Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Diulie Colares
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zanon, Bruna Pase, Anversa, Elenir Terezinha Rizetti, Flores, Gisela Cataldi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50678
Resumo: INTRODUÇÃO: A educação é um fator importante na prevenção de doenças e  promoção da saúde das crianças e adolescentes, sendo necessário abordar temas relacionados a saúde no contexto escolar. O enfermeiro vem demonstrando um papel importante nas escolas, contribuindo para o processo de aprendizagem relacionado à educação em saúde, sendo preciso reconhecer  e valorizar o enfermeiro como agente de mudanças, capaz de contribuir ativamente como educador, exercendo um papel essencial na orientação da comunidade escolar, reforçando assim a necessidade de fortalecer o Programa Saúde na Escola, assim como dar visibilidade aos enfermeiros que atuam no PSE. OBJETIVO: Identificar na literatura científica a atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de narrativa com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados LILACS e BDENF, onde foram encontradas 272 referências. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, compuseram o corpus de análise 15 artigos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após análise dos estudos surgiram duas categorias temáticas: Estratégias que contribuem para promoção da saúde escolar, onde as principais estratégias encontradas foram hábitos alimentares saudáveis, ambiente escolar limpo, a atividade física,  inserção de profissionais da saúde nas escolas, e saúde sexual. A segunda categoria temática intitula-se Ações desenvolvidas pela enfermagem para promoção da saúde escolar, aonde foi possivel identificar as ações como a sexualidade, direito  sexual  e  reprodutivo  e  prevenção  de  IST/AIDS, promoção de hábitos saudáveis, saúde ambiental e desenvolvimento sustentável, promoção  da  saúde  ocular e ações que trabalham  o acompanhamento do desenvolvimento infantil, o exame físico e a anamnese. CONCLUSÃO: A atuação do enfermeiro em espaço escolar permite a realização de ações que abordem desde o  acompanhamento do crescimento e desenvolvimento físico até a educação em saúde para a prevenção de doenças. O enfermeiro, pela sua formação e capacidade científicas, pode estimular ações de educação em saúde na escola que estimulem as crianças e adolescentes a conhecimentos específicos da área da saúde, promovendo atitudes saudáveis e prevenindo  comportamentos de risco.
id BJRH-0_e06918e07edb823f590226fe67f0e9f8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50678
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school contextAtuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school contextescolaeducação em saúdeenfermagemescolaeducação em saúdeenfermagemINTRODUÇÃO: A educação é um fator importante na prevenção de doenças e  promoção da saúde das crianças e adolescentes, sendo necessário abordar temas relacionados a saúde no contexto escolar. O enfermeiro vem demonstrando um papel importante nas escolas, contribuindo para o processo de aprendizagem relacionado à educação em saúde, sendo preciso reconhecer  e valorizar o enfermeiro como agente de mudanças, capaz de contribuir ativamente como educador, exercendo um papel essencial na orientação da comunidade escolar, reforçando assim a necessidade de fortalecer o Programa Saúde na Escola, assim como dar visibilidade aos enfermeiros que atuam no PSE. OBJETIVO: Identificar na literatura científica a atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de narrativa com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados LILACS e BDENF, onde foram encontradas 272 referências. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, compuseram o corpus de análise 15 artigos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após análise dos estudos surgiram duas categorias temáticas: Estratégias que contribuem para promoção da saúde escolar, onde as principais estratégias encontradas foram hábitos alimentares saudáveis, ambiente escolar limpo, a atividade física,  inserção de profissionais da saúde nas escolas, e saúde sexual. A segunda categoria temática intitula-se Ações desenvolvidas pela enfermagem para promoção da saúde escolar, aonde foi possivel identificar as ações como a sexualidade, direito  sexual  e  reprodutivo  e  prevenção  de  IST/AIDS, promoção de hábitos saudáveis, saúde ambiental e desenvolvimento sustentável, promoção  da  saúde  ocular e ações que trabalham  o acompanhamento do desenvolvimento infantil, o exame físico e a anamnese. CONCLUSÃO: A atuação do enfermeiro em espaço escolar permite a realização de ações que abordem desde o  acompanhamento do crescimento e desenvolvimento físico até a educação em saúde para a prevenção de doenças. O enfermeiro, pela sua formação e capacidade científicas, pode estimular ações de educação em saúde na escola que estimulem as crianças e adolescentes a conhecimentos específicos da área da saúde, promovendo atitudes saudáveis e prevenindo  comportamentos de risco.INTRODUÇÃO: A educação é um fator importante na prevenção de doenças e  promoção da saúde das crianças e adolescentes, sendo necessário abordar temas relacionados a saúde no contexto escolar. O enfermeiro vem demonstrando um papel importante nas escolas, contribuindo para o processo de aprendizagem relacionado à educação em saúde, sendo preciso reconhecer  e valorizar o enfermeiro como agente de mudanças, capaz de contribuir ativamente como educador, exercendo um papel essencial na orientação da comunidade escolar, reforçando assim a necessidade de fortalecer o Programa Saúde na Escola, assim como dar visibilidade aos enfermeiros que atuam no PSE. OBJETIVO: Identificar na literatura científica a atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de narrativa com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados LILACS e BDENF, onde foram encontradas 272 referências. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, compuseram o corpus de análise 15 artigos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após análise dos estudos surgiram duas categorias temáticas: Estratégias que contribuem para promoção da saúde escolar, onde as principais estratégias encontradas foram hábitos alimentares saudáveis, ambiente escolar limpo, a atividade física,  inserção de profissionais da saúde nas escolas, e saúde sexual. A segunda categoria temática intitula-se Ações desenvolvidas pela enfermagem para promoção da saúde escolar, aonde foi possivel identificar as ações como a sexualidade, direito  sexual  e  reprodutivo  e  prevenção  de  IST/AIDS, promoção de hábitos saudáveis, saúde ambiental e desenvolvimento sustentável, promoção  da  saúde  ocular e ações que trabalham  o acompanhamento do desenvolvimento infantil, o exame físico e a anamnese. CONCLUSÃO: A atuação do enfermeiro em espaço escolar permite a realização de ações que abordem desde o  acompanhamento do crescimento e desenvolvimento físico até a educação em saúde para a prevenção de doenças. O enfermeiro, pela sua formação e capacidade científicas, pode estimular ações de educação em saúde na escola que estimulem as crianças e adolescentes a conhecimentos específicos da área da saúde, promovendo atitudes saudáveis e prevenindo  comportamentos de risco.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5067810.34119/bjhrv5n4-115Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 4 (2022); 13377-13391Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 4 (2022); 13377-133912595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50678/38068Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Diulie ColaresZanon, Bruna PaseAnversa, Elenir Terezinha RizettiFlores, Gisela Cataldi2022-08-31T17:59:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50678Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-08-31T17:59:54Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context
Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context
title Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context
spellingShingle Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context
Fernandes, Diulie Colares
escola
educação em saúde
enfermagem
escola
educação em saúde
enfermagem
title_short Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context
title_full Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context
title_fullStr Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context
title_full_unstemmed Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context
title_sort Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context
author Fernandes, Diulie Colares
author_facet Fernandes, Diulie Colares
Zanon, Bruna Pase
Anversa, Elenir Terezinha Rizetti
Flores, Gisela Cataldi
author_role author
author2 Zanon, Bruna Pase
Anversa, Elenir Terezinha Rizetti
Flores, Gisela Cataldi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Diulie Colares
Zanon, Bruna Pase
Anversa, Elenir Terezinha Rizetti
Flores, Gisela Cataldi
dc.subject.por.fl_str_mv escola
educação em saúde
enfermagem
escola
educação em saúde
enfermagem
topic escola
educação em saúde
enfermagem
escola
educação em saúde
enfermagem
description INTRODUÇÃO: A educação é um fator importante na prevenção de doenças e  promoção da saúde das crianças e adolescentes, sendo necessário abordar temas relacionados a saúde no contexto escolar. O enfermeiro vem demonstrando um papel importante nas escolas, contribuindo para o processo de aprendizagem relacionado à educação em saúde, sendo preciso reconhecer  e valorizar o enfermeiro como agente de mudanças, capaz de contribuir ativamente como educador, exercendo um papel essencial na orientação da comunidade escolar, reforçando assim a necessidade de fortalecer o Programa Saúde na Escola, assim como dar visibilidade aos enfermeiros que atuam no PSE. OBJETIVO: Identificar na literatura científica a atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de narrativa com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados LILACS e BDENF, onde foram encontradas 272 referências. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, compuseram o corpus de análise 15 artigos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após análise dos estudos surgiram duas categorias temáticas: Estratégias que contribuem para promoção da saúde escolar, onde as principais estratégias encontradas foram hábitos alimentares saudáveis, ambiente escolar limpo, a atividade física,  inserção de profissionais da saúde nas escolas, e saúde sexual. A segunda categoria temática intitula-se Ações desenvolvidas pela enfermagem para promoção da saúde escolar, aonde foi possivel identificar as ações como a sexualidade, direito  sexual  e  reprodutivo  e  prevenção  de  IST/AIDS, promoção de hábitos saudáveis, saúde ambiental e desenvolvimento sustentável, promoção  da  saúde  ocular e ações que trabalham  o acompanhamento do desenvolvimento infantil, o exame físico e a anamnese. CONCLUSÃO: A atuação do enfermeiro em espaço escolar permite a realização de ações que abordem desde o  acompanhamento do crescimento e desenvolvimento físico até a educação em saúde para a prevenção de doenças. O enfermeiro, pela sua formação e capacidade científicas, pode estimular ações de educação em saúde na escola que estimulem as crianças e adolescentes a conhecimentos específicos da área da saúde, promovendo atitudes saudáveis e prevenindo  comportamentos de risco.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50678
10.34119/bjhrv5n4-115
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50678
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n4-115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50678/38068
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 4 (2022); 13377-13391
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 4 (2022); 13377-13391
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240076771524608