Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4939 |
Resumo: | Introdução: A pesquisa deve ser considerada um princípio educativo e instrumento básico de formação, possibilitando a construção de novos saberes. As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de medicina de 2014 discorrem sobre promoção do pensamento científico e crítico e apoio à produção de novos conhecimentos, evidenciando a relevância das competências para a pesquisa no período da graduação médica. A pesquisa deve ser vista como um instrumento de formação do estudante de medicina e um princípio educativo que permite a construção de novos conhecimentos. Objetivo: Realizar um levantamento sobre o desenvolvimento de pesquisas do curso de medicina no Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Centro Universitário de Patos de Minas. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo do tipo transversal. Os dados coletados pelo estudo são entre os anos 2010 a 2018. Resultados e Discussão: Houve um aumento considerável na submissão de trabalhos para o Programa de Iniciação Científica da instituição, quando comparado ao primeiro ano de participação do curso no programa (38 vezes se comparado ao último ano estudado), fato esse que pode ser explicado pela busca da melhoria dos currículos para os processos de residência, e a busca pelos alunos para se qualificarem melhor para o mercado de trabalho futuramente. Conclusão: A pesquisa científica traz muitos benefícios para o acadêmico, pois se consolida como um ótimo instrumento educativo, que auxilia no futuro profissional ao desenvolvimento de uma melhor capacidade de juízo crítico, desenvolvimento de trabalho em equipe e de proatividade, o que o ajudará não só na feitura do diagnóstico, como também na análise para tomada de decisões. |
id |
BJRH-0_f20a20cd8eedbd81a9b3c70165f065bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4939 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challengesEducação Médica. Pesquisa. Produção Científica e Tecnológica. Promoção da Pesquisa.Introdução: A pesquisa deve ser considerada um princípio educativo e instrumento básico de formação, possibilitando a construção de novos saberes. As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de medicina de 2014 discorrem sobre promoção do pensamento científico e crítico e apoio à produção de novos conhecimentos, evidenciando a relevância das competências para a pesquisa no período da graduação médica. A pesquisa deve ser vista como um instrumento de formação do estudante de medicina e um princípio educativo que permite a construção de novos conhecimentos. Objetivo: Realizar um levantamento sobre o desenvolvimento de pesquisas do curso de medicina no Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Centro Universitário de Patos de Minas. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo do tipo transversal. Os dados coletados pelo estudo são entre os anos 2010 a 2018. Resultados e Discussão: Houve um aumento considerável na submissão de trabalhos para o Programa de Iniciação Científica da instituição, quando comparado ao primeiro ano de participação do curso no programa (38 vezes se comparado ao último ano estudado), fato esse que pode ser explicado pela busca da melhoria dos currículos para os processos de residência, e a busca pelos alunos para se qualificarem melhor para o mercado de trabalho futuramente. Conclusão: A pesquisa científica traz muitos benefícios para o acadêmico, pois se consolida como um ótimo instrumento educativo, que auxilia no futuro profissional ao desenvolvimento de uma melhor capacidade de juízo crítico, desenvolvimento de trabalho em equipe e de proatividade, o que o ajudará não só na feitura do diagnóstico, como também na análise para tomada de decisões.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/493910.34119/bjhrv2n6-046Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 6 (2019); 5445-5456Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 6 (2019); 5445-54562595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4939/4548Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Lucas Barone daOliveira, Iuri PimentaSilva, Mayra de Oliveira MacielRezende, Marianna CamiloSantos, Raíssa Aparecida da SilvaCoelho, Camila MagalhãesAmâncio, Natália de Fátima Gonçalves2019-12-27T20:24:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4939Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2019-12-27T20:24:43Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges |
title |
Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges |
spellingShingle |
Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges Rocha, Lucas Barone da Educação Médica. Pesquisa. Produção Científica e Tecnológica. Promoção da Pesquisa. |
title_short |
Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges |
title_full |
Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges |
title_fullStr |
Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges |
title_full_unstemmed |
Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges |
title_sort |
Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges |
author |
Rocha, Lucas Barone da |
author_facet |
Rocha, Lucas Barone da Oliveira, Iuri Pimenta Silva, Mayra de Oliveira Maciel Rezende, Marianna Camilo Santos, Raíssa Aparecida da Silva Coelho, Camila Magalhães Amâncio, Natália de Fátima Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Iuri Pimenta Silva, Mayra de Oliveira Maciel Rezende, Marianna Camilo Santos, Raíssa Aparecida da Silva Coelho, Camila Magalhães Amâncio, Natália de Fátima Gonçalves |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Lucas Barone da Oliveira, Iuri Pimenta Silva, Mayra de Oliveira Maciel Rezende, Marianna Camilo Santos, Raíssa Aparecida da Silva Coelho, Camila Magalhães Amâncio, Natália de Fátima Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica. Pesquisa. Produção Científica e Tecnológica. Promoção da Pesquisa. |
topic |
Educação Médica. Pesquisa. Produção Científica e Tecnológica. Promoção da Pesquisa. |
description |
Introdução: A pesquisa deve ser considerada um princípio educativo e instrumento básico de formação, possibilitando a construção de novos saberes. As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de medicina de 2014 discorrem sobre promoção do pensamento científico e crítico e apoio à produção de novos conhecimentos, evidenciando a relevância das competências para a pesquisa no período da graduação médica. A pesquisa deve ser vista como um instrumento de formação do estudante de medicina e um princípio educativo que permite a construção de novos conhecimentos. Objetivo: Realizar um levantamento sobre o desenvolvimento de pesquisas do curso de medicina no Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Centro Universitário de Patos de Minas. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo do tipo transversal. Os dados coletados pelo estudo são entre os anos 2010 a 2018. Resultados e Discussão: Houve um aumento considerável na submissão de trabalhos para o Programa de Iniciação Científica da instituição, quando comparado ao primeiro ano de participação do curso no programa (38 vezes se comparado ao último ano estudado), fato esse que pode ser explicado pela busca da melhoria dos currículos para os processos de residência, e a busca pelos alunos para se qualificarem melhor para o mercado de trabalho futuramente. Conclusão: A pesquisa científica traz muitos benefícios para o acadêmico, pois se consolida como um ótimo instrumento educativo, que auxilia no futuro profissional ao desenvolvimento de uma melhor capacidade de juízo crítico, desenvolvimento de trabalho em equipe e de proatividade, o que o ajudará não só na feitura do diagnóstico, como também na análise para tomada de decisões. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4939 10.34119/bjhrv2n6-046 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4939 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv2n6-046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4939/4548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 6 (2019); 5445-5456 Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 6 (2019); 5445-5456 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240049183490048 |