Ensino mediado por tecnologia digital na pandemia de COVID-19: percepção de acadêmicos de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Natália Furlaneto
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gobi, Aline Carvalho, Zeffiro, Júlia da Silva, Franco, Laila Marcelino, Thaada, Letícia Gandolfi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60018
Resumo: Introdução: em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o estado da contaminação pelo novo coronavírus como pandemia e determinou a necessidade de implementar medidas abrangentes de distanciamento social. No mesmo mês, o Ministério da Educação autorizou a medida emergencial de substituição das disciplinas presenciais em andamento por aulas mediadas por tecnologias digitais. Nesse contexto, as faculdades de medicina recorreram ao ensino online. Objetivo: avaliar a percepção de acadêmicos de medicina em relação ao ensino médico online no contexto da pandemia de COVID-19. Método: estudo transversal quantitativo descritivo, com uso de questionário adaptado, aplicado no primeiro semestre de 2022, pela ferramenta Google Forms, para alunos matriculados em medicina do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (Unisalesiano), de ambos os sexos, sujeitos a aulas online durante a pandemia de COVID-19. Os resultados obtidos foram analisados de maneira descritiva, através do cálculo das frequências absolutas e relativas. Resultado: foi constatado que a maioria dos alunos ficaram pouco satisfeitos com o conhecimento teórico adquirido online (82,5%) e sentiram-se pouco motivados para estudar (80,0%). A possibilidade de aulas com profissionais de outras localidades (75,0%) foi a principal vantagem apontada; já a principal desvantagem foi problemas técnicos (90,0%). Conclusão: apesar do aumento da desmotivação, do estresse e do prejuízo ao conhecimento teórico adquirido, a experiência do ensino mediado por tecnologias, de maneira geral, obteve uma avaliação positiva dos acadêmicos.
id BJRH-0_e29dbc51c1da3e6d49fc20092f273e31
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60018
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Ensino mediado por tecnologia digital na pandemia de COVID-19: percepção de acadêmicos de medicinaCOVID-19educação à distânciaeducação de graduação em medicinapercepçãotecnologia educacionalIntrodução: em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o estado da contaminação pelo novo coronavírus como pandemia e determinou a necessidade de implementar medidas abrangentes de distanciamento social. No mesmo mês, o Ministério da Educação autorizou a medida emergencial de substituição das disciplinas presenciais em andamento por aulas mediadas por tecnologias digitais. Nesse contexto, as faculdades de medicina recorreram ao ensino online. Objetivo: avaliar a percepção de acadêmicos de medicina em relação ao ensino médico online no contexto da pandemia de COVID-19. Método: estudo transversal quantitativo descritivo, com uso de questionário adaptado, aplicado no primeiro semestre de 2022, pela ferramenta Google Forms, para alunos matriculados em medicina do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (Unisalesiano), de ambos os sexos, sujeitos a aulas online durante a pandemia de COVID-19. Os resultados obtidos foram analisados de maneira descritiva, através do cálculo das frequências absolutas e relativas. Resultado: foi constatado que a maioria dos alunos ficaram pouco satisfeitos com o conhecimento teórico adquirido online (82,5%) e sentiram-se pouco motivados para estudar (80,0%). A possibilidade de aulas com profissionais de outras localidades (75,0%) foi a principal vantagem apontada; já a principal desvantagem foi problemas técnicos (90,0%). Conclusão: apesar do aumento da desmotivação, do estresse e do prejuízo ao conhecimento teórico adquirido, a experiência do ensino mediado por tecnologias, de maneira geral, obteve uma avaliação positiva dos acadêmicos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6001810.34119/bjhrv6n3-156Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 10379-10392Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 10379-10392Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 10379-103922595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60018/43378Barbosa, Natália FurlanetoGobi, Aline CarvalhoZeffiro, Júlia da SilvaFranco, Laila MarcelinoThaada, Letícia Gandolfiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-21T14:57:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60018Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-06-21T14:57:23Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino mediado por tecnologia digital na pandemia de COVID-19: percepção de acadêmicos de medicina
title Ensino mediado por tecnologia digital na pandemia de COVID-19: percepção de acadêmicos de medicina
spellingShingle Ensino mediado por tecnologia digital na pandemia de COVID-19: percepção de acadêmicos de medicina
Barbosa, Natália Furlaneto
COVID-19
educação à distância
educação de graduação em medicina
percepção
tecnologia educacional
title_short Ensino mediado por tecnologia digital na pandemia de COVID-19: percepção de acadêmicos de medicina
title_full Ensino mediado por tecnologia digital na pandemia de COVID-19: percepção de acadêmicos de medicina
title_fullStr Ensino mediado por tecnologia digital na pandemia de COVID-19: percepção de acadêmicos de medicina
title_full_unstemmed Ensino mediado por tecnologia digital na pandemia de COVID-19: percepção de acadêmicos de medicina
title_sort Ensino mediado por tecnologia digital na pandemia de COVID-19: percepção de acadêmicos de medicina
author Barbosa, Natália Furlaneto
author_facet Barbosa, Natália Furlaneto
Gobi, Aline Carvalho
Zeffiro, Júlia da Silva
Franco, Laila Marcelino
Thaada, Letícia Gandolfi
author_role author
author2 Gobi, Aline Carvalho
Zeffiro, Júlia da Silva
Franco, Laila Marcelino
Thaada, Letícia Gandolfi
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Natália Furlaneto
Gobi, Aline Carvalho
Zeffiro, Júlia da Silva
Franco, Laila Marcelino
Thaada, Letícia Gandolfi
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
educação à distância
educação de graduação em medicina
percepção
tecnologia educacional
topic COVID-19
educação à distância
educação de graduação em medicina
percepção
tecnologia educacional
description Introdução: em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o estado da contaminação pelo novo coronavírus como pandemia e determinou a necessidade de implementar medidas abrangentes de distanciamento social. No mesmo mês, o Ministério da Educação autorizou a medida emergencial de substituição das disciplinas presenciais em andamento por aulas mediadas por tecnologias digitais. Nesse contexto, as faculdades de medicina recorreram ao ensino online. Objetivo: avaliar a percepção de acadêmicos de medicina em relação ao ensino médico online no contexto da pandemia de COVID-19. Método: estudo transversal quantitativo descritivo, com uso de questionário adaptado, aplicado no primeiro semestre de 2022, pela ferramenta Google Forms, para alunos matriculados em medicina do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (Unisalesiano), de ambos os sexos, sujeitos a aulas online durante a pandemia de COVID-19. Os resultados obtidos foram analisados de maneira descritiva, através do cálculo das frequências absolutas e relativas. Resultado: foi constatado que a maioria dos alunos ficaram pouco satisfeitos com o conhecimento teórico adquirido online (82,5%) e sentiram-se pouco motivados para estudar (80,0%). A possibilidade de aulas com profissionais de outras localidades (75,0%) foi a principal vantagem apontada; já a principal desvantagem foi problemas técnicos (90,0%). Conclusão: apesar do aumento da desmotivação, do estresse e do prejuízo ao conhecimento teórico adquirido, a experiência do ensino mediado por tecnologias, de maneira geral, obteve uma avaliação positiva dos acadêmicos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60018
10.34119/bjhrv6n3-156
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60018
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n3-156
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/60018/43378
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 10379-10392
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 10379-10392
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 10379-10392
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240030105698304