Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Lucas Barone da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Iuri Pimenta, Silva, Mayra de Oliveira Maciel, Rezende, Marianna Camilo, Santos, Raíssa Aparecida da Silva, Coelho, Camila Magalhães, Amâncio, Natália de Fátima Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4939
Resumo: Introdução: A pesquisa deve ser considerada um princípio educativo e instrumento básico de formação, possibilitando a construção de novos saberes. As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de medicina de 2014 discorrem sobre promoção do pensamento científico e crítico e apoio à produção de novos conhecimentos, evidenciando a relevância das competências para a pesquisa no período da graduação médica. A pesquisa deve ser vista como um instrumento de formação do estudante de medicina e um princípio educativo que permite a construção de novos conhecimentos. Objetivo:  Realizar um levantamento sobre o desenvolvimento de pesquisas do curso de medicina no Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Centro Universitário de Patos de Minas. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo do tipo transversal. Os dados coletados pelo estudo são entre os anos 2010 a 2018. Resultados e Discussão: Houve um aumento considerável na submissão de trabalhos para o Programa de Iniciação Científica da instituição, quando comparado ao primeiro ano de participação do curso no programa (38 vezes se comparado ao último ano estudado), fato esse que pode ser explicado pela busca da melhoria dos currículos para os processos de residência, e a busca pelos alunos para se qualificarem melhor para o mercado de trabalho futuramente. Conclusão: A pesquisa científica traz muitos benefícios para o acadêmico, pois se consolida como um ótimo instrumento educativo, que auxilia no futuro profissional ao desenvolvimento de uma melhor capacidade de juízo crítico, desenvolvimento de trabalho em equipe e de proatividade, o que o ajudará não só na feitura do diagnóstico, como também na análise para tomada de decisões.
id BJRH-0_f20a20cd8eedbd81a9b3c70165f065bf
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4939
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challengesEducação Médica. Pesquisa. Produção Científica e Tecnológica. Promoção da Pesquisa.Introdução: A pesquisa deve ser considerada um princípio educativo e instrumento básico de formação, possibilitando a construção de novos saberes. As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de medicina de 2014 discorrem sobre promoção do pensamento científico e crítico e apoio à produção de novos conhecimentos, evidenciando a relevância das competências para a pesquisa no período da graduação médica. A pesquisa deve ser vista como um instrumento de formação do estudante de medicina e um princípio educativo que permite a construção de novos conhecimentos. Objetivo:  Realizar um levantamento sobre o desenvolvimento de pesquisas do curso de medicina no Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Centro Universitário de Patos de Minas. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo do tipo transversal. Os dados coletados pelo estudo são entre os anos 2010 a 2018. Resultados e Discussão: Houve um aumento considerável na submissão de trabalhos para o Programa de Iniciação Científica da instituição, quando comparado ao primeiro ano de participação do curso no programa (38 vezes se comparado ao último ano estudado), fato esse que pode ser explicado pela busca da melhoria dos currículos para os processos de residência, e a busca pelos alunos para se qualificarem melhor para o mercado de trabalho futuramente. Conclusão: A pesquisa científica traz muitos benefícios para o acadêmico, pois se consolida como um ótimo instrumento educativo, que auxilia no futuro profissional ao desenvolvimento de uma melhor capacidade de juízo crítico, desenvolvimento de trabalho em equipe e de proatividade, o que o ajudará não só na feitura do diagnóstico, como também na análise para tomada de decisões.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/493910.34119/bjhrv2n6-046Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 6 (2019); 5445-5456Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 6 (2019); 5445-54562595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4939/4548Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Lucas Barone daOliveira, Iuri PimentaSilva, Mayra de Oliveira MacielRezende, Marianna CamiloSantos, Raíssa Aparecida da SilvaCoelho, Camila MagalhãesAmâncio, Natália de Fátima Gonçalves2019-12-27T20:24:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4939Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2019-12-27T20:24:43Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges
title Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges
spellingShingle Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges
Rocha, Lucas Barone da
Educação Médica. Pesquisa. Produção Científica e Tecnológica. Promoção da Pesquisa.
title_short Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges
title_full Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges
title_fullStr Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges
title_full_unstemmed Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges
title_sort Iniciação científica no curso de medicina: contribuições e desafios / Scientific initiation in medicine course: contributions and challenges
author Rocha, Lucas Barone da
author_facet Rocha, Lucas Barone da
Oliveira, Iuri Pimenta
Silva, Mayra de Oliveira Maciel
Rezende, Marianna Camilo
Santos, Raíssa Aparecida da Silva
Coelho, Camila Magalhães
Amâncio, Natália de Fátima Gonçalves
author_role author
author2 Oliveira, Iuri Pimenta
Silva, Mayra de Oliveira Maciel
Rezende, Marianna Camilo
Santos, Raíssa Aparecida da Silva
Coelho, Camila Magalhães
Amâncio, Natália de Fátima Gonçalves
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Lucas Barone da
Oliveira, Iuri Pimenta
Silva, Mayra de Oliveira Maciel
Rezende, Marianna Camilo
Santos, Raíssa Aparecida da Silva
Coelho, Camila Magalhães
Amâncio, Natália de Fátima Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica. Pesquisa. Produção Científica e Tecnológica. Promoção da Pesquisa.
topic Educação Médica. Pesquisa. Produção Científica e Tecnológica. Promoção da Pesquisa.
description Introdução: A pesquisa deve ser considerada um princípio educativo e instrumento básico de formação, possibilitando a construção de novos saberes. As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de medicina de 2014 discorrem sobre promoção do pensamento científico e crítico e apoio à produção de novos conhecimentos, evidenciando a relevância das competências para a pesquisa no período da graduação médica. A pesquisa deve ser vista como um instrumento de formação do estudante de medicina e um princípio educativo que permite a construção de novos conhecimentos. Objetivo:  Realizar um levantamento sobre o desenvolvimento de pesquisas do curso de medicina no Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Centro Universitário de Patos de Minas. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo do tipo transversal. Os dados coletados pelo estudo são entre os anos 2010 a 2018. Resultados e Discussão: Houve um aumento considerável na submissão de trabalhos para o Programa de Iniciação Científica da instituição, quando comparado ao primeiro ano de participação do curso no programa (38 vezes se comparado ao último ano estudado), fato esse que pode ser explicado pela busca da melhoria dos currículos para os processos de residência, e a busca pelos alunos para se qualificarem melhor para o mercado de trabalho futuramente. Conclusão: A pesquisa científica traz muitos benefícios para o acadêmico, pois se consolida como um ótimo instrumento educativo, que auxilia no futuro profissional ao desenvolvimento de uma melhor capacidade de juízo crítico, desenvolvimento de trabalho em equipe e de proatividade, o que o ajudará não só na feitura do diagnóstico, como também na análise para tomada de decisões.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4939
10.34119/bjhrv2n6-046
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4939
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv2n6-046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4939/4548
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 2 No. 6 (2019); 5445-5456
Brazilian Journal of Health Review; v. 2 n. 6 (2019); 5445-5456
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240049183490048