Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50678 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: A educação é um fator importante na prevenção de doenças e promoção da saúde das crianças e adolescentes, sendo necessário abordar temas relacionados a saúde no contexto escolar. O enfermeiro vem demonstrando um papel importante nas escolas, contribuindo para o processo de aprendizagem relacionado à educação em saúde, sendo preciso reconhecer e valorizar o enfermeiro como agente de mudanças, capaz de contribuir ativamente como educador, exercendo um papel essencial na orientação da comunidade escolar, reforçando assim a necessidade de fortalecer o Programa Saúde na Escola, assim como dar visibilidade aos enfermeiros que atuam no PSE. OBJETIVO: Identificar na literatura científica a atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de narrativa com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados LILACS e BDENF, onde foram encontradas 272 referências. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, compuseram o corpus de análise 15 artigos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após análise dos estudos surgiram duas categorias temáticas: Estratégias que contribuem para promoção da saúde escolar, onde as principais estratégias encontradas foram hábitos alimentares saudáveis, ambiente escolar limpo, a atividade física, inserção de profissionais da saúde nas escolas, e saúde sexual. A segunda categoria temática intitula-se Ações desenvolvidas pela enfermagem para promoção da saúde escolar, aonde foi possivel identificar as ações como a sexualidade, direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS, promoção de hábitos saudáveis, saúde ambiental e desenvolvimento sustentável, promoção da saúde ocular e ações que trabalham o acompanhamento do desenvolvimento infantil, o exame físico e a anamnese. CONCLUSÃO: A atuação do enfermeiro em espaço escolar permite a realização de ações que abordem desde o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento físico até a educação em saúde para a prevenção de doenças. O enfermeiro, pela sua formação e capacidade científicas, pode estimular ações de educação em saúde na escola que estimulem as crianças e adolescentes a conhecimentos específicos da área da saúde, promovendo atitudes saudáveis e prevenindo comportamentos de risco. |
id |
BJRH-0_e06918e07edb823f590226fe67f0e9f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50678 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school contextAtuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school contextescolaeducação em saúdeenfermagemescolaeducação em saúdeenfermagemINTRODUÇÃO: A educação é um fator importante na prevenção de doenças e promoção da saúde das crianças e adolescentes, sendo necessário abordar temas relacionados a saúde no contexto escolar. O enfermeiro vem demonstrando um papel importante nas escolas, contribuindo para o processo de aprendizagem relacionado à educação em saúde, sendo preciso reconhecer e valorizar o enfermeiro como agente de mudanças, capaz de contribuir ativamente como educador, exercendo um papel essencial na orientação da comunidade escolar, reforçando assim a necessidade de fortalecer o Programa Saúde na Escola, assim como dar visibilidade aos enfermeiros que atuam no PSE. OBJETIVO: Identificar na literatura científica a atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de narrativa com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados LILACS e BDENF, onde foram encontradas 272 referências. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, compuseram o corpus de análise 15 artigos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após análise dos estudos surgiram duas categorias temáticas: Estratégias que contribuem para promoção da saúde escolar, onde as principais estratégias encontradas foram hábitos alimentares saudáveis, ambiente escolar limpo, a atividade física, inserção de profissionais da saúde nas escolas, e saúde sexual. A segunda categoria temática intitula-se Ações desenvolvidas pela enfermagem para promoção da saúde escolar, aonde foi possivel identificar as ações como a sexualidade, direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS, promoção de hábitos saudáveis, saúde ambiental e desenvolvimento sustentável, promoção da saúde ocular e ações que trabalham o acompanhamento do desenvolvimento infantil, o exame físico e a anamnese. CONCLUSÃO: A atuação do enfermeiro em espaço escolar permite a realização de ações que abordem desde o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento físico até a educação em saúde para a prevenção de doenças. O enfermeiro, pela sua formação e capacidade científicas, pode estimular ações de educação em saúde na escola que estimulem as crianças e adolescentes a conhecimentos específicos da área da saúde, promovendo atitudes saudáveis e prevenindo comportamentos de risco.INTRODUÇÃO: A educação é um fator importante na prevenção de doenças e promoção da saúde das crianças e adolescentes, sendo necessário abordar temas relacionados a saúde no contexto escolar. O enfermeiro vem demonstrando um papel importante nas escolas, contribuindo para o processo de aprendizagem relacionado à educação em saúde, sendo preciso reconhecer e valorizar o enfermeiro como agente de mudanças, capaz de contribuir ativamente como educador, exercendo um papel essencial na orientação da comunidade escolar, reforçando assim a necessidade de fortalecer o Programa Saúde na Escola, assim como dar visibilidade aos enfermeiros que atuam no PSE. OBJETIVO: Identificar na literatura científica a atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de narrativa com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados LILACS e BDENF, onde foram encontradas 272 referências. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, compuseram o corpus de análise 15 artigos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após análise dos estudos surgiram duas categorias temáticas: Estratégias que contribuem para promoção da saúde escolar, onde as principais estratégias encontradas foram hábitos alimentares saudáveis, ambiente escolar limpo, a atividade física, inserção de profissionais da saúde nas escolas, e saúde sexual. A segunda categoria temática intitula-se Ações desenvolvidas pela enfermagem para promoção da saúde escolar, aonde foi possivel identificar as ações como a sexualidade, direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS, promoção de hábitos saudáveis, saúde ambiental e desenvolvimento sustentável, promoção da saúde ocular e ações que trabalham o acompanhamento do desenvolvimento infantil, o exame físico e a anamnese. CONCLUSÃO: A atuação do enfermeiro em espaço escolar permite a realização de ações que abordem desde o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento físico até a educação em saúde para a prevenção de doenças. O enfermeiro, pela sua formação e capacidade científicas, pode estimular ações de educação em saúde na escola que estimulem as crianças e adolescentes a conhecimentos específicos da área da saúde, promovendo atitudes saudáveis e prevenindo comportamentos de risco.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5067810.34119/bjhrv5n4-115Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 4 (2022); 13377-13391Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 4 (2022); 13377-133912595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50678/38068Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Diulie ColaresZanon, Bruna PaseAnversa, Elenir Terezinha RizettiFlores, Gisela Cataldi2022-08-31T17:59:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50678Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-08-31T17:59:54Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context |
title |
Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context |
spellingShingle |
Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context Fernandes, Diulie Colares escola educação em saúde enfermagem escola educação em saúde enfermagem |
title_short |
Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context |
title_full |
Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context |
title_fullStr |
Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context |
title_full_unstemmed |
Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context |
title_sort |
Atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar: Nurses' performance against health education in the school context |
author |
Fernandes, Diulie Colares |
author_facet |
Fernandes, Diulie Colares Zanon, Bruna Pase Anversa, Elenir Terezinha Rizetti Flores, Gisela Cataldi |
author_role |
author |
author2 |
Zanon, Bruna Pase Anversa, Elenir Terezinha Rizetti Flores, Gisela Cataldi |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Diulie Colares Zanon, Bruna Pase Anversa, Elenir Terezinha Rizetti Flores, Gisela Cataldi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola educação em saúde enfermagem escola educação em saúde enfermagem |
topic |
escola educação em saúde enfermagem escola educação em saúde enfermagem |
description |
INTRODUÇÃO: A educação é um fator importante na prevenção de doenças e promoção da saúde das crianças e adolescentes, sendo necessário abordar temas relacionados a saúde no contexto escolar. O enfermeiro vem demonstrando um papel importante nas escolas, contribuindo para o processo de aprendizagem relacionado à educação em saúde, sendo preciso reconhecer e valorizar o enfermeiro como agente de mudanças, capaz de contribuir ativamente como educador, exercendo um papel essencial na orientação da comunidade escolar, reforçando assim a necessidade de fortalecer o Programa Saúde na Escola, assim como dar visibilidade aos enfermeiros que atuam no PSE. OBJETIVO: Identificar na literatura científica a atuação do enfermeiro frente a educação em saúde no contexto escolar. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de narrativa com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados LILACS e BDENF, onde foram encontradas 272 referências. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, compuseram o corpus de análise 15 artigos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após análise dos estudos surgiram duas categorias temáticas: Estratégias que contribuem para promoção da saúde escolar, onde as principais estratégias encontradas foram hábitos alimentares saudáveis, ambiente escolar limpo, a atividade física, inserção de profissionais da saúde nas escolas, e saúde sexual. A segunda categoria temática intitula-se Ações desenvolvidas pela enfermagem para promoção da saúde escolar, aonde foi possivel identificar as ações como a sexualidade, direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS, promoção de hábitos saudáveis, saúde ambiental e desenvolvimento sustentável, promoção da saúde ocular e ações que trabalham o acompanhamento do desenvolvimento infantil, o exame físico e a anamnese. CONCLUSÃO: A atuação do enfermeiro em espaço escolar permite a realização de ações que abordem desde o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento físico até a educação em saúde para a prevenção de doenças. O enfermeiro, pela sua formação e capacidade científicas, pode estimular ações de educação em saúde na escola que estimulem as crianças e adolescentes a conhecimentos específicos da área da saúde, promovendo atitudes saudáveis e prevenindo comportamentos de risco. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50678 10.34119/bjhrv5n4-115 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50678 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv5n4-115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50678/38068 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 4 (2022); 13377-13391 Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 4 (2022); 13377-13391 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240076771524608 |