Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Maria Carolina dos Santos Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Araujo, Aniele Garcia de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n10-108
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52891
Resumo: Objetivo: Identificar as lacunas existentes no conhecimento dos professores da educação infantil sobre o atendimento de primeiros socorros e posteriormente capacitá-los. Métodos: Estudo de caráter quantitativo, realizado em uma cidade do sul de Minas Gerais, efetivado a partir de um questionário composto de 19 questões objetivas, com professores do ensino fundamental de duas escolas municipais. Resultados: Participaram da pesquisa 46 professores sendo que 40 (85,10%) eram mulheres e 6 (14,89%) eram homens. Do total de indivíduos 32 (68,08%) tinham filhos e isso se mostrou relevante quando comparado ao pós-teste. Em relação ao nível superior de educação, 32 (68,08%) concluíram a Pós-Graduação, 8 (12,8%) estão cursando. O índice de acerto no Teste foi de 42,68% e no Pós-teste foi de 37,53%, demonstrando os diversos fatores que contribuem para que os tabus existentes em meio aos primeiros socorros no ambiente escolar permaneçam como o desinteresse dos professores, o medo e a insegurança. Conclusão: o estudo revelou que os docentes possuem diversas lacunas quanto ao conhecimento de primeiros socorros, e baseiam-se por crenças populares e vivências familiares, além de não demonstrarem real interesse e se sentirem amedrontados diante da tematica.
id VERACRUZ-0_7d14af83696c3c6e1e1adbe1c1e8f557
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52891
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environmentenfermagempromoção da saúde no ambiente escolarprimeiros socorrosprograma saúde na escolaObjetivo: Identificar as lacunas existentes no conhecimento dos professores da educação infantil sobre o atendimento de primeiros socorros e posteriormente capacitá-los. Métodos: Estudo de caráter quantitativo, realizado em uma cidade do sul de Minas Gerais, efetivado a partir de um questionário composto de 19 questões objetivas, com professores do ensino fundamental de duas escolas municipais. Resultados: Participaram da pesquisa 46 professores sendo que 40 (85,10%) eram mulheres e 6 (14,89%) eram homens. Do total de indivíduos 32 (68,08%) tinham filhos e isso se mostrou relevante quando comparado ao pós-teste. Em relação ao nível superior de educação, 32 (68,08%) concluíram a Pós-Graduação, 8 (12,8%) estão cursando. O índice de acerto no Teste foi de 42,68% e no Pós-teste foi de 37,53%, demonstrando os diversos fatores que contribuem para que os tabus existentes em meio aos primeiros socorros no ambiente escolar permaneçam como o desinteresse dos professores, o medo e a insegurança. Conclusão: o estudo revelou que os docentes possuem diversas lacunas quanto ao conhecimento de primeiros socorros, e baseiam-se por crenças populares e vivências familiares, além de não demonstrarem real interesse e se sentirem amedrontados diante da tematica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5289110.34117/bjdv8n10-108Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 66447-66457Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 66447-66457Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 66447-664572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52891/39434Copyright (c) 2022 Maria Carolina dos Santos Silva Leal, Aniele Garcia de Lima Araujoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Maria Carolina dos Santos SilvaAraujo, Aniele Garcia de Lima2022-10-28T18:00:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52891Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:56.591744Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment
title Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment
spellingShingle Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment
Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment
Leal, Maria Carolina dos Santos Silva
enfermagem
promoção da saúde no ambiente escolar
primeiros socorros
programa saúde na escola
Leal, Maria Carolina dos Santos Silva
enfermagem
promoção da saúde no ambiente escolar
primeiros socorros
programa saúde na escola
title_short Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment
title_full Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment
title_fullStr Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment
Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment
title_full_unstemmed Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment
Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment
title_sort Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment
author Leal, Maria Carolina dos Santos Silva
author_facet Leal, Maria Carolina dos Santos Silva
Leal, Maria Carolina dos Santos Silva
Araujo, Aniele Garcia de Lima
Araujo, Aniele Garcia de Lima
author_role author
author2 Araujo, Aniele Garcia de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Maria Carolina dos Santos Silva
Araujo, Aniele Garcia de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem
promoção da saúde no ambiente escolar
primeiros socorros
programa saúde na escola
topic enfermagem
promoção da saúde no ambiente escolar
primeiros socorros
programa saúde na escola
description Objetivo: Identificar as lacunas existentes no conhecimento dos professores da educação infantil sobre o atendimento de primeiros socorros e posteriormente capacitá-los. Métodos: Estudo de caráter quantitativo, realizado em uma cidade do sul de Minas Gerais, efetivado a partir de um questionário composto de 19 questões objetivas, com professores do ensino fundamental de duas escolas municipais. Resultados: Participaram da pesquisa 46 professores sendo que 40 (85,10%) eram mulheres e 6 (14,89%) eram homens. Do total de indivíduos 32 (68,08%) tinham filhos e isso se mostrou relevante quando comparado ao pós-teste. Em relação ao nível superior de educação, 32 (68,08%) concluíram a Pós-Graduação, 8 (12,8%) estão cursando. O índice de acerto no Teste foi de 42,68% e no Pós-teste foi de 37,53%, demonstrando os diversos fatores que contribuem para que os tabus existentes em meio aos primeiros socorros no ambiente escolar permaneçam como o desinteresse dos professores, o medo e a insegurança. Conclusão: o estudo revelou que os docentes possuem diversas lacunas quanto ao conhecimento de primeiros socorros, e baseiam-se por crenças populares e vivências familiares, além de não demonstrarem real interesse e se sentirem amedrontados diante da tematica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52891
10.34117/bjdv8n10-108
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52891
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n10-108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52891/39434
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Maria Carolina dos Santos Silva Leal, Aniele Garcia de Lima Araujo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Maria Carolina dos Santos Silva Leal, Aniele Garcia de Lima Araujo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 66447-66457
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 66447-66457
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 66447-66457
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183698075746304
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n10-108