Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n10-108 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52891 |
Resumo: | Objetivo: Identificar as lacunas existentes no conhecimento dos professores da educação infantil sobre o atendimento de primeiros socorros e posteriormente capacitá-los. Métodos: Estudo de caráter quantitativo, realizado em uma cidade do sul de Minas Gerais, efetivado a partir de um questionário composto de 19 questões objetivas, com professores do ensino fundamental de duas escolas municipais. Resultados: Participaram da pesquisa 46 professores sendo que 40 (85,10%) eram mulheres e 6 (14,89%) eram homens. Do total de indivíduos 32 (68,08%) tinham filhos e isso se mostrou relevante quando comparado ao pós-teste. Em relação ao nível superior de educação, 32 (68,08%) concluíram a Pós-Graduação, 8 (12,8%) estão cursando. O índice de acerto no Teste foi de 42,68% e no Pós-teste foi de 37,53%, demonstrando os diversos fatores que contribuem para que os tabus existentes em meio aos primeiros socorros no ambiente escolar permaneçam como o desinteresse dos professores, o medo e a insegurança. Conclusão: o estudo revelou que os docentes possuem diversas lacunas quanto ao conhecimento de primeiros socorros, e baseiam-se por crenças populares e vivências familiares, além de não demonstrarem real interesse e se sentirem amedrontados diante da tematica. |
id |
VERACRUZ-0_7d14af83696c3c6e1e1adbe1c1e8f557 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52891 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environmentenfermagempromoção da saúde no ambiente escolarprimeiros socorrosprograma saúde na escolaObjetivo: Identificar as lacunas existentes no conhecimento dos professores da educação infantil sobre o atendimento de primeiros socorros e posteriormente capacitá-los. Métodos: Estudo de caráter quantitativo, realizado em uma cidade do sul de Minas Gerais, efetivado a partir de um questionário composto de 19 questões objetivas, com professores do ensino fundamental de duas escolas municipais. Resultados: Participaram da pesquisa 46 professores sendo que 40 (85,10%) eram mulheres e 6 (14,89%) eram homens. Do total de indivíduos 32 (68,08%) tinham filhos e isso se mostrou relevante quando comparado ao pós-teste. Em relação ao nível superior de educação, 32 (68,08%) concluíram a Pós-Graduação, 8 (12,8%) estão cursando. O índice de acerto no Teste foi de 42,68% e no Pós-teste foi de 37,53%, demonstrando os diversos fatores que contribuem para que os tabus existentes em meio aos primeiros socorros no ambiente escolar permaneçam como o desinteresse dos professores, o medo e a insegurança. Conclusão: o estudo revelou que os docentes possuem diversas lacunas quanto ao conhecimento de primeiros socorros, e baseiam-se por crenças populares e vivências familiares, além de não demonstrarem real interesse e se sentirem amedrontados diante da tematica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5289110.34117/bjdv8n10-108Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 66447-66457Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 66447-66457Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 66447-664572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52891/39434Copyright (c) 2022 Maria Carolina dos Santos Silva Leal, Aniele Garcia de Lima Araujoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Maria Carolina dos Santos SilvaAraujo, Aniele Garcia de Lima2022-10-28T18:00:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52891Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:56.591744Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment |
title |
Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment |
spellingShingle |
Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment Leal, Maria Carolina dos Santos Silva enfermagem promoção da saúde no ambiente escolar primeiros socorros programa saúde na escola Leal, Maria Carolina dos Santos Silva enfermagem promoção da saúde no ambiente escolar primeiros socorros programa saúde na escola |
title_short |
Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment |
title_full |
Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment |
title_fullStr |
Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment |
title_full_unstemmed |
Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment |
title_sort |
Atuação do enfermeiro frente à identificação e ensino de primeiros socorros no ambiente escolar: Nurse’s performance importance to identification and instruction on first aid in school environment |
author |
Leal, Maria Carolina dos Santos Silva |
author_facet |
Leal, Maria Carolina dos Santos Silva Leal, Maria Carolina dos Santos Silva Araujo, Aniele Garcia de Lima Araujo, Aniele Garcia de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Aniele Garcia de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Maria Carolina dos Santos Silva Araujo, Aniele Garcia de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem promoção da saúde no ambiente escolar primeiros socorros programa saúde na escola |
topic |
enfermagem promoção da saúde no ambiente escolar primeiros socorros programa saúde na escola |
description |
Objetivo: Identificar as lacunas existentes no conhecimento dos professores da educação infantil sobre o atendimento de primeiros socorros e posteriormente capacitá-los. Métodos: Estudo de caráter quantitativo, realizado em uma cidade do sul de Minas Gerais, efetivado a partir de um questionário composto de 19 questões objetivas, com professores do ensino fundamental de duas escolas municipais. Resultados: Participaram da pesquisa 46 professores sendo que 40 (85,10%) eram mulheres e 6 (14,89%) eram homens. Do total de indivíduos 32 (68,08%) tinham filhos e isso se mostrou relevante quando comparado ao pós-teste. Em relação ao nível superior de educação, 32 (68,08%) concluíram a Pós-Graduação, 8 (12,8%) estão cursando. O índice de acerto no Teste foi de 42,68% e no Pós-teste foi de 37,53%, demonstrando os diversos fatores que contribuem para que os tabus existentes em meio aos primeiros socorros no ambiente escolar permaneçam como o desinteresse dos professores, o medo e a insegurança. Conclusão: o estudo revelou que os docentes possuem diversas lacunas quanto ao conhecimento de primeiros socorros, e baseiam-se por crenças populares e vivências familiares, além de não demonstrarem real interesse e se sentirem amedrontados diante da tematica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52891 10.34117/bjdv8n10-108 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52891 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n10-108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52891/39434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Maria Carolina dos Santos Silva Leal, Aniele Garcia de Lima Araujo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Maria Carolina dos Santos Silva Leal, Aniele Garcia de Lima Araujo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 10 (2022); 66447-66457 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 10 (2022); 66447-66457 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 10 (2022); 66447-66457 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183698075746304 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n10-108 |