Educação em saúde e planejamento estratégico situacional em um centro de atenção psicossocial no interior paulista: relato de experiência / Health education and situational strategic planning in a center of psychosocial attention in the countryside of São Paulo: experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Letícia Isabel Ferreira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, Maria Solange de Castro, Fadini, Ana Maria Rodrigues, Barros, Laviny Moraes, Zanetti, Ângelo Antônio Paulino Martins, Cassola, Eduardo Gabriel, Salvador, Ingrid Christofalo, Trevisan, Vinicius Martin, Goes, Tainá Nikoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49759
Resumo: Este trabalho teve como objetivo aplicar o Planejamento Estratégico Situacional (PES) em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do interior paulista, e desenvolver estratégias de educação em saúde para melhorar a adesão ao regime medicamentoso dos usuários. O PES foi realizado contemplando três fases: I. foi efetuado o levantamento das possíveis causas do problema; II. listou-se os nós críticos; e III. apontou-se os possíveis cenários e operações viáveis, as quais foram sistematizas em quadros. A ação educativa foi realizada em um CAPS no município de Botucatu/SP, entre os meses de agosto e setembro de 2021, durante o estágio prático curricular supervisionado do curso em enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu. Através da aplicação do PES e da problemática levantada, foi possível desenvolver estratégias para conscientizar e orientar os usuários sobre a importância de aderir corretamente ao regime medicamentoso, por meio de atendimentos individuais e em grupo, teleatendimentos, acolhimento, pré-consulta e pós-consulta e visitas domiciliares. A experiência do PES proporcionou um olhar crítico frente às demandas relacionadas à adesão ao regime medicamento pelos usuários, possibilitando o desenvolvimento de estratégias e a implementação dessas ações na prática do serviço.
id BJRH-0_e67e3bc8c950fb382c2e7b5f0775f778
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49759
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Educação em saúde e planejamento estratégico situacional em um centro de atenção psicossocial no interior paulista: relato de experiência / Health education and situational strategic planning in a center of psychosocial attention in the countryside of São Paulo: experience reportplanejamento em saúdeplanejamento estratégicoadesão à medicaçãoserviços de saúde mentaleducação em saúde.Este trabalho teve como objetivo aplicar o Planejamento Estratégico Situacional (PES) em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do interior paulista, e desenvolver estratégias de educação em saúde para melhorar a adesão ao regime medicamentoso dos usuários. O PES foi realizado contemplando três fases: I. foi efetuado o levantamento das possíveis causas do problema; II. listou-se os nós críticos; e III. apontou-se os possíveis cenários e operações viáveis, as quais foram sistematizas em quadros. A ação educativa foi realizada em um CAPS no município de Botucatu/SP, entre os meses de agosto e setembro de 2021, durante o estágio prático curricular supervisionado do curso em enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu. Através da aplicação do PES e da problemática levantada, foi possível desenvolver estratégias para conscientizar e orientar os usuários sobre a importância de aderir corretamente ao regime medicamentoso, por meio de atendimentos individuais e em grupo, teleatendimentos, acolhimento, pré-consulta e pós-consulta e visitas domiciliares. A experiência do PES proporcionou um olhar crítico frente às demandas relacionadas à adesão ao regime medicamento pelos usuários, possibilitando o desenvolvimento de estratégias e a implementação dessas ações na prática do serviço.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4975910.34119/bjhrv5n3-314Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 3 (2022); 11789-11800Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 3 (2022); 11789-118002595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49759/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Letícia Isabel FerreiraFerreira, Maria Solange de CastroFadini, Ana Maria RodriguesBarros, Laviny MoraesZanetti, Ângelo Antônio Paulino MartinsCassola, Eduardo GabrielSalvador, Ingrid ChristofaloTrevisan, Vinicius MartinGoes, Tainá Nikoli2022-06-30T18:52:33Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49759Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-06-30T18:52:33Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde e planejamento estratégico situacional em um centro de atenção psicossocial no interior paulista: relato de experiência / Health education and situational strategic planning in a center of psychosocial attention in the countryside of São Paulo: experience report
title Educação em saúde e planejamento estratégico situacional em um centro de atenção psicossocial no interior paulista: relato de experiência / Health education and situational strategic planning in a center of psychosocial attention in the countryside of São Paulo: experience report
spellingShingle Educação em saúde e planejamento estratégico situacional em um centro de atenção psicossocial no interior paulista: relato de experiência / Health education and situational strategic planning in a center of psychosocial attention in the countryside of São Paulo: experience report
Silva, Letícia Isabel Ferreira
planejamento em saúde
planejamento estratégico
adesão à medicação
serviços de saúde mental
educação em saúde.
title_short Educação em saúde e planejamento estratégico situacional em um centro de atenção psicossocial no interior paulista: relato de experiência / Health education and situational strategic planning in a center of psychosocial attention in the countryside of São Paulo: experience report
title_full Educação em saúde e planejamento estratégico situacional em um centro de atenção psicossocial no interior paulista: relato de experiência / Health education and situational strategic planning in a center of psychosocial attention in the countryside of São Paulo: experience report
title_fullStr Educação em saúde e planejamento estratégico situacional em um centro de atenção psicossocial no interior paulista: relato de experiência / Health education and situational strategic planning in a center of psychosocial attention in the countryside of São Paulo: experience report
title_full_unstemmed Educação em saúde e planejamento estratégico situacional em um centro de atenção psicossocial no interior paulista: relato de experiência / Health education and situational strategic planning in a center of psychosocial attention in the countryside of São Paulo: experience report
title_sort Educação em saúde e planejamento estratégico situacional em um centro de atenção psicossocial no interior paulista: relato de experiência / Health education and situational strategic planning in a center of psychosocial attention in the countryside of São Paulo: experience report
author Silva, Letícia Isabel Ferreira
author_facet Silva, Letícia Isabel Ferreira
Ferreira, Maria Solange de Castro
Fadini, Ana Maria Rodrigues
Barros, Laviny Moraes
Zanetti, Ângelo Antônio Paulino Martins
Cassola, Eduardo Gabriel
Salvador, Ingrid Christofalo
Trevisan, Vinicius Martin
Goes, Tainá Nikoli
author_role author
author2 Ferreira, Maria Solange de Castro
Fadini, Ana Maria Rodrigues
Barros, Laviny Moraes
Zanetti, Ângelo Antônio Paulino Martins
Cassola, Eduardo Gabriel
Salvador, Ingrid Christofalo
Trevisan, Vinicius Martin
Goes, Tainá Nikoli
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Letícia Isabel Ferreira
Ferreira, Maria Solange de Castro
Fadini, Ana Maria Rodrigues
Barros, Laviny Moraes
Zanetti, Ângelo Antônio Paulino Martins
Cassola, Eduardo Gabriel
Salvador, Ingrid Christofalo
Trevisan, Vinicius Martin
Goes, Tainá Nikoli
dc.subject.por.fl_str_mv planejamento em saúde
planejamento estratégico
adesão à medicação
serviços de saúde mental
educação em saúde.
topic planejamento em saúde
planejamento estratégico
adesão à medicação
serviços de saúde mental
educação em saúde.
description Este trabalho teve como objetivo aplicar o Planejamento Estratégico Situacional (PES) em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do interior paulista, e desenvolver estratégias de educação em saúde para melhorar a adesão ao regime medicamentoso dos usuários. O PES foi realizado contemplando três fases: I. foi efetuado o levantamento das possíveis causas do problema; II. listou-se os nós críticos; e III. apontou-se os possíveis cenários e operações viáveis, as quais foram sistematizas em quadros. A ação educativa foi realizada em um CAPS no município de Botucatu/SP, entre os meses de agosto e setembro de 2021, durante o estágio prático curricular supervisionado do curso em enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu. Através da aplicação do PES e da problemática levantada, foi possível desenvolver estratégias para conscientizar e orientar os usuários sobre a importância de aderir corretamente ao regime medicamentoso, por meio de atendimentos individuais e em grupo, teleatendimentos, acolhimento, pré-consulta e pós-consulta e visitas domiciliares. A experiência do PES proporcionou um olhar crítico frente às demandas relacionadas à adesão ao regime medicamento pelos usuários, possibilitando o desenvolvimento de estratégias e a implementação dessas ações na prática do serviço.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49759
10.34119/bjhrv5n3-314
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49759
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv5n3-314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/49759/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 5 No. 3 (2022); 11789-11800
Brazilian Journal of Health Review; v. 5 n. 3 (2022); 11789-11800
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240076167544832