THE SUPPORT OF THE COMPANION CHOOSEN BY THE PREGNANT MOTHER IN A MATERNITY SCHOOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Marcela Caetano
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bruggemann, Odaléa Maria, Bampi, Ricardo Roberto, Godinho, Viviane Gonzaga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2060
Resumo: Objetivo: compreender a inserção do acompanhante no centro obstétrico e identificar as ações de apoio à parturiente desenvolvidas no trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. Método: trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados de setembro a novembro de 2011, por meio de observação participante não estruturada com 17 acompanhantes, que permaneceram no centro obstétrico de uma maternidade-escola. A análise dos dados foi pelo processo de apreensão, síntese, teorização e transferência. Resultados: emergiram cinco categorias: Aspectos relacionados com a inserção do acompanhante no centro obstétrico; As ações de apoio do acompanhante no pré-parto; O papel do acompanhante no momento do parto; O primeiro contato do acompanhante com o recém-nascido e A interação do acompanhante com o binômio no pós-parto imediato. Conclusão: o acompanhante desenvolve ações de apoio em todos os períodos clínicos do parto, no entanto, tem maior autonomia e sente-se mais confiante no pré-parto.
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