“Roda de Saberes” – reflexões sobre educação permanente em saúde e seus processos de apoio / "Wheel of knowledge": reflections on a device for permanent health education and support processes
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50197 |
Resumo: | Este estudo objetiva refletir sobre dispositivo de Educação Permanente construído no Programa Acompanhante da Saúde da Pessoa com Deficiência (APD) denominado Roda de Saberes. O APD foi instituído pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS) em 2010, com vinte equipes multiprofissionais distribuídas pelo município, através de parceria exclusiva, com a OS Associação Saúde da Família (ASF), até 2014. O objetivo do Programa é estimular a autonomia, aprimorar cuidados e fortalecer vínculos familiares. Na relação de apoio das oito equipes do programa, buscou-se basear em intervenções inspiradas nas experiências francesas de clubes da Clínica de La Borde e Saint-Alban e pelos princípios do Apoio Paideia - formas democráticas de gestão em saúde - visando facilitar o trabalho em equipe interdisciplinar e qualificar a assistência. O dispositivo Roda de Saberes nasce deste esforço. Neste sentido, este estudo reflete as bases teóricas e a história da Roda de Saberes e assim favorece processos de Educação Permanente. Para tanto, se desenvolveu um Estudo de Caso cujo objetivo foi analisar a idealização e o desenvolvimento da proposta através das seguintes abordagens: 1. levantamento e análise de documentos e registros; 2. Identificação dos princípios facilitadores para condução da Roda de Saberes, observadas através da qualidade e identidade da participação dos profissionais e na mudança do perfil do trabalho. Como produto desta análise propõe a confecção de um folder que instigue interessados em Educação Permanente, a refletir sobre os processos facilitadores dessa ação através de cinco fatores estratégicos: Território, Público Alvo, Instituição, Trabalhadores e Apoiador. |
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“Roda de Saberes” – reflexões sobre educação permanente em saúde e seus processos de apoio / "Wheel of knowledge": reflections on a device for permanent health education and support processesdeficiência intelectualeducação permanenteequipe interdisciplinar de saúdegestão em saúde dispositivopessoas com deficiênciasEste estudo objetiva refletir sobre dispositivo de Educação Permanente construído no Programa Acompanhante da Saúde da Pessoa com Deficiência (APD) denominado Roda de Saberes. O APD foi instituído pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS) em 2010, com vinte equipes multiprofissionais distribuídas pelo município, através de parceria exclusiva, com a OS Associação Saúde da Família (ASF), até 2014. O objetivo do Programa é estimular a autonomia, aprimorar cuidados e fortalecer vínculos familiares. Na relação de apoio das oito equipes do programa, buscou-se basear em intervenções inspiradas nas experiências francesas de clubes da Clínica de La Borde e Saint-Alban e pelos princípios do Apoio Paideia - formas democráticas de gestão em saúde - visando facilitar o trabalho em equipe interdisciplinar e qualificar a assistência. O dispositivo Roda de Saberes nasce deste esforço. Neste sentido, este estudo reflete as bases teóricas e a história da Roda de Saberes e assim favorece processos de Educação Permanente. Para tanto, se desenvolveu um Estudo de Caso cujo objetivo foi analisar a idealização e o desenvolvimento da proposta através das seguintes abordagens: 1. levantamento e análise de documentos e registros; 2. Identificação dos princípios facilitadores para condução da Roda de Saberes, observadas através da qualidade e identidade da participação dos profissionais e na mudança do perfil do trabalho. Como produto desta análise propõe a confecção de um folder que instigue interessados em Educação Permanente, a refletir sobre os processos facilitadores dessa ação através de cinco fatores estratégicos: Território, Público Alvo, Instituição, Trabalhadores e Apoiador.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5019710.34119/bjhrv5n4-050Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 4 (2022); 12550-12567Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 4 (2022); 12550-125672595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50197/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardarelli, Felipe GargantiniRocha, Eucenir Fredini2022-08-31T17:59:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50197Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-08-31T17:59:47Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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