Síndrome Pós-Cuidados Intensivos: como rastrear e reduzir seus prejuízos? / Post Intensive Care Syndrome: how to screen and reduce the impairments?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Arthur Negri Cotta
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Wisenfad, Anna Carolina Ferretti, Souza, Jennifer de, Pereira, Júlia Campos da Costa, Braga, Lara Cardoso Dias, Ribeiro, Rafaela Pereira, Oliveira, Sofia Cisneiros Alves de, Valdez, Gonzalo Cuba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/46080
Resumo: Os avanços tecnológicos da Medicina Intensiva permitiram uma queda do número de óbitos entre pacientes internados, ao passo que a prevalência de doenças que necessitam de Unidades de Terapia Intensiva aumentaram significativamente. Por conseguinte, a Síndrome Pós-Cuidados Intensivos (PICS) tornou- se uma realidade dentro do cotidiano assistencial a ser investigada, em busca de esclarecimentos que auxiliem em um melhor entendimento da questão e promovam a redução desse quadro. O objetivo deste estudo é revisar a literatura acerca da PICS, discutindo seus principais aspectos, fatores preditivos, sequelas, manejo e prevenção. Dentre os pacientes pós-alta da UTI observa-se, principalmente, o comprometimento da cognição, acometimentos psiquiátricos e da função física. Esses domínios são afetados em diferentes âmbitos, podendo desencadear sinais e sintomas que diminuem a capacidade funcional e a qualidade de vida dos sujeitos acometidos. Ademais, há fatores que corroboram para o desenvolvimento da Síndrome, podendo ser modificáveis ou não. A mitigação dos eventos  modificáveis associada ao cuidado multidisciplinar pós-alta pode contribuir para a amenização do desenvolvimento da PICS, sendo a Atenção Primária uma aliada na prevenção e no rastreio precoce da Síndrome.
id BJRH-0_dd88c6addac9da4404d9c2a587dcc7c1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46080
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Síndrome Pós-Cuidados Intensivos: como rastrear e reduzir seus prejuízos? / Post Intensive Care Syndrome: how to screen and reduce the impairments?unidade de terapia intensivaalta do hospitalresultados de cuidados críticos.Os avanços tecnológicos da Medicina Intensiva permitiram uma queda do número de óbitos entre pacientes internados, ao passo que a prevalência de doenças que necessitam de Unidades de Terapia Intensiva aumentaram significativamente. Por conseguinte, a Síndrome Pós-Cuidados Intensivos (PICS) tornou- se uma realidade dentro do cotidiano assistencial a ser investigada, em busca de esclarecimentos que auxiliem em um melhor entendimento da questão e promovam a redução desse quadro. O objetivo deste estudo é revisar a literatura acerca da PICS, discutindo seus principais aspectos, fatores preditivos, sequelas, manejo e prevenção. Dentre os pacientes pós-alta da UTI observa-se, principalmente, o comprometimento da cognição, acometimentos psiquiátricos e da função física. Esses domínios são afetados em diferentes âmbitos, podendo desencadear sinais e sintomas que diminuem a capacidade funcional e a qualidade de vida dos sujeitos acometidos. Ademais, há fatores que corroboram para o desenvolvimento da Síndrome, podendo ser modificáveis ou não. A mitigação dos eventos  modificáveis associada ao cuidado multidisciplinar pós-alta pode contribuir para a amenização do desenvolvimento da PICS, sendo a Atenção Primária uma aliada na prevenção e no rastreio precoce da Síndrome.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4608010.34119/bjhrv5n2-175Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 2 (2022); 5990-6000Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 2 (2022); 5990-60002595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/46080/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Arthur Negri CottaWisenfad, Anna Carolina FerrettiSouza, Jennifer dePereira, Júlia Campos da CostaBraga, Lara Cardoso DiasRibeiro, Rafaela PereiraOliveira, Sofia Cisneiros Alves deValdez, Gonzalo Cuba2022-05-02T19:46:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46080Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-05-02T19:46:03Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome Pós-Cuidados Intensivos: como rastrear e reduzir seus prejuízos? / Post Intensive Care Syndrome: how to screen and reduce the impairments?
title Síndrome Pós-Cuidados Intensivos: como rastrear e reduzir seus prejuízos? / Post Intensive Care Syndrome: how to screen and reduce the impairments?
spellingShingle Síndrome Pós-Cuidados Intensivos: como rastrear e reduzir seus prejuízos? / Post Intensive Care Syndrome: how to screen and reduce the impairments?
Coelho, Arthur Negri Cotta
unidade de terapia intensiva
alta do hospital
resultados de cuidados críticos.
title_short Síndrome Pós-Cuidados Intensivos: como rastrear e reduzir seus prejuízos? / Post Intensive Care Syndrome: how to screen and reduce the impairments?
title_full Síndrome Pós-Cuidados Intensivos: como rastrear e reduzir seus prejuízos? / Post Intensive Care Syndrome: how to screen and reduce the impairments?
title_fullStr Síndrome Pós-Cuidados Intensivos: como rastrear e reduzir seus prejuízos? / Post Intensive Care Syndrome: how to screen and reduce the impairments?
title_full_unstemmed Síndrome Pós-Cuidados Intensivos: como rastrear e reduzir seus prejuízos? / Post Intensive Care Syndrome: how to screen and reduce the impairments?
title_sort Síndrome Pós-Cuidados Intensivos: como rastrear e reduzir seus prejuízos? / Post Intensive Care Syndrome: how to screen and reduce the impairments?
author Coelho, Arthur Negri Cotta
author_facet Coelho, Arthur Negri Cotta
Wisenfad, Anna Carolina Ferretti
Souza, Jennifer de
Pereira, Júlia Campos da Costa
Braga, Lara Cardoso Dias
Ribeiro, Rafaela Pereira
Oliveira, Sofia Cisneiros Alves de
Valdez, Gonzalo Cuba
author_role author
author2 Wisenfad, Anna Carolina Ferretti
Souza, Jennifer de
Pereira, Júlia Campos da Costa
Braga, Lara Cardoso Dias
Ribeiro, Rafaela Pereira
Oliveira, Sofia Cisneiros Alves de
Valdez, Gonzalo Cuba
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Arthur Negri Cotta
Wisenfad, Anna Carolina Ferretti
Souza, Jennifer de
Pereira, Júlia Campos da Costa
Braga, Lara Cardoso Dias
Ribeiro, Rafaela Pereira
Oliveira, Sofia Cisneiros Alves de
Valdez, Gonzalo Cuba
dc.subject.por.fl_str_mv unidade de terapia intensiva
alta do hospital
resultados de cuidados críticos.
topic unidade de terapia intensiva
alta do hospital
resultados de cuidados críticos.
description Os avanços tecnológicos da Medicina Intensiva permitiram uma queda do número de óbitos entre pacientes internados, ao passo que a prevalência de doenças que necessitam de Unidades de Terapia Intensiva aumentaram significativamente. Por conseguinte, a Síndrome Pós-Cuidados Intensivos (PICS) tornou- se uma realidade dentro do cotidiano assistencial a ser investigada, em busca de esclarecimentos que auxiliem em um melhor entendimento da questão e promovam a redução desse quadro. O objetivo deste estudo é revisar a literatura acerca da PICS, discutindo seus principais aspectos, fatores preditivos, sequelas, manejo e prevenção. Dentre os pacientes pós-alta da UTI observa-se, principalmente, o comprometimento da cognição, acometimentos psiquiátricos e da função física. Esses domínios são afetados em diferentes âmbitos, podendo desencadear sinais e sintomas que diminuem a capacidade funcional e a qualidade de vida dos sujeitos acometidos. Ademais, há fatores que corroboram para o desenvolvimento da Síndrome, podendo ser modificáveis ou não. A mitigação dos eventos  modificáveis associada ao cuidado multidisciplinar pós-alta pode contribuir para a amenização do desenvolvimento da PICS, sendo a Atenção Primária uma aliada na prevenção e no rastreio precoce da Síndrome.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/46080
10.34119/bjhrv5n2-175
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/46080
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n2-175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/46080/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 2 (2022); 5990-6000
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 2 (2022); 5990-6000
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240073504161792