A participação da família ouvinte no desenvolvimento de criança surda: relato de uma experiência/ The participation of the listening family in the development of deaf children: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Priscila Paula Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tomasi, Áurea Regina Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/21420
Resumo: A educação dos sujeitos surdos tem sido um desafio para os profissionais da educação. A participação da família na construção social desse sujeito parece ter importância fundamental no desenvolvimento desses sujeitos, ao lado da atuação de um educador especializado. Entretanto, não se sabe muito bem como essa participação e essa parceria devem ser desenvolvidas. O objetivo da pesquisa relatada neste artigo foi analisar a participação da família ouvinte no desenvolvimento de uma criança surda mediada pelo profissional especializado. A metodologia qualitativa inspirada nos moldes da pesquisa ação consistiu-se no registro de uma experiência do acompanhamento de uma criança surda e sua família. Os instrumentos de coleta de dados foram vídeos, diário das intervenções e entrevista com a família. O acompanhamento foi realizado no ano de 2019 e início de 2020 com uma criança surda, de sete anos de idade. Algumas intervenções foram realizadas com a criança na residência da profissional e outras acompanhadas a partir de atividades realizadas com ela pelos pais, gravadas por eles. Constatou-se que a participação da família nas atividades é fundamental para o sucesso das intervenções, desde que seja consciente e respeitosa, rompendo com os preconceitos, compreendendo os mecanismos da linguagem e as especificidades da criança surda.
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