Associação entre o uso de mídias sociais e comportamento alimentar, percepção e checagem corporal / Association between the use of social media and food behavior, perception and body screening

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Muana Lucena
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Souza Araújo, Daline Fernandes, Cassiano, Maria Helena, de Oliveira Figueirêdo, Heverton Araújo, de Lima Oliveira, Vanessa Teixeira, Barbosa, Isabelle Ribeiro, de Cristo e Silva, Fábio Henrique Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5399
Resumo: O estudo avaliou a associação entre o acesso às mídias sociais ao comportamento alimentar, checagem e satisfação corporal da comunidade universitária. Trata-se de um estudo transversal realizado com 127 estudantes da cidade de Santa Cruz-RN, sendo identificadas variáveis socioeconômicas, acesso às mídias sociais e temas influentes. Foram utilizados o Body Checking Questionnaire, o Questionário Holandês do Comportamento Alimentar e Escala de Figuras de Silhuetas. Os dados foram analisados no software SPSS 21.0 pelo teste t de amostras independentes, testes qui-quadrado e exato de Fisher, considerando a confiança de 95%. Verificou-se significância estatística nas relações entre classificação do estado nutricional versus estética (p=0,019), renda saudável (p=0,031), sexo versus notícias gerais (p= 0,022) e versus estética (p=0,034) e versus alimentação classificação do estado nutricional pelo Índice de Massa Corporal versus notícias gerais (p=0,001). O Instagram lidera o nível de acesso que envolvem mídias sociais com os temas estética, alimentação saudável e notícias gerais, que se mostram de moderado a muito influentes. Destaca-se que a estética apresenta forte influência para o comportamento de checagem corporal em mulheres e que a percepção corporal está bastante associada com o Índice de Massa Corporal.
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