Construção do jogo “acompanhe-me se puder” como método de orientação para o acompanhante da gestante incluindo o COVID-19 / Construction of the game "accompany me if you can" as a method of guidance for the companion of the pregnant woman, including COVID-19
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/10906 |
Resumo: | O trabalho de parto é um momento único para a gestante que traz consigo transformações hormonais, físicas e mecânicas. O estado emocional afeta diretamente o processo do parto sendo fundamental o preparo da mulher e o apoio recebido para enfrentar os possíveis obstáculos advindos. Nesse momento é imprescindível a presença de uma pessoa conhecida que transmita confiança, proporcionando segurança e tranquilidade durante todo o processo (LEITE et al., 2014; PICCININI, GOMES, NARDI & LOPES, 2008). Neste sentido, torna-se necessário instrumentalizar e habilitar o acompanhante em relação ao seu papel durante o período de pré parto, parto e nascimento, para vivencia-lo de forma mais ativa e colaborativa e se sentir incluído no processo. O objetivo foi propor um instrumento lúdico através do jogo “Acompanhe-me se puder” como método de educação em saúde para o acompanhante. Elaborou-se um jogo de tabuleiro visando a instrumentalização/capacitação do acompanhante no período da gestação, parto e nascimento, capacitando-o a atuar como sujeito ativo no processo, favorecendo a oportunidade de estar presente em um momento único e sendo inserido no espaço de cuidado anteriormente dedicado/idealizado somente para a mulher. Concluindo, é importante ressaltar que a intenção principal do jogo não é ganhar e sim promover a construção do conhecimento do processo para ambas as partes e garantir que se sintam parte essencial desse momento, promovendo interação entre os membros do grupo. |
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Construção do jogo “acompanhe-me se puder” como método de orientação para o acompanhante da gestante incluindo o COVID-19 / Construction of the game "accompany me if you can" as a method of guidance for the companion of the pregnant woman, including COVID-19GravidezTrabalho de partoHumanização da assistênciaPartoO trabalho de parto é um momento único para a gestante que traz consigo transformações hormonais, físicas e mecânicas. O estado emocional afeta diretamente o processo do parto sendo fundamental o preparo da mulher e o apoio recebido para enfrentar os possíveis obstáculos advindos. Nesse momento é imprescindível a presença de uma pessoa conhecida que transmita confiança, proporcionando segurança e tranquilidade durante todo o processo (LEITE et al., 2014; PICCININI, GOMES, NARDI & LOPES, 2008). Neste sentido, torna-se necessário instrumentalizar e habilitar o acompanhante em relação ao seu papel durante o período de pré parto, parto e nascimento, para vivencia-lo de forma mais ativa e colaborativa e se sentir incluído no processo. O objetivo foi propor um instrumento lúdico através do jogo “Acompanhe-me se puder” como método de educação em saúde para o acompanhante. Elaborou-se um jogo de tabuleiro visando a instrumentalização/capacitação do acompanhante no período da gestação, parto e nascimento, capacitando-o a atuar como sujeito ativo no processo, favorecendo a oportunidade de estar presente em um momento único e sendo inserido no espaço de cuidado anteriormente dedicado/idealizado somente para a mulher. Concluindo, é importante ressaltar que a intenção principal do jogo não é ganhar e sim promover a construção do conhecimento do processo para ambas as partes e garantir que se sintam parte essencial desse momento, promovendo interação entre os membros do grupo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1090610.34119/bjhrv3n3-120Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 3 (2020); 5481-5495Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 3 (2020); 5481-54952595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/10906/9111Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bruna Ferreira MendonçaSouza, Bruna Garbin deMartins, Giovanna Beatriz LimirioSalustiano, Isabela FerreiraFreitas, Efigênia Aparecida Maciel de2020-06-30T18:53:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10906Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-06-30T18:53:40Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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