Correlatos das quedas em pessoas idosas do Amazonas, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Silvia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Jefferson Jurema, Gouveia, Élvio Rúbio Quintal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57774
Resumo: Objetivos: (1) Investigar o grau de associação entre as quedas e fatores modificáveis (i.e., equilíbrio, o nível de atividade física, e fatores de risco para a saúde) e não modificáveis (i.e., idade e gênero), e (2) Investigar a associação entre os fatores modificáveis e as quedas depois de controlados a idade e o gênero. Métodos: Este estudo enquadra-se no projeto “Saúde, Estilo de Vida e Aptidão em Adultos e Adultos Idosos do Amazonas (SEVAAI)”. Esta investigação, com um delineamento transversal, 701 idosos, 268 homens e 433 mulheres, entre os 60 aos 92,8 anos de idade, residentes em três municípios do estado do Amazonas: Apuí, Fonte Boa e Manaus. A atividade física, a qualidade de vida e as variáveis sociodemográficas de saúde foram avaliadas através de questionários validados para a população brasileira (entrevistas face-to-face). Resultados: Verificamos que a ocorrência de quedas na população estudada estava correlacionada significativamente e positivamente com os fatores de risco para a saúde. A idade não apresentou diferenças significativas entre os idosos com quedas (70,35 anos) e idosos sem quedas (70,37 anos). Menores níveis de atividade física e menores scores da escala de Fullerton estavam relacionados com a idade. A análise revelou que depois de controlados por fatores de risco não modificáveis (i.e., a idade e gênero), apenas duas variáveis predizem a ocorrência de quedas: os fatores de risco para saúde e o score da escala de Fullerton.  Conclusão: Os participantes que não reportaram quedas apresentaram menos fatores de risco para a saúde, um nível de atividade física superior e melhores scores na escala de Fullerton comparativamente aos participantes que reportaram quedas.
id BJRH-0_ef6e66de4c104c8710e591a240284b3d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57774
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Correlatos das quedas em pessoas idosas do Amazonas, Brasilidosoquedasfatores de risco para saúdeatividade físicaEscala de FullertonObjetivos: (1) Investigar o grau de associação entre as quedas e fatores modificáveis (i.e., equilíbrio, o nível de atividade física, e fatores de risco para a saúde) e não modificáveis (i.e., idade e gênero), e (2) Investigar a associação entre os fatores modificáveis e as quedas depois de controlados a idade e o gênero. Métodos: Este estudo enquadra-se no projeto “Saúde, Estilo de Vida e Aptidão em Adultos e Adultos Idosos do Amazonas (SEVAAI)”. Esta investigação, com um delineamento transversal, 701 idosos, 268 homens e 433 mulheres, entre os 60 aos 92,8 anos de idade, residentes em três municípios do estado do Amazonas: Apuí, Fonte Boa e Manaus. A atividade física, a qualidade de vida e as variáveis sociodemográficas de saúde foram avaliadas através de questionários validados para a população brasileira (entrevistas face-to-face). Resultados: Verificamos que a ocorrência de quedas na população estudada estava correlacionada significativamente e positivamente com os fatores de risco para a saúde. A idade não apresentou diferenças significativas entre os idosos com quedas (70,35 anos) e idosos sem quedas (70,37 anos). Menores níveis de atividade física e menores scores da escala de Fullerton estavam relacionados com a idade. A análise revelou que depois de controlados por fatores de risco não modificáveis (i.e., a idade e gênero), apenas duas variáveis predizem a ocorrência de quedas: os fatores de risco para saúde e o score da escala de Fullerton.  Conclusão: Os participantes que não reportaram quedas apresentaram menos fatores de risco para a saúde, um nível de atividade física superior e melhores scores na escala de Fullerton comparativamente aos participantes que reportaram quedas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5777410.34119/bjhrv6n2-028Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 4795-4812Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 4795-4812Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 4795-48122595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57774/42174Borges, SilviaSilva, Jefferson JuremaGouveia, Élvio Rúbio Quintalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-03T19:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57774Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-03-03T19:44:50Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Correlatos das quedas em pessoas idosas do Amazonas, Brasil
title Correlatos das quedas em pessoas idosas do Amazonas, Brasil
spellingShingle Correlatos das quedas em pessoas idosas do Amazonas, Brasil
Borges, Silvia
idoso
quedas
fatores de risco para saúde
atividade física
Escala de Fullerton
title_short Correlatos das quedas em pessoas idosas do Amazonas, Brasil
title_full Correlatos das quedas em pessoas idosas do Amazonas, Brasil
title_fullStr Correlatos das quedas em pessoas idosas do Amazonas, Brasil
title_full_unstemmed Correlatos das quedas em pessoas idosas do Amazonas, Brasil
title_sort Correlatos das quedas em pessoas idosas do Amazonas, Brasil
author Borges, Silvia
author_facet Borges, Silvia
Silva, Jefferson Jurema
Gouveia, Élvio Rúbio Quintal
author_role author
author2 Silva, Jefferson Jurema
Gouveia, Élvio Rúbio Quintal
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Silvia
Silva, Jefferson Jurema
Gouveia, Élvio Rúbio Quintal
dc.subject.por.fl_str_mv idoso
quedas
fatores de risco para saúde
atividade física
Escala de Fullerton
topic idoso
quedas
fatores de risco para saúde
atividade física
Escala de Fullerton
description Objetivos: (1) Investigar o grau de associação entre as quedas e fatores modificáveis (i.e., equilíbrio, o nível de atividade física, e fatores de risco para a saúde) e não modificáveis (i.e., idade e gênero), e (2) Investigar a associação entre os fatores modificáveis e as quedas depois de controlados a idade e o gênero. Métodos: Este estudo enquadra-se no projeto “Saúde, Estilo de Vida e Aptidão em Adultos e Adultos Idosos do Amazonas (SEVAAI)”. Esta investigação, com um delineamento transversal, 701 idosos, 268 homens e 433 mulheres, entre os 60 aos 92,8 anos de idade, residentes em três municípios do estado do Amazonas: Apuí, Fonte Boa e Manaus. A atividade física, a qualidade de vida e as variáveis sociodemográficas de saúde foram avaliadas através de questionários validados para a população brasileira (entrevistas face-to-face). Resultados: Verificamos que a ocorrência de quedas na população estudada estava correlacionada significativamente e positivamente com os fatores de risco para a saúde. A idade não apresentou diferenças significativas entre os idosos com quedas (70,35 anos) e idosos sem quedas (70,37 anos). Menores níveis de atividade física e menores scores da escala de Fullerton estavam relacionados com a idade. A análise revelou que depois de controlados por fatores de risco não modificáveis (i.e., a idade e gênero), apenas duas variáveis predizem a ocorrência de quedas: os fatores de risco para saúde e o score da escala de Fullerton.  Conclusão: Os participantes que não reportaram quedas apresentaram menos fatores de risco para a saúde, um nível de atividade física superior e melhores scores na escala de Fullerton comparativamente aos participantes que reportaram quedas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57774
10.34119/bjhrv6n2-028
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57774
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n2-028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/57774/42174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 2 (2023); 4795-4812
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 2 (2023); 4795-4812
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 2 (2023); 4795-4812
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240027231551488