Diagnóstico de autismo infantil e suas repercussões nas relações familiares e educacionais/ Diagnosis of childhood autism and its repercussions on family and educational relationships

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Renata Pessoa Chein
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Paula, Fernanda Mendes De, Silverio, Giovana Barreto, Melo, Leticia de Araujo, Felicio, Paulo Vitor Pina, Braga, Talita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/4466
Resumo: Os transtornos do espectro autista (TEAs) são vitalícios e normalmente são doenças devastadoras que afetam gravemente o funcionamento social e a autossuficiência. O objetivo desse trabalho é compreender a inserção do indivíduo autista na família e no ambiente escolar e seus efeitos. Inicialmente, 32 artigos foram selecionados das bases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine), Public Medline (PubMed) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs). Posteriormente, foram selecionados os artigos confeccionados a partir de 2015, com foco temático na repercussão do autismo na qualidade de vida dos pais e na vida escolar dessas crianças. São 20 artigos no total. O diagnóstico de autismo em si, é uma quebra de expectativas de futuro para os pais. Não somente, com o passar dos anos causa alterações na estrutura familiar, já que esta deve sempre auxiliar o indivíduo até em tarefas simples. Isso pode acarretar estresse e depressão nos pais. Ademais, preconceito e exclusão no meio escolar são recorrentes pela falta de compreensão da doença pela sociedade. Envolta em vários questionamentos, os transtornos do espectro autista devem ser cada vez mais estudados, com o principal objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias afetadas.
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