O uso de probióticos na dermatologia / The use of probiotics in dermatology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nolêto, Ákila Gabriel Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nascimento, Vitória Carrilho do, Pinto, Rafaela Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41248
Resumo: Probióticos basicamente são definidos como microrganismos que auxiliam de forma positiva no crescimento de outros microrganismos. Estes, podem influenciar em qualquer meio que seja composto por outras diversas bactérias boas, que é chamado de microbiota. Na pele, é encontrada uma colônia de microrganismos que promovem a barreira cutânea, que quando estão em desequilíbrio são incapazes de proteger e possibilitar uma saúde para esse órgão que exerce uma função de extrema importância para o corpo humano. A acne é a inflamação das glândulas sebáceas (que produz oleosidade na pele) e dos folículos pilossebáceos, e o tratamento da acne variam de acordo com a gravidade dessa inflamação.   Já a dermatite atópica é caracterizada por uma inflamação crônica na pele, identificada por lesões avermelhadas que descamam e provoca coceira no local afetado. Na maioria das vezes fica localizada nos cotovelos e joelhos, e essa inflamação muitas vezes esta associada á asma, bronquite e rinite. O Presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica de natureza exploratória, com o levantamento de dados científicos secundários e a sistematização das informações a partir de bancos de dados nacionais e internacionais que dispunham de acervo de acesso aberto e repositórios de trabalhos acadêmicos científicos, para que seja analisada a influência do uso de probióticos como coadjuvante no tratamento de doenças dermatológicas.
id BJRH-0_f5ddad16746aeccf7814752a2d1a4acf
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41248
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling O uso de probióticos na dermatologia / The use of probiotics in dermatologyProbióticoAcneDermatite atópicaMicrorganismosProbióticos basicamente são definidos como microrganismos que auxiliam de forma positiva no crescimento de outros microrganismos. Estes, podem influenciar em qualquer meio que seja composto por outras diversas bactérias boas, que é chamado de microbiota. Na pele, é encontrada uma colônia de microrganismos que promovem a barreira cutânea, que quando estão em desequilíbrio são incapazes de proteger e possibilitar uma saúde para esse órgão que exerce uma função de extrema importância para o corpo humano. A acne é a inflamação das glândulas sebáceas (que produz oleosidade na pele) e dos folículos pilossebáceos, e o tratamento da acne variam de acordo com a gravidade dessa inflamação.   Já a dermatite atópica é caracterizada por uma inflamação crônica na pele, identificada por lesões avermelhadas que descamam e provoca coceira no local afetado. Na maioria das vezes fica localizada nos cotovelos e joelhos, e essa inflamação muitas vezes esta associada á asma, bronquite e rinite. O Presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica de natureza exploratória, com o levantamento de dados científicos secundários e a sistematização das informações a partir de bancos de dados nacionais e internacionais que dispunham de acervo de acesso aberto e repositórios de trabalhos acadêmicos científicos, para que seja analisada a influência do uso de probióticos como coadjuvante no tratamento de doenças dermatológicas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4124810.34119/bjhrv4n6-327Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 27721-27729Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 27721-277292595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41248/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessNolêto, Ákila Gabriel LimaNascimento, Vitória Carrilho doPinto, Rafaela Rocha2022-05-11T11:55:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41248Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2022-05-11T11:55:47Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de probióticos na dermatologia / The use of probiotics in dermatology
title O uso de probióticos na dermatologia / The use of probiotics in dermatology
spellingShingle O uso de probióticos na dermatologia / The use of probiotics in dermatology
Nolêto, Ákila Gabriel Lima
Probiótico
Acne
Dermatite atópica
Microrganismos
title_short O uso de probióticos na dermatologia / The use of probiotics in dermatology
title_full O uso de probióticos na dermatologia / The use of probiotics in dermatology
title_fullStr O uso de probióticos na dermatologia / The use of probiotics in dermatology
title_full_unstemmed O uso de probióticos na dermatologia / The use of probiotics in dermatology
title_sort O uso de probióticos na dermatologia / The use of probiotics in dermatology
author Nolêto, Ákila Gabriel Lima
author_facet Nolêto, Ákila Gabriel Lima
Nascimento, Vitória Carrilho do
Pinto, Rafaela Rocha
author_role author
author2 Nascimento, Vitória Carrilho do
Pinto, Rafaela Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nolêto, Ákila Gabriel Lima
Nascimento, Vitória Carrilho do
Pinto, Rafaela Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Probiótico
Acne
Dermatite atópica
Microrganismos
topic Probiótico
Acne
Dermatite atópica
Microrganismos
description Probióticos basicamente são definidos como microrganismos que auxiliam de forma positiva no crescimento de outros microrganismos. Estes, podem influenciar em qualquer meio que seja composto por outras diversas bactérias boas, que é chamado de microbiota. Na pele, é encontrada uma colônia de microrganismos que promovem a barreira cutânea, que quando estão em desequilíbrio são incapazes de proteger e possibilitar uma saúde para esse órgão que exerce uma função de extrema importância para o corpo humano. A acne é a inflamação das glândulas sebáceas (que produz oleosidade na pele) e dos folículos pilossebáceos, e o tratamento da acne variam de acordo com a gravidade dessa inflamação.   Já a dermatite atópica é caracterizada por uma inflamação crônica na pele, identificada por lesões avermelhadas que descamam e provoca coceira no local afetado. Na maioria das vezes fica localizada nos cotovelos e joelhos, e essa inflamação muitas vezes esta associada á asma, bronquite e rinite. O Presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica de natureza exploratória, com o levantamento de dados científicos secundários e a sistematização das informações a partir de bancos de dados nacionais e internacionais que dispunham de acervo de acesso aberto e repositórios de trabalhos acadêmicos científicos, para que seja analisada a influência do uso de probióticos como coadjuvante no tratamento de doenças dermatológicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41248
10.34119/bjhrv4n6-327
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41248
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n6-327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/41248/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 6 (2021); 27721-27729
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 6 (2021); 27721-27729
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240070148718592