“Roda de Saberes” – reflexões sobre educação permanente em saúde e seus processos de apoio / "Wheel of knowledge": reflections on a device for permanent health education and support processes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardarelli, Felipe Gargantini
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rocha, Eucenir Fredini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50197
Resumo: Este estudo objetiva refletir sobre dispositivo de Educação Permanente construído no Programa Acompanhante da Saúde da Pessoa com Deficiência (APD) denominado Roda de Saberes. O APD foi instituído pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS) em 2010, com vinte equipes multiprofissionais distribuídas pelo município, através de parceria exclusiva, com a OS Associação Saúde da Família (ASF), até 2014. O objetivo do Programa é estimular a autonomia, aprimorar cuidados e fortalecer vínculos familiares. Na relação de apoio das oito equipes do programa, buscou-se basear em intervenções inspiradas nas experiências francesas de clubes da Clínica de La Borde e Saint-Alban e pelos princípios do Apoio Paideia - formas democráticas de gestão em saúde - visando facilitar o trabalho em equipe interdisciplinar e qualificar a assistência. O dispositivo Roda de Saberes nasce deste esforço. Neste sentido, este estudo reflete as bases teóricas e a história da Roda de Saberes e assim favorece processos de Educação Permanente. Para tanto, se desenvolveu um Estudo de Caso cujo objetivo foi analisar a idealização e o desenvolvimento da proposta através das seguintes abordagens: 1. levantamento e análise de documentos e registros; 2. Identificação dos princípios facilitadores para condução da Roda de Saberes, observadas através da qualidade e identidade da participação dos profissionais e na mudança do perfil do trabalho. Como produto desta análise propõe a confecção de um folder que instigue interessados em Educação Permanente, a refletir sobre os processos facilitadores dessa ação através de cinco fatores estratégicos: Território, Público Alvo, Instituição, Trabalhadores e Apoiador.
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