95%. Verificou-se significância estatística nas relações entre classificação do estado nutricional versus estética (p=0,019), renda saudável (p=0,031), sexo versus notícias gerais (p= 0,022) e versus estética (p=0,034) e versus alimentação classificação do estado nutricional pelo Índice de Massa Corporal versus notícias gerais (p=0,001). O Instagram lidera o nível de acesso que envolvem mídias sociais com os temas estética, alimentação saudável e notícias gerais, que se mostram de moderado a muito influentes. Destaca-se que a estética apresenta forte influência para o comportamento de checagem corporal em mulheres e que a percepção corporal está bastante associada com o Índice de Massa Corporal. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5399 10.34119/bjhrv2n6-084 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5399 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv2n6-084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5399/4928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 6 (2019); 5898-5914 Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 6 (2019); 5898-5914 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240049546297344 |